fbpx

8 motivos para usar posts em áudio na sua estratégia de conteúdo

investir-post-em-audio

No primeiro semestre de 2018, o número de empresas que publicam posts em áudio rotineiramente cresceu mais que 100%, ou seja, mais do que dobrou. A estratégia foi ganhando espaço no mercado digital, junto com a ascensão do áudio, utilizado em outras tecnologias do nosso cotidiano.

Não deixe de se desenvolver profissionalmente por falta de tempo para ler. Aperte o play acima e ouça o artigo na íntegra!

Com a tecnologia abrindo novas portas e adicionando novas “extensões” a nossa rotina, o desejo por praticidade tornou-se um pré-requisito para o lançamento de novos recursos.

Nesse cenário, o post em áudio chegou às estratégias de Marketing de Conteúdo para revolucionar. Além da praticidade, o conteúdo em áudio engaja mais os visitantes de um site/blog, fazendo com que eles consumam mais conteúdo e naveguem mais tempo pelas páginas.

Isso ajuda na retenção desses usuários e ajuda as marcas a ganharem tempo para colocar em ação seus argumentos de venda.

O cenário é bastante animador, não acha?

Mas existem muitos outros motivos além do engajamento e do maior tempo na página. Vamos detalhar a seguir mais motivos para usar os posts em áudio na sua estratégia de conteúdo.

Continue lendo para descobrir como o Audio Marketing vai ajudar a alcançar seus objetivos de negócio.

Motivos para usar posts em áudio

Os motivos para usar posts em áudio se inter-relacionam. Um leva ao outro e você consegue alcançar – se tiver uma estratégia completa – vários desses objetivos de uma vez.

1) 83% das pessoas não leem tudo o que gostariam na internet

Os motivos apontados? Falta de tempo e a grande quantidade de conteúdo que existe atualmente na rede.

Mas esses são problemas que o post em áudio contorna com facilidade. Se não é possível criar mais tempo, o conteúdo em voz se encaixa nos momentos de trânsito da rotina das pessoas, por exemplo. Você pode ouvir enquanto está no ônibus, no metrô, no carro, enquanto espera por esses transportes, enquanto está na fila do banco, fazendo sua esteira na academia, lavando a louça e em qualquer outro tempo morto que odiamos perder (não é mesmo?).

Se a sua marca já produz conteúdos com qualidade, o áudio traz mais praticidade para que seu público-alvo possa consumi-lo.

Assim, aqueles que não querem perder o que você posta, não deixarão de se atualizar, pois podem fazer isso enquanto realizam outras atividades, por exemplo enquanto preparam sua comida ou fazem a arrumação da casa.

2) Seu conteúdo pode estar sendo subutilizado

A sua estratégia de Marketing de Conteúdo vai de vento em poupa, mas você acha que pode ir além com seus resultados?

Os posts em áudio te ajudam a obter mais resultados com um texto ou outro tipo de conteúdo que já trazem resultados.

Se você tem um e-book que atrai leads interessados no conteúdo, pode transformá-lo em um audiobook. O leitor sem tempo de parar para ler todo material pode ouvi-lo no momento que for melhor para estudar.

A mesma lógica vale para os seus blog posts, principalmente os que já estão bem rankeados nos mecanismos de busca, recebendo tráfego rotineiramente, mas que certamente não estão sendo consumidos por muitos visitantes que desistem ou nem começam a leitura.

O relatório Content Trends 2018: BuzzSumo Research Report mostrou que o volume de conteúdo publicado continua a aumentar e novas áreas de tópicos ficam rapidamente saturadas de conteúdo.

Neste novo mundo de saturação de conteúdo e queda de compartilhamentos sociais, os grandes vencedores são sites que construíram uma forte reputação de conteúdo original e autoral.

3) Para gerar leads e aumentar vendas

No marketing digital existem várias estratégias para gerar mais leads: landing pages, e-mail marketing, anúncios em redes sociais, etc. Ótimas estratégias, mas que já estão caindo no comum para o público. Ninguém mais se surpreende com o mais novo e completo e-book com todas as tendências de 2000 e bolinha.

O post em áudio não é apenas um facilitador ou um meio mais prático de consumir conteúdo. O recurso é tecnológico e estratégico e se une aos seus objetivos de vendas, fazendo a captação de leads.

No nosso player de áudio, por exemplo, vem embutido um espaço para o usuário incluir seu e-mail e liberar a narração do conteúdo. Com o contato em mãos, você continua o fluxo de nutrição daquele lead, conduzindo-o até o objetivo final da venda.

Você sabia que:

  • 74% das empresas que não excederam as metas de receita não conheciam seus números de visitantes, leads, MQL ou oportunidades de vendas?
  • Mais de 70% das empresas que não atingem suas metas de receita geram menos de 100 leads por mês?
  • Apenas 5% geram mais de 2.500 leads por mês?

