fbpx

Posts em áudio são para minha empresa? 3 pontos para validar antes de investir

o-que-e-pesquisa-por-voz

Pense e responda:

Se na próxima semana não for publicado nada no blog da empresa (sua ou de onde você trabalha), alguém iria levar bronca?

A resposta dessa pergunta tem tudo a ver com o fato de que sua empresa precisa ou não investir em audio post. Mas leia até o final para entender. 😉

Não deixe de se desenvolver profissionalmente porque está sem tempo para ler. Aperte o play acima e ouça o artigo na íntegra!

Para trazer resultados, o Marketing de Conteúdo precisa ser uma estratégia consistente e frequente. Só assim você consegue atingir seus objetivos de SEO e tráfego, por exemplo. Além disso, só assim para agregar novas ferramentas como os posts em áudio para engajar mais seu público, melhorar resultados e atrair novos leads.

Quando falamos em formas de reter o público em um site para fazer com que ele navegue pelo conteúdo, falamos mais exatamente de uma boa estratégia de engajamento. Não basta produzir conteúdo de qualidade e focado na sua persona, é preciso trabalhar as melhores formas desse material ser consumido.

Por isso é tão importante diversificar os formatos de mídia na sua estratégia de conteúdo, pensando sempre no seu público-alvo. Alguns exemplo: blog posts, posts em redes sociais, newsletters, infográficos, vídeos, checklists, planilhas, ebooks e, por que não, posts em áudio?

Porém, sem um conteúdo criado e conduzido estrategicamente, por que investir em novos formatos?

Calma! Vou te ajudar a colocar a casa em ordem e avaliar se a sua empresa está no momento certo para investir em uma estratégia de Audio Marketing.

3 pilares para analisar antes de investir em posts em áudio

Fazer uma análise crítica do trabalho de Marketing Digital que sua empresa vem desenvolvendo é o primeiro passo.

Para orientar esse processo, abaixo citamos os 3 pilares principais pelos quais essa avaliação deve passar.

1) Maturidade

A pergunta que abriu esse texto mostra o grau de maturidade da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Atualizar o site/blog faz falta?

Alguém nota e cobra?

Uma empresa madura e que tem um Marketing de Conteúdo estruturado e ativo, focado em ações de médio e longo prazo, está pronta para investir em posts em áudio.

Respeitar a frequência de novos conteúdos é um sinal de maturidade importante da empresa. Mostra que ela acredita e, por isso, investe na informação como forma de divulgar seu produto ou serviço.

2) Objetivos

Se você cria meios para alcançar algo é porque tem objetivos com isso. Ou, pelo menos, deveria ter. Do contrário, suas tentativas serão tiros no escuro.

Você tem definido os objetivos da sua estratégia de conteúdo? Consegue alinhá-los aos benefícios dos posts em áudio (que vamos explicar mais abaixo)?

Fazer esse tipo de cruzamento é importante antes de adotar qualquer estratégia nova no seu negócio.

Invista em um planejamento estratégico para sua empresa, construa uma estratégia de Marketing Digital coesa e dissemine seus objetivos entre seus funcionários.

Assim, quando chegar o momento de fazer novas apostas, você contará com um time alinhado com seus objetivos que poderá dar contribuições mais ricas e embasadas.

Para te ajudar nessa avaliação, cito aqui os principais benefícios da estratégia de audio posts, segundo a equipe do blog da RD Station:

3) Crescimento

A perspectiva de crescimento se alinha com os objetivos que falamos acima.

O que você espera que os posts em áudio te ajudem a conquistar: aumento do consumo do seu conteúdo? Melhor SEO e tráfego? Mais leads? Mais vendas?

Decisão definida, é preciso analisar o cenário para tomar a decisão final.

  • Exemplo 1: sua empresa está pronta para crescer. Sua equipe está com o marketing estruturado, a definição da persona, o site e um blog, o ritmo e estilo das postagens. Com este conjunto ativo, vale a pena planejar e incluir os posts em áudio na estratégia. O importante aqui é fazê-lo rodar na hora certa.
  • Exemplo 2: você quer crescer, mas está no limite da capacidade da sua equipe na gestão de leads. Receber mais pessoas vai significar deixar alguns contatos na mesa. Neste caso, provavelmente é mais interessante se preparar para mais leads antes de adotar os posts em áudio. Ou quem sabe, adotar a estratégia sem a funcionalidade de captura de leads e se beneficiar das outras vantagens da metodologia. De fato, muitas empresas publicam audio posts sem a captura de leads ou ativando-a apenas em conteúdos estratégicos.
  • Exemplo 3: os benefícios da metodologia casam com seus objetivos, mas seu orçamento e/ou rotina estão no limite. Nesta situação, aprofunde-se em um planejamento de como você poderia adotar a metodologia. Simule um cenário de quantos posts em áudio gostaria de publicar mensalmente e quem ficaria a cargo disso. Depois, basta estimar o custo financeiro e operacional (que costumam ser relativamente baixos) e você saberá se é um bom momento para iniciar o projeto.

Avaliar se a sua empresa vai tirar benefícios dos posts em áudio não é tão complexo, certo? Apesar disso, a estratégia ainda tem muitos mitos. E é sobre eles que falaremos a seguir.

5 mitos sobre posts em áudio

1) Custo elevado

Uma das primeiras coisas que as pessoas olham ao adquirir um produto ou serviço é o preço. E não é diferente com os posts em áudio.

As narrações são feitas com voz humana, com boa entonação, dinâmicas e sem ruídos. Logo pensa-se que o custo de produção de um material com tanta qualidade deva ser caro.

Grande engano. Por menos de R$ 1.000/mês você pode contratar um plano com 4 narrações mensais. Mais barato e menos trabalhoso para a sua empresa do que produzir um e-book por mês.

Ou seja, não é uma estratégia exclusiva para grandes empresas e o investimento pode ser proporcional ao tamanho da sua estratégia de conteúdo.

Leia mais sobre os custos de alguns exemplos marketing de conteúdo nesse post do nosso blog.

2) Muito tempo de produção

Produzir um post em áudio pode ser rápido e dinâmico.

Com um bom texto em mãos, o tempo entre a demanda da gravação e a entrega do aúdio pronto para aprovação é pequena. Por exemplo, aqui nós entregamos os posts em áudio de nossos clientes em até 48 horas após a solicitação, o que facilita a aprovação do cliente e otimiza seu tempo.

Se as pessoas em geral (83% mais precisamente) não têm tempo de ler tudo o que gostariam na internet, imagina você que está a frente de um negócio.

Para a estratégia ser realmente benéfica, todo o seu processo precisa ser construído para garantir o máximo de dinamismo. Isso o Audio Marketing permite com maestria.

3) É tecnicamente complicado

Se você já sabe publicar um post comum em blog, então também vai conseguir publicar os posts em áudio tranquilamente.

Depois da narração ser aprovada, para inserir o player com a narração em seu post, basta copiar e colar o código embed gerado pela plataforma no mesmo local onde você escreve o texto.

Se você não sabe como fazer essa etapa, nossa equipe orienta e tira suas dúvidas até você pegar o jeito. No geral, resolvemos essa dúvida em 3 minutinhos.

Descubra o que é embed neste post do nosso blog. Certamente, esse é o termo técnico menos óbvio que você vai ouvir, se não está muito familiarizado com a tarefa de publicar algo na internet.

4) Os resultados são demorados

Essa análise pede um pouco de perspectiva, pois alguns fatores influenciam nesse tempo dos resultados aparecerem no monitoramento.

O post em áudio é uma estratégia de médio/longo prazo para um artigo novo. Para que ele seja encontrado nos mecanismos de busca, ganhe acessos, tenha uma média de time on page crescente, realmente leva tempo e também é necessário um investimento em técnicas de SEO em conjunto com a estratégia de conteúdo em áudio.

Agora imagine que sua empresa já tem uma estratégia consolidada de Marketing de Conteúdo e tem um ou mais artigos bem ranqueados, recebendo tráfego constantemente. Os primeiros resultados com a inserção dos posts em áudio neles são praticamente instantâneos – sempre de acordo com o tráfego dos posts.

Assim que o player com a narração é inserido na página, já começa a converter mais leads e a ter mais engajamento, alavancando os resultados a curtíssimo prazo.

Você tem um bom blog post, mas ele não está convertendo? Coloque o post em áudio que une ao player a captura de leads e veja os resultados aparecerem.

Você tem um bom blog post, mas muita gente deixa de ler por falta de tempo ou preguiça? Ofereça a versão em áudio e permita que seus visitantes ouçam seu conteúdo enquanto dirigem, andam na rua ou malham na academia.

Você vai precisar apenas ter um responsável para cuidar das etapas práticas e de avaliação, caso não seja você diretamente o responsável. Alguém do seu time de Marketing é o ideal. Essa pessoa precisará de apenas alguns minutos por semana para encomendar e postar os áudios.

5) Serve apenas para capturar leads

Como citei na sessão de objetivos, o Audio Marketing possui uma série de benefícios dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Talvez a captura de leads diretamente em blog posts seja realmente o que chama mais atenção, mas certamente há muito mais valor nessa metodologia.

De fato, a captura de leads não existiria se não fosse pelos demais benefícios da estratégia de áudio.

O seu visitante, que no geral não tem tempo de ler tudo o que gostaria na internet, ou simplesmente gosta de ouvir conteúdos, valoriza a comodidade do áudio, se conecta com a entonação e emoção do narrador, reconhece a preocupação da sua empresa em investir nisso tudo e, por isso, se dispõe a lhe informar seu e-mail para poder consumir a narração.

Até porque, se ele gosta do seu conteúdo e dessa comodidade, provavelmente ele espera receber novos posts em áudio direto na sua caixa de entrada.

Agora que você já sabe o que avaliar para decidir se os posts em áudio são para sua empresa e os mitos com os quais você não terá que lidar, é hora de começar a sua estratégia de Audio Marketing.

Fale com um consultor e receba um diagnóstico do seu blog.

VOOOZER