fbpx

Screaming Frog SEO: 10 funcionalidades que você deve conhecer

screaming-frog-seo

Você que entende que fazer auditoria e buscar melhorias constantes na performance de um site são partes fundamentais do processo de crescimento do marketing e que isso impacta em números importantes da empresa, certo? Tenho aqui uma coisinha para te ajudar: o Screaming Frog SEO, uma ferramenta que torna mais fácil a vida até dos profissionais mais experientes.

Prefere ouvir este artigo? Aperta o play para escutar o conteúdo na íntegra.

Com uma interface muito intuitiva e simples, o Screaming Frog é fácil de usar, mas a variedade de opções de configuração e funcionalidade pode dificultar saber por onde começar.

Com isso em mente, montamos este artigo com 10 funcionalidades do Screaming Frog SEO para mostrar as várias maneiras de utilizar a ferramenta para auditorias de site, pesquisa de palavras-chave, análise competitiva, link building e muito mais!

Ferramenta Screaming Frog SEO: principais funcionalidades

Este é um post rápido sobre alguns dos recursos da ferramenta Screaming Frog SEO Spider, que são um pouco escondidos e que, muitas vezes, passam despercebidos, mesmo por usuários experientes.

Alguns deles são, na verdade, nossos recursos favoritos da ferramenta e economizaram inúmeras horas. Portanto, esperamos que alguns deles também te ajudem no dia a dia do seu trabalho.

1) O modo de lista é ilimitado

Algumas dessas postagens incluirão recursos disponíveis apenas com uma licença do SEO Spider.

list-mode-screaming-frog

Os usuários pagos do serviço podem fazer o upload de 10 mil URLs, por exemplo, e rastreá-las, para obter todos os detalhes que precisarem sobre cada uma. O modo lista é ilimitado!

Já para os usuários free, o “modo de lista” é restrito a 500 URLs, para obter análises sem licença.

Sites maiores, com certeza, precisam da licença para suas análises, porém o Screaming Frog SEO também se encaixa para os sites pequenos/médios.

2) Auditando redirecionamentos em uma migração

Esta é, de alguma forma, nossa característica favorita, devido à quantidade de tempo que ela ajuda a economizar no trabalho.

É difícil controlar os redirecionamentos em uma migração de site (e ou de domínio), verificando se um cliente tinha redirecionamentos 301 permanentes de suas URLs antigas para o novo destino correto.

Assim, o Screaming Frog SEO criou especificamente um recurso que permite fazer upload de uma lista de URLs antigas, rastreá-las e seguir cadeias de redirecionamento (com a caixa de seleção ‘always follow redirects’ marcada), até que a URL de destino final seja atingida e mapeadas em um único relatório para visualização.

Esse relatório não inclui apenas URLs com cadeias de redirecionamento, ele inclui todas as URLs no upload original e a resposta em uma única exportação, juntamente com o número de redirecionamentos em uma cadeia ou se há algum loop de redirecionamento.

Clique na imagem abaixo para ver uma versão maior do relatório de mapeamento de redirecionamento.

cadeia-redirecionamento-screaming-frog

Clique aqui para ampliar a imagem.

3) O relatório do caminho de rastreamento

Frequentemente nos perguntamos como o SEO Spider descobre uma URL ou como visualizar os “links” em uma determinada URL.

Bem, geralmente a maneira mais rápida é clicar na URL em questão na janela superior e depois usar a guia “in links” na parte inferior, que preenche o painel inferior da janela.

Mas nem sempre é assim tão simples. Por exemplo, pode haver um problema de vínculo relativo, que está fazendo com que URLs infinitas sejam rastreadas e você precise visualizar os “in links” de “in links” (de “in links” etc.) muitas vezes para localizar fonte originária. Ou talvez uma página não tenha sido descoberta por meio de uma âncora HTML, mas por um elemento de link canônico.

É aqui que o “relatório de caminho de rastreamento” é muito útil. Basta clicar com o botão direito do mouse em uma URL, ir para “exportar” e “relatório de caminho de rastreamento”.

relatorio-rastreamento-screaming-frog

Assim, você pode ver exatamente como uma URL foi descoberta em um rastreamento e esse é o caminho mais curto (leia de baixo para cima).

4) Rastreamento AJAX

Segundo o Screaming Frog SEO, muitos usuários perguntam quando o serviço dará suporte ao rastreamento de estruturas JavaScript, como o AngularJS.

