fbpx

O que é SEO off-page: técnicas para impulsionar o tráfego orgânico

o-que-e-seo-offpage

Se você deseja aumentar o conhecimento da marca e gerar tráfego orgânico em massa para seu site, precisará entender o que é SEO off-page e as técnicas que são realmente eficazes.

Saiba o que é SEO off-page sem precisar ler o artigo. Aperte o play e ouça o post!

Há pouco conteúdo claro e eficaz na Internet sobre o que exatamente os profissionais de marketing digital precisam para concentrar a maior parte de seus recursos, conhecimento e tempo para direcionar o tráfego orgânico para o site a partir de um ponto de vista de SEO off-page.

É daí que vem a ideia de escrever uma lista de verificação de técnicas de SEO off-page completa. Esperamos que lhe ajude em seus esforços de marketing digital.

A maioria das pesquisas de usuários é feita por dois motivos:

  • para encontrar informações (consulta informativa);
  • para encontrar informações e comprar (consulta comercial).

Você precisa dos dois tipos de usuários – os que buscam informações e os que querem comprar. Porque qualquer um dos casos é uma situação em que todos saem ganhando: você os converterá em clientes ou ganhará assinantes a longo prazo.

Já é hora de você conhecer as táticas de SEO off-page pelo nome delas, por isso criamos uma lista completa de tudo que você deve visar em seus esforços de SEO:

  1. Link Building é o rei
  2. Aproveite o poder das mídias sociais
  3. Adicione uma caixa de inscrição de feeds RSS
  4. Compartilhe documentos

Então, vamos lá!

Técnicas de SEO off-page

Construa e busque links de qualidade. Essa é a primeira coisa e mais importante a lembrar sobre os links.

O NoFollow é um atributo que os webmasters podem usar ao criar um link para um site que instrua os mecanismos de pesquisa a ignorar essencialmente o link. As redes sociais são famosas por usar os links NoFollow ao fazer links para sites externos.

Links sem o atributo NoFollow são chamados de DoFollow. Se você está se perguntando qual impacto os links do NoFollow têm no seu site, aqui estão alguns dados e dicas úteis, todos apoiados em estudos de caso e na posição do Google sobre esse assunto.

O link building é a técnica de marketing mais popular implantada por profissionais de todo o mundo. É o resultado mais desejado de todos – ok, até certo ponto.

A técnica é tão importante que, embora o Google sugira que o conteúdo é o principal fator de classificação, geralmente o link building é preferido ao invés do princípio de criar e fornecer conteúdo novo e de qualidade. No entanto, o conteúdo ainda contribui muito para a estratégia de links.

Links são traduzidos como votos ou aplausos para o seu site, uma apreciação da sua marca. O mesmo esforço de construção de links contribuiu para o surgimento do que hoje é conhecido como black hat SEO.

Às vezes, as pessoas estão tão desesperadas para coletar links que começam a brincar com fogo e realizar o seguinte: assinaturas de fórum, inscrever seu site em diretórios de conteúdo, esquemas de troca de links, redes de links, diretórios de blog, link de comentário, diretórios de artigos e assim por diante.

Há coisas que tornam um domínio referência e consequentemente um link valioso (ou não), e são:

  • popularidade;
  • correspondência de tópicos entre os dois domínios ligados por um link (o link é relevante?);
  • texto âncora;
  • atualização do link;
  • fidedignidade do site;
  • autoridade de domínio e/ou autoridade de página e não de links usados ​​pela página “remetente”.

Portanto, preste atenção em quem você está vinculando e como está fazendo isso.

Três tipos principais de links preenchem a web:
links naturais: um usuário/cliente/leitor conhece o conteúdo de sua página e tem uma visão positiva sobre seus serviços, além de links para sua empresa como um sinal de confiança, reconhecimento e aprovação;
links construídos manualmente: obtidos através de esforços diretos de link building; pedir deliberadamente aos clientes para linkar seu produto, ou influenciadores para compartilhar seu conteúdo;
links auto-criados: quando postar o link do seu site em comentários ou em diretórios da web, fóruns, comunicados de imprensa, etc (a maioria deles entra na categoria black hat).

O movimento mais inteligente é praticar um link building natural. A melhor maneira de fazer isso é tornar seu conteúdo digno de links para que eles venham naturalmente.

O guest blogging também é uma boa ideia, mas tenha cuidado para não fazer um overlink no seu site e tornar sua contribuição mais spam do que útil.

Além disso, construa seus links em um ritmo normal, crescendo de forma gradual. Ou o Google vai pensar que você está fazendo um pouco de mágica black-hat.

2. Aproveite o poder das mídias sociais

Sinais sociais podem ser importantes para o Google ao classificar uma página. Você precisa conquistar seu público para fazer o Google (ou qualquer outro mecanismo de busca) gostar de você e classificá-lo bem alto.

Especialmente quando as menções de sua marca podem contar como links, conforme mencionado anteriormente.

Facebook, Twitter, Google+ e Instagram são redes sociais em alta e nunca foram tão bem sucedidas e fortes.

Elas sabem como engajar as pessoas, fornecem os meios para elas serem inspiradas e animadas, criam os amigos de que elas precisam (embora, na maioria das vezes, estejam disponíveis apenas no mundo virtual), promovem os compartilhamentos e curtidas que elas tanto anseiam.

Então, marcas e profissionais de marketing online aproveitaram o momento e viram nessas plataformas sociais o melhor espaço para reforço e promoção da marca.

Há três coisas que recomendamos que você considere ao usar as mídias sociais:

Seja responsivo – as pessoas costumam falar sobre você quando estão satisfeitas com seus serviços, quando alguém pede uma recomendação ou feedback de amigos ou quando estão insatisfeitos com seu produto.

De qualquer forma, seja sensível e se envolva com o seu público. O suporte ao cliente pode ser realizado em todos os canais, seja online ou offline, na sua página de suporte ou nos canais de mídia social.

Crie conexões – há uma infinidade de líderes, influenciadores e profissionais de renome que podem lhe dar uma ajuda muito útil para divulgar sua marca.

Um, compartilhando seu conteúdo ou mencionando você, dois, seguindo você ou três, simplesmente influenciando seu autodesenvolvimento como empresário ou profissional de marketing no campo.

Crie conexões com os gurus das mídias sociais e aproveite o que é bom e aprenda o que é melhor evitar.

Monitore sua reputação online – as menções à marca são um recurso precioso para sua empresa. Como já foi enfatizado anteriormente, as menções de marca contam como links nos algoritmos de pesquisa do Google.

Busque uma ferramenta de monitoramento de redes sociais confiável e veja quem mencionou você através dos canais de mídia social. Saiba o que exatamente eles dizem sobre você e use essa chance para entrar em contato e conquistá-los como clientes.

3. Adicione uma caixa de assinatura de feeds RSS

É melhor ter menos inscritos que visitam seu site regularmente do que uma infinidade de visitantes únicos. É por isso que todos os blogs e marcas mais ou menos respeitáveis ​​fornecem uma caixa de assinatura RSS.

RSS é a abreviação de Rich Site Summary. E acho que isso diz tudo. Caixas RSS/fluxo RSS/canal RSS, ou mais conhecidas como caixas de assinatura, disponibilizam informações de página em formato XML.

As pessoas são atraídas para a palavra-chave “inscrever-se” e deixam seu endereço de e-mail para receber informações sem ter que procurá-lo proativamente na web.

Ao usar esse tipo de formulário de contato, você não apenas enriquece sua lista de contatos e assinantes, mas também recebe um destinatário, a quem você pode enviar e comunicar atualizações, notícias, postagens de blog etc. Você pode usar, por exemplo, o Feedburner do Google.

Muitas vezes, os usuários ficam felizes em se beneficiar de informações, dados e notícias ricas e contínuas, sem precisar consultá-los manualmente. E ficam satisfeitos quando os recebem por e-mail em seus escritórios ou no conforto de casa.

4. Compartilhe documentos

Ao compartilhar os tipos de conteúdos sobre sua marca em outras plataformas, você poderá classificar as palavras-chave para as quais seu site não conseguiria competir. Por diversos motivos, como a concorrência ser muito forte, por exemplo.

Se você acha que seu conteúdo também serve aos interesses de outras pessoas, envie documentos para sites de compartilhamento de documentos, como Scribd, Academia e SlideShare.

Trate os documentos como uma parte tradicional do conteúdo – faça uma pesquisa de palavras-chave e otimize-os totalmente: títulos, nome do arquivo, transcrições. Coloque um call-to-action eficaz e vincule-o ao seu site sempre que for relevante e possível.

A vantagem de ter documentos publicados em tais plataformas é que os arquivos PDF e PowerPoint não podem ser rastreados pelos mecanismos de pesquisa, mas esses sites os tornam legíveis.

Semelhante a documentos escritos, podcasts e vídeos podem ser enviados para o SoundCloud, YouTube etc. com uma transcrição.

A transcrição é onde você pode ajudar os rastreadores de mecanismos de pesquisa a encontrar seu conteúdo mais facilmente. Isso é SEO off-page, baby!

Leia também: Ferramentas de SEO para blog: 9 opções simples e gratuitas.

Por que SEO on-page e off-page precisam trabalhar juntos

Nem SEO on-page ou off-page é tão eficaz sozinho como eles podem ser quando são usados ​​juntos.

Em um sentido básico, os fatores off-page afetam o nível de classificação do site, enquanto os fatores on-page determinam quais palavras-chave e consultas as páginas classificam.

Isso significa que, para alcançar os resultados desejados, você precisará usar uma combinação de ambos.

Então, ao criar sua estratégia de SEO, inclua uma combinação de táticas on e off-page.

Leia mais sobre otimização de sites com SEO, focando em 5 fatores de ranqueamento.

De muitas maneiras, o SEO off-page é um empreendimento muito mais desafiador do que sua companheira on-page.

Mas quando se trata de melhorar a visibilidade online, é absolutamente essencial.

É o que mostra aos mecanismos de pesquisa que seu site é uma fonte confiável de informações e oferece a confiança de recomendar suas páginas a seus usuários.

Se você é novo nesse processo, talvez esteja se perguntando como conseguir backlinks de qualidade.

E a verdade é que nem sempre é fácil, mas há várias estratégias comprovadas que você pode usar para ganhar links que ajudarão você a atingir suas metas de SEO.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER