fbpx

Posts em áudio: o que são e por que fazem sucesso?

Aperte o play para começar a ouvir este artigo na íntegra.

De acordo com dados internos do VOOOZER, em 2019, o número de empresas que investem em posts em áudio como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo cresceu 75%, enquanto o consumo de posts em áudio cresceu 90%. A previsão é que esses números sigam crescendo em ritmos acelerados nos próximos anos.

Mesmo assim, ainda nem todo mundo conhece esse formato de conteúdo. Por isso, fizemos este artigo para explicar o que são posts em áudio e porque eles fazem tanto sucesso. E, é claro, ele está disponível também em áudio no player logo abaixo. #inception

De fato, o sucesso desse formato é tão grande que até o Google passou a apoiar essa metodologia.

O próprio termo “post em áudio”, ou “audio post”, deixa claro que se trata de um post no formato de áudio, mas os benefícios dessa metodologia não são tão óbvios.

Para entender este tipo de conteúdo e porque ele faz sucesso, é preciso compreender o contexto tecnológico e comportamental que o cerca. Dessa forma, você conseguirá avaliar quando e como usar melhor o post em áudio no seu blog ou site.

Sem mais delongas, a seguir detalhamos um pouco mais o que são posts em áudio, suas características, porque eles fazem tanto sucesso e os motivos de usar Audio Marketing na sua estratégia de marketing digital. Vamos lá!

O que são posts em áudio?

Na internet encontramos diversos formatos de conteúdos. Desde os mais óbvios, como texto e imagens, até outros que se tornaram realmente populares mais recentemente, como vídeos, infográficos e podcasts.

O post em áudio é uma versão de um conteúdo no formato de áudio e é disponibilizado na internet principalmente por streaming, mas às vezes também com a opção de download. 

No geral, o visitante não precisa instalar nenhum software ou aplicativo para consumi-lo. O conteúdo é distribuído através de um player e é preciso estar conectado à internet para ouvi-lo na hora ou baixá-lo para ouvir depois.

Pelo seu ótimo custo-benefício, o post em áudio costuma coexistir com outros formatos, ou seja, é comum a versão em áudio acompanhar a versão em texto do mesmo conteúdo. Falaremos disso mais adiante.

Post em áudio é a mesma coisa que podcast?

Muita gente costuma confundir esses dois termos, pois ambos são conteúdos em áudio. Mas, na realidade, post em áudio é, justamente, uma categoria de podcast.

Para entender isso, vamos começar explicando um pouco mais o que são podcasts.

Podcasts

O termo podcast foi inventado por um jornalista, no início de 2004, quando ele mesclou iPod com broadcast. Ou seja, o iPod surgiu antes do termo podcast.

As principais características dos podcasts é que novos conteúdos em áudio sejam lançados com certa frequência e que sejam distribuídos abertamente. Normalmente, através de plataformas de podcast alimentadas por feeds online.

As plataformas de podcast, como iTunes, Google Podcasts e Spotify, acessam o feed de cada podcast e listam os novos episódios em suas plataformas, avisando os assinantes das novidades.

Isso dá margem para que a gente encontre todo tipo de podcast em relação a teor de conteúdo.

O formato de podcast mais famoso certamente é o de entrevista, mas tem podcast que é monólogo, tem podcast que é história contada, tem podcast que é leitura de artigo – como os posts em áudio que estamos abordando – e por aí vai.

Posts em áudio

Portanto, dentro do grande grupo “podcast”, temos o subgrupo “post em áudio”, que também possui frequência de publicação e são distribuídos abertamente pela internet.

Este subgrupo consiste, principalmente, na leitura de textos, ou seja, são artigos narrados. Com isso, a maioria absoluta dos posts em áudio são a versão em áudio de um conteúdo criado originalmente em texto. Por isso, eles costumam ficar dentro de um certo padrão:

  • Duração de 3 a 15 minutos;
  • São distribuídos por streaming através de um player inserido na página do conteúdo;
  • Possuem estrutura objetiva igual ao texto que foi narrado, que costuma seguir ordens lógicas e com melhores práticas de redação e otimização para SEO;
  • Não fazem uso de vinhetas ou efeitos sonoros e, no geral, não possuem inserções publicitárias;
  • São encontrados diretamente na internet, muitas vezes através de buscadores como o Google, em blogs e sites.

