fbpx

Como escolher quais posts devem receber uma versão em áudio

investir-post-em-audio


Que tal aprender sobre posts em áudio, escutando um post em áudio? Aperte o play e aproveite essa comodidade!

Aos que já estão publicando posts em áudio ou pensando em começar, tenho algumas dicas sobre uma questão muito comum nesse formato de conteúdo: como escolher quais posts devem receber uma versão em áudio? Já temos mais de 14.000 posts em áudio na nossa base e achei que seria interessante compartilhar nosso conhecimento sobre o tópico.

Para quem ainda não está por dentro da estratégia de posts em áudio, recomendo primeiro que confira o case de sucesso da RD Station sobre o assunto.  Lá tem tudo explicadinho sobre o conceito por trás da estratégia, seus benefícios e o que esperar de resultados.

Pra quem vai continuar, vamos lá!

Por que essa escolha precisa ser feita?

Embora o post em áudio, ou audio post, ofereça um ótimo custo-benefício tanto no marketing de conteúdo como no inbound marketing, não significa necessariamente que todos os seus blogs posts precisem ter uma versão em áudio. Nem todo conteúdo fica legal ou apropriado em uma versão narrada.

Alguns fatores que podem impactar nisso são a estrutura do texto, o assunto abordado, a maneira como é abordado, dentre outros.

Vamos falar do que é indicado e o que não é indicado.

Como identificar um post ideal para o áudio

Um exercício prático pra resolver essa questão é você ler um post em voz alta para alguém. Ao fazer isso, acompanhe sua reação e em seguida peça um feedback. Em alguns casos, a resposta vai ser “gritante”, em outros, nem tanto. Quando não ficar claro, conte com as dicas a seguir:

1 – Conteúdos focados em fórmulas

A matemática pode não ser o assunto mais apropriado para o áudio, pois ela pode ser muito visual, mas a abordagem deve ser levada em consideração. É possível redigir textos ligados à matemática que ficariam interessantes em uma versão em áudio, por darem ênfase a conceitos e não à fórmulas. Vemos isso em assuntos ligados à administração ou marketing, por exemplo: o que é ROI, o que é lucro líquido, como calcular taxa de conversão etc.

Mas se o conceito for prático, só que a abordagem for muito voltada para fórmulas e cálculos, o que demanda um lado visual, aí não seria um dos posts recomendados para receber uma versão em áudio.

2 – Guias, tutorias, passo a passo e similares

No geral, esses tipos de conteúdo não são indicados para o áudio, porque costumam demandar tanto uma parte visual como um timing. São materiais que ensinam a usar um software, uma ferramenta ou até mesmo um produto e, sendo assim, estão ligados a algo visual.

No caso de guias de softwares, é bem provável que o post possua imagens de referência para diversas passagens do texto, o que exigiria do seu visitante um contato visual, cortando, assim, a praticidade e comodidade do áudio. Além disso, por seguir um passo a passo, caso seu visitante queira acompanhar o áudio enquanto executa o que está descrito, ele precisaria ficar pausando e retomando o áudio conforme conclui cada passo.

Ou seja, há uma necessidade de timing ideal para ver as imagens de referência nos momentos certos e ainda para alinhar com o ritmo do seu visitante em fazer o passo a passo descrito.

Se a diferença nos cenários de escutar e ler para esses casos for gritante, provavelmente não é um texto tão indicado para o áudio.

3 – Textos que serão editados num futuro próximo

O post em áudio é uma ótima opção para potencializar um conteúdo que está em texto. A lógica é de que o conteúdo é bom o suficiente pra você concluir: quanto mais pessoas do meu público-alvo consumirem este conteúdo, melhor.

Já que mais de 70% das pessoas não consegue ler tudo que gostaria na internet, oferecer um blog post com uma versão em áudio potencializa esse texto, pois quem não poder ler, poderá ouvir.

Logo, se um texto está com uma edição pendente já programada para as próximas semanas, talvez faça mais sentido primeiro esperar o material ser editado, pra depois potencializá-lo. Caso contrário, você irá publicar a versão em áudio e pouco tempo depois precisará atualizar a versão em áudio pra ficar de acordo com o texto editado.

Normalmente, essas edições estão programadas para textos que estão com dados ou referências desatualizadas, ou até textos que estão com bom desempenho e, por isso, serão incrementados com um pouco mais de material.

4 – [BÔNUS] Não tenha medo de CTAs

CTA, ou call to action, é uma chamada para ação, algo essencial em estratégias de conteúdo e inbound. Portanto, é de se esperar que seus textos estejam recheados com CTAs estratégicas. Não tenha medo de transformar essas chamadas em áudio. Se elas estiverem adequadas ao contexto, farão sentido para o seu visitante tanto no texto, como no áudio.

Por exemplo, uma CTA para um e-book ao final de blog post.

Nossa equipe já narra CTAs de maneira a fazer sentido para os ouvintes – mas, é claro: caso seja necessário algo específico ou diferente do padrão, nossos clientes podem pedir ao realizar uma encomenda.

Pra facilitar: regrinhas de bolso

Para quem publica posts em áudio na sua estratégia de marketing de conteúdo, definir quais posts devem receber uma versão em áudio faz parte da rotina. Então, se você puder resolver isso de maneira prática e objetiva, melhor.

Nessa linha, resumo a seguir algumas “regrinhas de bolso” pra agilizar e simplificar seu dia a dia:

  • Leia o texto em voz alta para alguém que ainda não leu o texto
  • Reflita se há uma diferença gritante de entendimento entre os visitantes que apenas escutarem o post em áudio e aqueles que escutarem e examinarem as imagens no post
  • Avalie se o texto é muito baseado em fórmulas e outros artifícios visuais
  • Confira se o conteúdo irá passar por uma edição nas próximas semanas
  • Faça testes: o que funciona pra um blog, pode não funcionar para outro e vice-versa

Conclusão

Em tempo, gostaria de dar ênfase aos testes. Todo profissional que trabalha com marketing de conteúdo sabe da importância em se testar, testar e testar mais um pouco. Com posts em áudio, não é diferente. Espero que as dicas que montamos te ajudem e que você também faça seus testes e compartilhe os resultados conosco.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER