Dicas para aumentar o engajamento dos visitantes em seu blog

Compartilhar:

Você tem percebido que um bom número de visitantes que chegam ao seu blog não estão interagindo muito com o seu conteúdo? Realmente isso traz certa frustração, não é mesmo? Mas você já parou e pensou que para aumentar o engajamento no blog talvez seja necessária uma mudança de atitude e uma aplicação mais eficiente de métodos capazes de mostrar ao usuário o que sua página tem de relevante?


Que tal ouvir o conteúdo? Basta clicar no play acima!

Pois bem, se você quer cativar mais os seus leitores, então este post é para você. Nele vamos dar 5 dicas de como impulsionar o engajamento no seu blog para que sua audiência cresça de forma significativa. Tudo isso de maneira prática e objetiva, sem muitos rodeios ou estratégias mirabolantes.

O que é engajamento em um blog?

São todas as formas de interação entre os visitantes e seu conteúdo. Pode ser um compartilhamento, um comentário, a assinatura de uma newsletter ou até mesmo o retorno ao seu site em busca de novas informações.

Ou seja, usuários engajados são aqueles que permanecem ativos em seu blog. Além disso, eles executam determinadas ações propostas, podendo se tornar, mais à frente, futuros clientes ou seguidores.

Por que aumentar o engajamento no blog é tão importante?

Conseguir isso é um grande mérito, pois é um fator bastante relevante para os motores de busca. O Google, por exemplo, leva muito em conta o envolvimento dos leitores com sua página.

Quanto mais presente e engajada for a pessoa e mais comentários e compartilhamentos houver, mais seu blog subirá no ranking. Ele aparecerá bem posicionado entre os resultados de busca. Isso, é claro, contribui para o crescimento do tráfego e da taxa de conversão.

Como aumentar o engajamento no blog?

1. Conheça seu público-alvo e procure ajudá-lo

Sem engajamento com sua audiência é impossível manter seu blog por muito tempo, pois os usuários são a razão de ele existir. Entender exatamente quem é seu público-alvo é a primeira etapa a ser trabalhada. Depois, buscar por conteúdos que realmente sejam apropriados às necessidades dos visitantes.

Nesse sentido, uma pergunta básica deve ser feita: Meu blog ajuda “quem” a fazer “o quê”?

A realização de uma pesquisa prévia para descobrir seu público-alvo e, a partir dele, concentrar-se na elaboração de personas é a chave para a criação de conteúdos mais personalizados que atrairão um número maior de pessoas engajadas com as soluções que seu conteúdo oferece.

Quando os leitores entram na sua página, eles fazem isso por uma razão: acham que ela tem o que eles procuram. Mas você está preparado para superar suas expectativas?

Portanto, conhecer quem é seu público-alvo e saber identificar suas personas é fundamental para entregar as melhores soluções, construindo assim, um relacionamento fiel e mais duradouro com sua audiência.

2. Crie conteúdos mais atraentes

O conteúdo é o pilar do seu blog. É uma das bases mais importantes que sustenta o tráfego, o engajamento e a taxa de conversão de visitantes.

Ele deverá ser sempre o melhor para que as pessoas simplesmente sintam vontade de interagir e compartilhar seus posts com amigos.

Materiais diferenciados e pertinentes são mais do que imprescindíveis para aumentar o engajamento do seu público-alvo no blog. Inclusive alcançando uma audiência que você jamais obteria caso não tivesse esse cuidado.

Diversifique sua forma de comunicação. Entregue constantemente conteúdos mais atraentes, sejam eles em forma de textos, infográficos, storytelling, vídeos ou áudios.

3. Otimize o uso de CTAs

Muitos acham que aquela pequena chamada que deixamos no final é apenas para encerrar o post, mas essa Chamada para Ação (ou CTA – Call To Action) tem uma utilidade bem maior do que imaginam.