Estes são apenas alguns exemplos do relatório Demand Generation Benchmarks da Hubspot em parceria com a Qualtrics. A pesquisa contou com mais de 900 profissionais de marketing de diferentes setores na América do Norte e Europa. O relatório traz dados sobre geração de demanda com dados sobre visitantes, leads, oportunidades, clientes e receita.

4) É inovador e fácil de aplicar

Sua empresa não pode e nem deve ficar para trás no mercado concorrido em que as empresas estão inseridas atualmente.

Inovar hoje em dia não é criar recursos super complexos que requerem ‘n’ habilidades específicas de quem vai aplicar.

Publicar um post em áudio é tão simples quanto publicar um post qualquer. É uma habilidade que todo profissional consegue adquirir facilmente em poucos minutos.

O único conhecimento mais específico que você vai aprender, se ainda não sabe, é o que é código embed.

Entendido isso, é só inserir o código no post do blog ou na página do site e voilá! O player com o áudio está pronto para ser ouvido!

5) Testar algo novo para o seu Marketing de Conteúdo, sem grandes riscos ou grandes investimentos

Sempre que surge uma novidade, o custo é um dos principais critérios analisados. Depois, vem a curiosidade de conhecer os benefícios. É uma cultura que temos ao adquirir quase tudo na nossa vida.

Porém, raramente pensamos no caminho inverso: diante dos benefícios, esse produto/serviço vale a pena?

Para seguir a linha de raciocínio comum, o custo dos posts em áudio não colocam em risco seus investimentos financeiros e também não exigem investimentos estruturais para ser implementado.

Por cerca de R$ 350 mensais você já pode começar a investir e gerar resultados instantâneos: sim, se você já tem um blog post com 5.000 visitas mensais, por exemplo, é só inserir o player nele e começar a gerar mais engajamento e leads – simples assim. Se a sua empresa tem um site com um blog, basta planejar e começar a usar.

Para uma comparação rápida, um pacote de narrações mensais é mais barato do que a produção de um e-book. Você pode avaliar e investir da melhor forma o seu budget de marketing.

6) Para se aproximar ainda mais da audiência

Mais engajamento é o objetivo de ouro das marcas na internet. E engajar com qualidade é o que realmente gera mais aproximação com a marca.

O relatório Digital Trends 2018 da Adobe destaca que 79% dos consumidores querem ver que as marcas se importam antes de considerar fazer uma compra. O relatório ainda mostrou que 84% das organizações que trabalham para melhorar o customer experience experimentaram um aumento na receita.

Como o post em áudio nasce de um conteúdo em texto bem estruturado, forte e convincente, somar a pessoalidade do áudio à força do texto permite envolver ainda mais seu visitante.

Enquanto num texto você pode trabalhar negrito, itálico e aspas para criar dinamismo e envolvimento, no áudio é possível usar da dicção, entonação e emoção, como nos aprofundaremos a seguir.

7) Para deixar o conteúdo mais humanizado

Quando você ouve um amigo contar por áudio no WhatsApp como foi emocionante descer a corredeira de uma cachoeira durante sua viagem de férias, a voz empolgada causa tanto impacto que a vontade é largar tudo e pegar um avião para o mesmo destino e viver essa experiência.

A voz tem o poder de aproximar e despertar desejo por determinadas experiências, seja fazer uma viagem, adquirir um serviço, comprar um produto, etc.

A entonação da voz, as pausas, a cadência da fala, todos esses pontos são levados em consideração na hora de fazer uma narração. Cada marca tem a sua linguagem e o seu tom de comunicação.

A estratégia de Audio Marketing segue exatamente essas definições para conectar melhor marcas e públicos.

8) Para melhorar o seu SEO

Nosso último motivo, mas não menos importante, é o SEO. Otimizar suas postagens para que elas ranqueiem nos primeiros resultados dos mecanismos de busca é fundamental, você já sabe.

Quem já está na estrada do SEO há mais tempo, se beneficia ainda mais dos posts em áudio. O Google gosta de conteúdos atualizados. Otimizar os seus textos com outros conteúdos multimídia ajuda muito no crescimento do site.

Com o post em áudio é possível “prender” o usuário mais tempo na página – garantindo uma evolução da métrica de Time on Page – que por sua vez é o 2º critério mais influente no ranqueamento das páginas nas buscas.

E o melhor: esse é um investimento em ganhos orgânicos, algo importantíssimo para a longevidade do seu negócio na internet.

Nossa consultoria de Audio Marketing já ajudou a Rock Content a aumentar em até 43% o tempo médio na página e também a Siteware a aumentar sua captação de leads mensal em 27%. Experimente usar posts em áudio na sua estratégia de Marketing de Conteúdo e conquiste novos resultados!

Para começar, fale com um de nossos especialistas.

VOOOZER