4 princípios de Customer Success para aplicar na gestão de blogs

Compartilhar:

O que pode ser feito para que um blog fique ainda mais atrativo para o público-alvo? Investir no Customer Success com certeza é uma boa opção e você já vai entender o motivo.

Eu mesmo narrei esse conteúdo para você! Quer tal ouvir ao invés de ler? =)

Veja o que esse conceito — que começou a ganhar destaque há alguns anos — pode fazer pelo seu blog.

O que é Customer Success?

Muitas vezes, não damos atenção a certos detalhes do cotidiano justamente porque já estamos acostumados com eles. Esse é o caso de boa parte das atividades que fazemos online. Por exemplo, comparar vantagens e desvantagens entre dois modelos de celular ou até obter um desconto falando diretamente com uma loja pelas redes sociais.

Essa praticidade não existia há alguns anos. Muitas empresas ainda não se adaptaram a esse novo modelo, que mescla o online e o físico. Contudo, o consumidor não vai esperar que isso aconteça.

As organizações que perceberam esse fato criaram um novo time de profissionais, chamado de Customer Success, que traduzido do inglês significa “sucesso do cliente”.

E o que exatamente essa equipe faz?

Esse time serve para garantir que os processos de marketing, atendimento, vendas e suporte estejam alinhados com as necessidades dos clientes. Essa é a equipe que lida com as polêmicas online que podem prejudicar o nome da marca. Aém disso, ela supervisiona as campanhas de marketing para garantir que elas sejam realmente atraentes, por exemplo.

Todo esse conceito de Customer Success surgiu quando as empresas perceberam que o cliente não quer ser apenas o dono de um determinado produto. Ele é, sim, beneficiado por aquele produto ou serviço de alguma forma.

Não é à toa que as pessoas fazem pesquisas na internet para saber as vantagens de um produto ou serviço. E como é que o Customer Success pode lhe ajudar com o seu blog? É isso que você confere nas dicas a seguir.

1. Dê atenção e responda aos comentários em seu blog

Os comentários do seu blog são lidos por você ou alguma equipe? Eles são respondidos ou coletados para serem considerados como sugestões em alguma reunião de pauta ou planejamento estratégico?

O blog é um canal de comunicação entre a marca e a audiência. Você sendo um profissional autônomo ou uma multinacional. É naquele espaço que você pode dar dicas, informações e compartilhar os seus valores com o público; mas isso deve ser uma via de mão dupla.

Seguindo a filosofia do Customer Success, seria ideal que você mencionasse o comentário de alguém da audiência quando fizesse um texto que essa pessoa sugeriu. Isso vale mesmo que esse conteúdo já estivesse em seus planos anteriormente.

O que importa aqui é mostrar que o público tem voz e que a conversa realmente é um diálogo, não um monólogo.

2. Faça uma análise detalhada das métricas do seu blog

Se a dica anterior falava de uma comunicação direta, esta visa não negligenciar aquilo que o público diz indiretamente para você. Como assim?

As métricas do seu blog costumam passar por algum tipo de análise? Textos que não possuem um só comentário podem dizer bastante sobre o que está passando na cabeça do seu público.

O conteúdo com poucos ou nenhum comentário teve uma boa taxa de retenção? Ou as pessoas o abriam para fechar a página logo em seguida?

Métricas bem analisadas são capazes de lhe dizer o que cada segmento da sua audiência acha daquilo que está sendo abordado em seu blog. É com base nesses dados que você pode melhorar o desempenho de conteúdos futuros, seja mudando o assunto ou até mesmo o tipo de diálogo.

3. Promova ações para fidelização do público

As Call to Actions, também conhecidas como “chamadas para a ação”, são bem utilizadas em seu blog? Pode ser que ele tenha textos sensacionais, mas contar apenas com a sua qualidade, para que o público retorne, não é uma decisão muito sábia.

O seu blog possui uma newsletter ou algum tipo de bônus que pode ser obtido caso alguém assine a sua lista de e-mail? O público é estimulado a mostrar que gostou do texto por meio de compartilhamentos em redes sociais?

É claro que o processo de fidelização não envolve apenas as chamadas para a ação. A fidelização em si é o resultado de um conjunto de fatores que compõe a satisfação do público.

Em outras palavras, o que um blog precisa para deixar seus leitores satisfeitos é:

  • ter informações úteis e/ou interessantes para o público-alvo;
  • manter uma boa frequência de postagens, para que a audiência sempre queira retornar para ver as novidades do blog;
  • tirar as dúvidas da audiência;
  • mostrar que é vantajoso consumir o conteúdo postado.

Esse último item é algo bem presente em blogs de viagens, que, além de dar ótimas dicas de como os viajantes podem aproveitar seus destinos, também informam o público sobre promoções o mais rápido possível.

Dessa forma, a audiência sente que vale muito a pena continuar acompanhando aquele blog, suas redes sociais e até mesmo sua newsletter, pois ele sempre traz benefícios para quem o acompanha.

4. Conheça bem o seu público

Essa é uma dica muito óbvia e importante, mas que, infelizmente, é esquecida. Antes da popularização do marketing de conteúdo como fonte de tráfego orgânico e de estratégias de segmentação de anúncios que aumentaram a eficácia do tráfego pago, a ideia que dominava o mercado era a de que você devia anunciar seus produtos para o maior número de pessoas possível.

Quando falamos de mídia cujo nosso controle é mínimo, como um outdoor ou um comercial de televisão, essa dica até pode ser válida, mas na internet não é o caso.

Quanto mais específico for o seu conteúdo, mais chances você tem de ajudar o público e fazer com que ele se sinta grato pela ajuda do blog. A melhor forma de fazer isso é identificando as necessidades, objetivos, medos e problemas dos seus leitores.

Esses são os itens necessários para a criação de uma persona, ou seja, de um personagem fictício que representa as características do seu público que devem ser levadas em consideração para a criação dos conteúdos do blog.

Gostou das dicas sobre como o Customer Success pode ser aplicado na gestão de blogs? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber novos conteúdos como este (fazemos no máximo um envio por semana)! Boa sorte com o seu blog e até o próximo texto!

2 thoughts on “4 princípios de Customer Success para aplicar na gestão de blogs

    1. Obrigado, Julia!

      Estamos sempre trabalhando para trazer materiais interessantes para o nosso público e ver o reconhecimento de vocês é incrível =)

      Toda semana publicamos novos conteúdos. Caso você tenha alguma sugestão, fique à vontade!

      Grande abraço,

      Mateus =)

Deixe uma resposta