CTAs bem otimizados são primordiais para induzir seus visitantes à determinada atitude. Eles são uma das ferramentas mais usadas pelo marketing de conteúdo para impulsionar o engajamento e a taxa de conversão de leitores em seu blog.

Há muitos formatos importantes de CTAs que podem ser acrescentados em seus posts de acordo com a fase do funil de vendas em que o visitante ou lead se encontre. Por exemplo, cadastrar-se em uma newsletter, escrever um comentário ou seguí-lo nas redes sociais.

Ao otimizar o seu blog, você deve se preocupar com alguns aspectos como a posição do CTA na página e o texto de chamada utilizado. Além disso, cores e tamanhos dos botões, banners ou setas escolhidos para chamar a atenção.

O essencial é saber que cada persona tem uma forma diferenciada de interagir com seu site. Por isso, ter um conhecimento mais específico sobre ela é fundamental para otimizar de forma correta seus CTAs.

Lembrando que, para um mesmo CTA, você pode fazer diferentes testes e experimentos até descobrir as opções com melhor desempenho no seu site.

4. Incentive discussões e perguntas

Uma excelente maneira de aumentar o engajamento no seu blog é incentivar discussões e perguntas por meio de questões que sejam de interesse do seu público.

Levante assuntos que incitem a participação e interação dos usuários. As conversas podem começar naturalmente nos comentários ou podem ser realizadas via chats, vídeos ou outros meios.

O conteúdo do debate também pode ser proposto pela sua própria audiência, mas o tema deve ser aprofundado de forma reflexiva, apropriada ao seu nicho de atuação e de maneira bilateral.

Procure criar um ambiente único para discussões, colocação de pontos de vista e feedbacks construtivos. Dê espaço para o surgimento e a resolução de questionamentos, abrindo caminho para um diálogo sadio e colaborativo.

Muitas vezes tudo começa com uma simples pergunta que pode ser feita via e-mail ou post, por exemplo, e acabar se expandindo para outros canais de comunicação. Mas atenção: você deve sempre responder aos comentários principais se quiser estimular o engajamento na sua página.

5. Tenha um blog com design mais interativo

Você sabia que 41% dos usuários de um blog dizem que o seu design é um dos fatores cruciais para que eles possam avaliar o grau de credibilidade da empresa?

Pode parecer exagero, mas não é. Um blog mal construído pode afastar muitos visitantes em questão de segundos, evitando que eles explorem mais seu conteúdo. Nós sabemos bem como é chato entrar em uma página e nos deparar com textos mal escritos, design complicado e aparência nada convidativa.

Mas essa é uma questão muito singular. Nem sempre um site esteticamente bonito servirá para aumentar seu engajamento, pois ele pode não atingir o objetivo do usuário. Além do mais, o que é bonito pode não ser útil.

O importante é se preocupar mais com sua usabilidade e interatividade. Ele é fácil de navegar? Seu layout é atrativo e seus conteúdos possuem uma fonte de fácil leitura? Possui boa escaneabilidade com 3 ou 4 linhas no máximo? Com títulos h2, intertítulos h3 e assim sucessivamente?

Gostou das nossas dicas para aumentar o engajamento no blog? Então não se esqueça: se quiser receber mais conteúdos relevantes como esse é só assinar nossa newsletter!

COO e cofundador do Vooozer, Mateus é o engenheiro mais de humanas que ele conhece. Apaixonado por mochilões e tecnologia, torce para que tenha wi-fi no hostel. Viaja para se encontrar, se perder, descobrir, inventar e vice-versa.

2 thoughts on “Dicas para aumentar o engajamento dos visitantes em seu blog

    1. Olá, Clóvis!

      Muito obrigado pelo comentário! O senhor já colocou alguma desses dicas em prática? Se o senhor tiver alguma que não cobri no post, gostaria muito de saber também =).

      Um abraço e obrigado pelo interesse!

      Mateus =)

Deixe uma resposta