Conheça os principais tipos de publicidade e como mensurá-las

Uma lupa sobre o site do Google AdWords.
Compartilhar:

Explorar diversos tipos de publicidade para gerar visitantes para a sua página pode parecer simples, mas somente medindo os resultados é possível rodar anúncios mais eficientes.

Ouça esse artigo e conte o que você achou dessa experiência nos comentários! Basta apertar o play acima.

O tempo em que as ações de marketing não podiam ser mensuradas já passou. Hoje, é possível trabalhar com métricas sólidas, com o auxílio de plataformas. Elas informam a quantidade de pessoas que consomem o que você publica, onde e quando.

Neste post, você aprenderá como medir os resultados dos principais tipos de publicidade. Confira as dicas que separamos para você.

Quais os principais tipos de publicidade na web?

Existem diversas maneiras de anunciar o seu conteúdo na web. Separamos três que acreditamos ser um bom começo para você:

Google AdWords

O Google AdWords funciona por meio da compra de palavras-chave para você ser encontrado por clientes no momento em que eles pesquisam por elas nos motores de busca. O preço pode variar de acordo com a concorrência do termo.

YouTubeAds

É uma opção que o YouTube oferece para você aparecer no topo das buscas caso alguém procure por uma palavra-chave. Além disso, é possível anunciar de diversas formas no YouTube, com banners e anúncios de vídeo.

FacebookAds

Criadores de conteúdo têm aderido ao FacebookAds para promover suas ações de marketing. É possível segmentar o anúncio de várias formas, de acordo com o seu público, e definir quanto você quer investir.

Qual a importância de utilizar métricas?

Utilizar métricas possibilita trabalhar com diversos tipos de publicidade e direcionar os investimentos para aqueles que representam a maior fatia do seu ROI, ou seja, os investimentos que trazem maiores resultados.

Como regra geral, não se deve utilizar todo o orçamento de uma só vez ou manter anúncios em muitos canais ao mesmo tempo. Prefira começar com pouco e mensurar os resultados para saber qual canal proporciona o melhor desempenho para você.

Como medir o resultado dos diferentes tipos de publicidade?

Os visitantes têm acesso ao seu conteúdo de diversas maneiras. Todas elas têm importância na hora de avaliar suas estratégias de SEO, marketing nas mídias sociais e o desempenho da sua publicidade na internet.

Muitos profissionais deixam de mensurar essa relação pois se sentem intimidados com assuntos técnicos, mas vamos mostrar que não é assim tão difícil.

Nos anúncios do Google

O próprio AdWords tem ferramentas que te ajudam a analisar quem clica nos seus anúncios e se essa pessoa fechou negócio com você (conversão), além de outras diversas funcionalidades. Foque a atenção nos seus objetivos (exemplos: awareness, tráfego, cadastros, vendas, etc.) e administre a sua campanha de forma mais eficiente.

No Facebook

O Facebook também tem um sistema próprio de mensuração de desempenho de páginas. Além disso, também é possível medir o resultado dos seus anúncios com o Analytics. Você só precisa criar uma URL. O sistema deles também te ajuda a focar em certos objetivos (exemplos: curtidas na página, curtidas na publicação, tráfego para uma página web, etc.).

No seu site/blog

Quem tem uma conta no Google, pode utilizar o serviço de monitoramento da empresa, o Google Analytics. Ele pode auxiliar com métricas específicas (exemplos: visualizações de páginas, número de sessões, tempo média de permanência na página, etc.), como a segmentação de visitas por canal. Assim, você acompanha o desempenho do conteúdo publicado no seu blog.

No caso de você publicar blog posts em áudio através de plataformas como o Vooozer, procure por relatórios de consumo do conteúdo. Dessa forma é possível saber, por exemplo, quantas pessoas escutaram um post por inteiro ou quantas pessoas escutaram um anúncio no áudio que você publicou.

NoYoutube

Utilize o YouTube Analytics! Com ele, você vai conseguir saber quem consome o seu conteúdo e se o seu público costuma assistir os seus vídeos até o fim. Dados importantes para quem deseja montar uma estratégia de marketing nesse canal.

 

Ainda tem dúvidas sobre os tipos de publicidade ou gostaria de compartilhar a sua experiência com a gente? Use o campo dos comentários e troque uma ideia conosco e com os nossos leitores!

COO e cofundador do Vooozer, Mateus é o engenheiro mais de humanas que ele conhece. Apaixonado por mochilões e tecnologia, torce para que tenha wi-fi no hostel. Viaja para se encontrar, se perder, descobrir, inventar e vice-versa.

Deixe uma resposta