A característica mais marcante de um post em áudio é sua estrutura clara e objetiva, idêntica à do texto narrado. 

Ou seja, as qualidades de estrutura, objetividade e sequência lógica de um texto se veem presentes também na sua versão de post em áudio, com adição do poder da voz humana: emoção, entonação e dinamismo.

Isso tudo é muito valorizado pelo usuário que, no geral, está em busca de uma resposta ou aprendizado específicos quando encontra um post em áudio através do Google, ou outros buscadores.

Do outro lado, um podcast de entrevista, ou mesa redonda, se assemelham mais a um programa de rádio, costumam ser mais longos e os tópicos não são abordados com tanta objetividade e estruturação.

Por que posts em áudio fazem sucesso?

Agora que você já sabe o que é esse formato e como ele se encaixa no mundo dos podcasts, vamos falar sobre o apelo desse conteúdo e entender melhor seu sucesso. 

Até porque, é essencial saber os benefícios e resultados esperados de uma estratégia de marketing digital antes de testá-la ou colocá-la em prática.

Contexto tecnológico

Vamos entender a tecnologia que viabiliza esses conteúdos em áudio e seu consumo.

A grosso modo, podemos falar de dois fatores principais:

  • a popularização de dispositivos capazes de reproduzir posts em áudio, como computadores e smartphones;
  • a popularização de conexões à internet de média e alta velocidades.

Basicamente, o fato das pessoas terem cada vez mais acesso a computadores de mesa, notebooks, smartphones e tablets significa que mais e mais pessoas estão aptas a consumir conteúdos em áudio.

Paralelamente, velocidades de conexão à internet cada vez mais rápidas e mais baratas permitem que as pessoas ouçam posts em áudio diretamente dos seus dispositivos em casa, no trabalho ou em qualquer lugar com acesso à internet banda larga e rede 3G ou superior – às vezes até em redes inferiores, já que os arquivos de áudio costumam ser relativamente leves.

Contexto comportamental

Para entender este ponto, basta refletir rapidamente sobre duas coisas:

  • a gigantesca quantidade de conteúdo interessante que existe na internet e que cresce exponencialmente sem parar;
  • a falta de tempo que praticamente todos nós sentimos para fazer tudo que gostamos e queremos fazer.

Resumindo: os conteúdos interessantes na internet não param de se multiplicar, mas nossos dias continuam tendo apenas 24 horas.

Em uma pesquisa sobre leitura online, constatamos que 83% das pessoas não consegue ler tudo o que gostaria na internet.

Então, como seus visitantes poderiam consumir mais os conteúdos do seu site se eles estão interessados e mesmo assim não têm tempo para ler?

Ouvindo.

Para ler um texto ou ver um conteúdo (como vídeos, imagens em geral ou infográficos, por exemplo) uma pessoa precisa usar suas mãos e/ou seus olhos, o que limita seu tempo disponível para consumir tais conteúdos.

Enquanto isso, para escutar um post em áudio, a pessoa só precisa apertar play e, então, suas mãos e olhos estão livres para outras atividades. É um consumo passivo e esse é um dos principais motivos do seu sucesso.

Em tarefas onde é impossível ler ou assistir algo, você pode ouvir. Como, por exemplo, no trânsito, ao andar na rua, praticar atividades físicas, arrumar a casa ou passear com o cachorro.

Posts em áudio na prática

Este formato já não é tão novo assim em estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound. Diversas empresas publicam posts em áudio mensalmente e contam com essa metodologia para bater suas metas de engajamento, SEO e até captura de leads, como veremos mais adiante.

As empresas que mais entendem de Marketing de Conteúdo e Inbound no Brasil já usam essa estratégia em seus blogs desde 2017, entre elas: RD Station, Rock Content, Endeavor e Agendor.

E cada vez mais empresas estão percebendo o potencial dessa estratégia de Audio Marketing, tanto que, como falamos, em 2019, cresceu em 75% o número de empresas que investem em posts em áudio como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound.

A seguir, confira depoimentos de ouvintes, de profissionais do ramo e números de mercado.

A voz do post ou a voz do povo?

Claro que não importa apenas a voz do post em áudio no seu blog. O que importa mais ainda é o que a voz do povo tem a dizer sobre esse tipo de conteúdo.