Enquanto o programa não executa JavaScript, oferece o rastreamento de sites que aderem ao esquema de rastreamento do Google AJAX.

Você não precisa fazer nada especial para rastrear sites AJAX, basta rastreá-los normalmente. O Screaming Frog SEO vai buscar a versão “feia” e mapeá-la para a versão “bonita”, assim como o Google.

rastreamento-ajax-screaming-frog-2

Você pode ver tudo isso na guia “AJAX”, obviamente.

Há também os filtros “with hash fragment” e “without hash fragment” para esta guia. Isso pode ser útil para identificar páginas AJAX que usam apenas a tag de meta-fragmento e, portanto, exigem que o Google faça rastreamento duplo (para rastrear a página, ver a tag e depois buscar a versão feia), o que pode colocar uma carga extra em seus servidores.

5) Edição de título da página e Meta Descrição via SERP Snippet Emulator

O Screaming Frog SEO também possui um emulador de trecho de SERP na aba da janela inferior, que permite editar títulos de páginas e meta descrições diretamente no SEO Spider.

Pode ser bastante desafiador trabalhar nas larguras de pixels do Excel, então você pode editá-las diretamente na ferramenta e elas serão atualizadas na interface, para mostrar a largura do pixel e como elas podem ser exibidas nos resultados da pesquisa.

serp-snippet-screaming-frog

Todas as alterações feitas são salvas automaticamente na ferramenta (a menos que você use o botão “redefinir”), para que possa fazer quantas edições desejar e depois exportar ou fazer o upload quando terminar.

6) SERP Snippets por dispositivo

Você já deve ter percebido que, atualmente, tudo gira em torno do celular. Do profissional ao pessoal, todas as soluções de serviço e entretenimento são feitas com uma versão mobile adicional.

Com os sites não é diferente. Ter uma versão otimizada para visualização em dispositivos móveis é fundamental.

E você sabia que os pontos de corte da largura do pixel são diferentes quando vistos em dispositivos móveis e tablets quando comparados aos computadores desktop?

Você pode alternar o tipo de dispositivo para ter uma ideia melhor de como eles podem ser exibidos em todos os dispositivos.

serp-snippet-mobile-screaming-frog

7) Modo SERP

Enquanto estamos no assunto de trechos de SERP, se você mudar para o “modo SERP” do Screaming Frog SEO, você pode enviar títulos de páginas e meta descrições diretamente para o SEO Spider para calcular larguras de pixels (e comprimentos de caracteres!).

Não há rastreamento envolvido neste modo, portanto, você pode testá-los antes de serem colocados em um site.

modo-serp-screaming-frog

8) Auditoria do Sitemap em XML

Você sabia que não precisa converter seu sitemap XML em uma lista de URLs para rastreá-lo?

Você pode simplesmente salvar o sitemap XML e carregá-lo no modo de lista e o Screaming Frog SEO rastreia o formato XML normalmente.

xml-sitemap-screaming-frog

Essa é uma maneira rápida e fácil de garantir que você não tenha um sitemap “sujo” e evitar que os mecanismos de pesquisa reduzam sua confiança nele.

9) Erros canônicos

Por padrão, o Screaming Frog SEO vai rastrear canônicos para descoberta e essas URLs aparecerão normalmente nas respectivas guias.

No entanto, há também um relatório de erros canônicos no menu “Relatórios”, que pode ser fácil de perder e fornece um breve resumo de erros e problemas relacionados a canônicos.

erros-canonicos-screaming-frog

O relatório mostrará canônicos que não têm resposta, redirecionamento 3XX, erro 4XX ou 5XX e destaca quaisquer URLs descobertas apenas por meio de um canônico, que não estão vinculadas internamente a partir da própria estrutura de links do site.

10) Rastreando sites de teste autenticados

Esse recurso não é muito óbvio mas, essencialmente, o Screaming Frog SEO Spider é compatível com autenticação básica e digest, o que significa que você pode rastrear sites de teste ou servidores de desenvolvimento, que exigem login para acessar.

Frequentemente, os sites em desenvolvimento também serão bloqueados por meio do robots.txt, portanto, verifique se esse não é o caso ou use a “configuração de desconfiguração de HTTPS”, insira a URL do site de teste e rastreie.

autenticacao-screaming-frog

Nesse ponto, uma caixa de autenticação será exibida automaticamente (conforme mostrado acima) e solicitará que você insira as credenciais de nome de usuário e senha para rastreamento.

Espero que tenha gostado das nossas dicas. Até a próxima!

VOOOZER