Confira os comentários de visitantes de blogs que possuem posts em áudio:

audio-marketing-depoimento
posts-em-audio-case-rd-1
posts-em-audio-case-rd-2
posts-em-audio-case-rd

Quem entende do assunto usa

As empresas Resultados Digitais e Rock Content, referências em Marketing de Conteúdo e Inbound no Brasil, publicam posts em áudio desde 2017 e já têm resultados surpreendentes com a metodologia.

O caso de sucesso da RD Station mostra como a empresa usou os posts em áudio para aumentar significativamente sua captura de leads mensal do blog. 

Flaubi, Head de Conteúdo da RD, compartilhou sua experiência:

“O VOOOZER é uma ferramenta fantástica. Usamos de duas formas: narração de posts e audiobooks. Além de melhorarmos a experiência do usuário, dando uma nova opção para ele consumir o conteúdo, também estamos gerando muitos leads com a ferramenta. Super recomendo!”

Já o caso da Rock Content relata como os conteúdos em áudio aumentaram em 43% o tempo médio na página de seus blogs posts.

“O resultado foi impressionante, além de auxiliar bastante a aumentar o nosso Time on Page (um dos principais fatores de SEO), o valor que gerou para o nosso público foi o mais relevante. Recebemos inúmeros feedbacks incríveis que comprovaram o valor de ter a versão em áudio no nosso blog”, conta André Mousinho, líder do time de conteúdo da Rock e um dos maiores especialistas de SEO do Brasil.

E, agora, alguns números

A seguir temos alguns dados do cenário nacional para compartilhar. São dados internos do VOOOZER, plataforma líder em Audio Marketing no Brasil, referentes ao primeiro trimestre de 2020:

  • O consumo de posts em áudio cresceu mais de 70%, comparado ao mesmo período em 2019;
  • Em média, a cada reprodução, 47,6% do conteúdo é consumido;
  • A retenção média, quando o usuário ouve o áudio inteiro, é de 31,6%;
  • 94,6% do consumo é por streaming e o restante por download.

Ou seja, as empresas que investem em posts em áudio conseguem engajar seu público através do formato e estão obtendo resultados crescentes.

Isso tudo porque o texto, por si só, não é capaz de atender toda a demanda por consumo de conteúdo, abrindo caminho para alternativas como os post em áudio.

E caso você esteja avaliando se posts em áudio são um bom investimento para sua empresa, listamos a seguir alguns dos motivos que levam empresas a investir nessa estratégia de Audio Marketing.

6 motivos para usar posts em áudio na sua estratégia de conteúdo e inbound

1. 83% das pessoas não leem tudo o que gostariam na internet

Os motivos apontados? Falta de tempo e a grande quantidade de conteúdo existente atualmente na rede.

Mas esses são problemas que o post em áudio contorna com facilidade. Como não é possível criar mais tempo, o conteúdo em voz se encaixa, por exemplo, nos momentos de trânsito na rotina das pessoas. 

Podemos ouvir enquanto estamos no ônibus, no metrô, no carro, enquanto esperamos por esses transportes, enquanto estamos na fila do banco, fazendo esteira na academia, lavando a louça e em qualquer outro “tempo morto” que odiamos perder.

Se a sua marca já produz conteúdos em texto com qualidade, o áudio traz mais praticidade para que seu público-alvo possa consumi-lo.

Assim, aqueles que não querem perder o que você posta, não deixarão de se atualizar por falta de tempo ou preguiça, pois podem fazer isso enquanto realizam outras atividades.

2. Para potencializar os resultados dos conteúdos

A sua estratégia de Marketing de Conteúdo vai de vento em popa, mas você acha que pode ir além com seus resultados?

Os posts em áudio ajudam a obter mais resultados com um texto ou outro tipo de conteúdo que já traz resultados.

Por exemplo, se você tem um e-book que atrai leads interessados no conteúdo, pode transformá-lo em um audiobook. O leitor sem tempo de parar para ler todo material pode ouvi-lo no momento em que for melhor para ele.

A mesma lógica vale para os seus blog posts, principalmente os que já estão bem ranqueados nos mecanismos de busca, recebendo tráfego rotineiramente, mas que, certamente, não estão sendo tão consumidos quanto poderiam, por muitos visitantes que desistem ou nem começam a leitura.

O relatório Content Trends 2018: BuzzSumo Research Report mostrou que o volume de conteúdo publicado continua aumentando e novas áreas de tópicos ficam rapidamente saturadas de conteúdo.

Neste novo mundo de saturação de conteúdo e queda de compartilhamentos sociais, os grandes vencedores são sites que constroem uma forte reputação de conteúdo original, autoral e fácil de ser consumido.

3. Para gerar leads e aumentar vendas

No marketing digital existem várias estratégias para gerar mais leads: landing pages, materiais ricos, anúncios em redes sociais, etc. Ótimas estratégias, mas que já estão caindo no comum para o público.

Ninguém se surpreende mais com o mais novo e completo e-book com todas as tendências de 2000 e bolinha.

O post em áudio não é apenas um facilitador ou um meio mais prático de consumir conteúdo. O recurso é tecnológico e estratégico e se une aos seus objetivos de vendas, fazendo a captação de leads.

No player de áudio do VOOOZER há uma funcionalidade exclusiva e inédita para capturar leads. Ao apertar play, o usuário precisa incluir seu e-mail para liberar a narração do conteúdo.

Com o contato do visitante em mãos, você continua o fluxo de monitoramento daquele lead, conduzindo-o até o objetivo final da venda.

Além disso, mesmo que você não use captura de leads dentro do player, você irá gerar mais leads ao oferecer conteúdo em áudio. A Resultados Digitais fez uma análise multivariada e chegou nessa conclusão.

A lógica é simples: se você tiver outros pontos de conversão na página e no site, as pessoas que deixam de ler seu conteúdo, mas optam por ouvi-lo, irão se interessar pelo seu material e parte delas irá converter nesses outros pontos.

Somamos a isso o relatório Demand Generation Benchmarks da HubSpot, em parceria com a Qualtrics, levantou dados interessantes sobre leads. A pesquisa contou com mais de 900 profissionais de marketing de diferentes setores na América do Norte e Europa. 

  • 74% das empresas que não superaram as metas de receita não conheciam seus números de visitantes, leads, MQL ou oportunidades de vendas;
  • Mais de 70% das empresas que não atingem suas metas de receita geram menos de 100 leads por mês;
  • Apenas 5% geram mais de 2.500 leads por mês.

O relatório também trouxe dados sobre geração de demanda com dados sobre visitantes, leads, oportunidades, clientes e receita.

4. É inovador, fácil de aplicar e não requer grandes investimentos

Inovar hoje em dia não é criar recursos super complexos que requerem ‘n’ habilidades específicas de quem vai aplicar. 

Publicar um post em áudio é tão simples quanto publicar um post qualquer. É uma habilidade que todo profissional consegue adquirir facilmente em poucos minutos. O único conhecimento mais específico que você vai aprender, se ainda não sabe, é o que é código embed.

E sempre que surge uma novidade, o custo é um dos principais critérios analisados. Depois, vem a curiosidade de conhecer os benefícios. Porém, raramente pensamos no caminho inverso: diante dos benefícios, esse produto/serviço vale a pena?

Para seguir a linha de raciocínio comum, o custo dos posts em áudio não coloca em risco seus investimentos financeiros e adotar essa estratégia também não exige investimentos estruturais para implementá-la.

Para uma comparação rápida, um pacote de narrações mensais é mais barato do que a produção de um e-book, dá muito menos trabalho e envolve muito menos pessoas. Você pode avaliar e investir da melhor forma o seu budget de marketing.

vantagens-voozer-post-audio

5. Para se aproximar mais da audiência com conteúdo humanizado

Mais engajamento é o objetivo de ouro das marcas na internet. E engajar com qualidade é o que realmente gera mais aproximação com a marca e, consequentemente, melhores resultados.

O relatório Digital Trends 2018 da Adobe destaca que 79% dos consumidores querem ver que as marcas se importam com eles antes de considerar fazer uma compra.

O relatório mostrou ainda que 84% das organizações que trabalham para melhorar o customer experience experimentaram um aumento na receita.

Como o post em áudio nasce de um conteúdo em texto bem estruturado, forte e convincente, somar a pessoalidade do áudio à força do texto permite envolver ainda mais seus visitantes.

A voz tem o poder de aproximar e despertar desejo por determinadas experiências, seja fazer uma viagem, adquirir um serviço, comprar um produto, etc.

A entonação da voz, as pausas, a cadência da fala, todos esses pontos são levados em consideração na hora de fazer uma narração. Cada marca tem a sua linguagem e o seu tom de comunicação.

A metodologia de Audio Marketing do VOOOZER explora exatamente essas possibilidades para conectar melhor marcas e públicos.

6. Para melhorar o seu SEO

A primeira coisa que você precisa saber sobre áudio e SEO é que o Google aprova e apoia a metodologia de Audio Marketing criada pelo VOOOZER.

Em 2019, o Google selecionou o VOOOZER para o Google for Startups, um programa de residência para startups que seleciona apenas 10 startups por ano aqui no Brasil.

Ou seja, o Google conheceu a metodologia de áudio e gostou tanto que até chamou a startup para participar do programa. Em todo caso, é importante que você entenda o porquê disso.

Com o post em áudio é possível envolver o usuário por muito mais tempo na página – garantindo uma evolução da métrica de Time on Page – que por sua vez é o segundo critério mais influente no ranqueamento das páginas nas buscas.

Sabe o aumento de 43% no Time On Page da Rock Content? Essa turbinada ocorreu simplesmente ao se publicar um post em áudio em um artigo já existente e que já havia sido otimizado para os mecanismos de busca. E não é só o Time on Page que melhora. 

O simples fato de uma pessoa estar mais engajada e consumir mais o seu conteúdo, faz com que ela se interesse mais pelo seu blog. Com isso, ela fica incentivada a navegar por outras páginas e converter em outros materiais oferecidos.

Júlio Paulillo, CMO do Agendor, comenta o caso:

“O VOOOZER tem trazido resultados incríveis para nossa estratégia de conteúdo e inbound. A metodologia de posts em áudio aumentou o engajamento dos nossos visitantes com nosso conteúdo, o que também melhorou nosso SEO, com diminuição da Taxa de Rejeição e aumento do Tempo na Página.”

Portanto, até os seus artigos bem otimizados e bem ranqueados podem se beneficiar, e muito, da adição de uma versão em áudio.

Fato é que, quanto maior o seu tráfego, maior a sua oportunidade com conteúdos em áudio. Isso porque quem tem mais tráfego tem maior desperdício de pessoas acessando a página e deixando de ler.

Por exemplo, um artigo com 1.000 visitas únicas mensais está recebendo um volume maior de pessoas que não tem tempo para ler, do que um artigo com 100 visitas únicas mensais.

Portanto, o impacto em SEO gerado por um aumento de engajamento e Time on Page é ainda mais significativo nas páginas de maior tráfego.

Além desses fatores, temos aquela conhecida dica de atualizar um conteúdo com novidades. O Google gosta de conteúdos atualizados. Otimizar os seus textos acrescentando outros conteúdos multimídia relevantes ajuda muito no crescimento do site.

E o melhor: esse é um investimento em ganhos orgânicos, algo importantíssimo para a longevidade do seu negócio na internet.

infografico-posts-em-audio

Conclusão

O comportamento das pessoas e a tecnologia apontam para o conteúdo em áudio como uma alternativa para se consumir mais conteúdo. 

Já o ótimo custo-benefício dos posts em áudio possibilita que qualquer blog ou site aplique essa estratégia, engaje mais visitantes e gere mais resultados.

Estamos falando de um investimento menor do que produzir e-book ou um infográfico por mês.

Diversificação de estratégias de aquisição são palavras de ordem no marketing.

Portanto, você que já destina (ou destinou) orçamento para produção de e-books, infográficos, vídeos ou outros formatos de conteúdo, tem agora a oportunidade de testar e validar a estratégia de Audio Marketing para gerar mais engajamento e oportunidades de negócio.

E, quando comparada às estratégias convencionais, apresenta vantagens de praticidade no fluxo da operação, menor tempo de produção e publicação e ainda oferece métricas mais precisas de engajamento, consumo e qualidade do seu conteúdo.

Sabe os blog posts em que você investe tanta pesquisa, planejamento e esforço de equipe para produzir e publicar? Muito mais pessoas poderiam consumir esses conteúdos se houvesse uma versão em áudio deles!

Se interessou por posts em áudio e nos resultados que sua empresa pode gerar com essa estratégia?

Então aproveite e converse com um especialista em Audio Marketing do VOOOZER e descubra como potencializar sua estratégia de Conteúdo e Inbound.

VOOOZER