fbpx

7 maneiras simples de como fazer otimização de sites para vendas

melhor-hospedagem-para-blog

As empresas que seguem uma abordagem estruturada de como fazer otimização de sites são duas vezes mais propensas a ver um aumento nas vendas online. Ponto. É inegável.

Sendo assim, você pensaria que mais empresas online testariam e executariam experimentos de otimização e abordagens de teste A/B.

Não deixe de aprender como fazer otimização de sites por falta de tempo ou disposição para ler! Aperte o play e ouça o artigo completo.

A verdade é que 61% das organizações realizam menos de 5 testes por mês. Isso ocorre principalmente porque a maioria das organizações está preocupada demais com o “business”, como sempre, e não se preocupa em concentrar-se na otimização de conversões.

Neste post, discutiremos 7 maneiras de como fazer otimização de sites para gerar receita online. Simplificando, vamos lhe dizer o que você precisa fazer para aumentar suas taxas de conversação online.

Primeiros fatos complementares importantes do KISSMetrics / Neil Patel:

  • Cerca de 96% dos visitantes que visitam seu site não estão dispostos a comprar;
  • Vídeos de produtos podem aumentar as compras de seus produtos em 144%;
  • Você tem apenas 8 segundos para impressionar os visitantes através de landing pages e títulos convincentes. Se não conseguir impressionar, depois de 8 segundos, a maioria dos visitantes sairá;
  • Quanto mais landing pages, mais leads online você provavelmente gerará;
  • O teste A/B é atualmente o método de otimização mais preferido, já que trouxe sucesso a muitas empresas;
  • Tempos de carregamento lentos podem resultar em redução de 7% nas taxas de conversão.
  • Com este cenário de fatos em mente, vamos dar uma olhada nas 7 melhores maneiras de como fazer otimização de sites que você pode testar em seu site para mais vendas.

Como fazer otimização de sites: 7 boas práticas

1. Faça a sua UVP (Unique Value Proposition) clara

A primeira abordagem de como fazer otimização de sites é tornar a sua UVP cristalina na mente do visitante.

A UVP é o argumento que diferencia você dos seus concorrentes.

Os visitantes devem poder ver claramente na landing page ou na Home de seu website por que precisam fazer negócios com você.

Exemplo: MailChimp

Existem muitos provedores de serviços de e-mail marketing por aí. Assim, para qualquer empresa como a MailChimp, é uma tarefa bastante árdua diferenciar-se do rebanho.

No entanto, MailChimp subiu acima da multidão, concentrando-se em fazer campanhas de e-mail simples e fáceis.

Se você pensar sobre isso – quem geralmente tem a tarefa de enviar boletins informativos por e-mail? Muitas vezes é alguém que não é um especialista em marketing, não é tecnicamente orientado e tem uma longa lista de tarefas. Simplificar é realmente essencial.

A página inicial do MailChimp torna isso super claro!

exemplo-mailchimp-conversao-de-sites

Fonte: KISSmetrics/Neil Patel.

2. Verifique as meta descrições da página e suas tags de título

Todas as páginas do seu site devem conter uma meta descrição rica em palavras-chave e uma tag de título.

Esses dois itens geralmente são responsáveis ​​pela primeira impressão que seus visitantes recebem da sua marca nos resultados de pesquisa orgânica.

Meta descrições e tags de título comunicam o tipo de conteúdo de suas páginas da web aos visitantes e o que esperar quando clicam. Elas também são extremamente importantes para os mecanismos de busca.

Para otimizar seu site para vendas, concentre-se nas três coisas a seguir.

1. Torne cada meta descrição e tag de título únicas:

Elas devem ser diferentes de outras tags no seu site, com ênfase na colocação de palavras-chave nas primeiras palavras. Se você estiver otimizando uma página na Noruega, sua tag de título pode ser:

“Nome da Empresa (a sua) Serviços de Otimização de Motores de Busca na Noruega.”

Sua Meta descrição para esta página específica poderia ser:

“Serviços de otimização de mecanismos de busca na Noruega para o melhor ranking de sites. Entre em contato hoje mesmo pelo + Nº de telefone.”

2. Mantenha curta:

Tags de título devem ser curtas e nítidas. A regra básica é mantê-la em torno de 70 caracteres ou menos (espaços incluídos).

Portanto, seja atencioso e criativo ao escrever um título que represente sua página. As metas descrições devem ter 150 caracteres ou menos.

3. Mantenha seus visitantes em mente:

O esforço que você coloca com os pontos #1 e #2 certamente ajudarão o seu site a aparecer nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs).

Tenha em mente que você tem que apelar para uma pessoa real e fazer com que ela clique na sua página.

Faça uso de verbos de ação como “Conheça nossa equipe de entrega de produtos” e use o nome de sua empresa para estabelecer confiança.

3. Escreva títulos atraentes e teste-os

A terceira melhor maneira de como fazer otimização de sites para vendas é escrever títulos atraentes e testá-los. As manchetes dos produtos podem quebrar ou elevar o seu site e, certamente, as conversões e vendas.

Conforme mencionado anteriormente, os títulos formam uma parte importante da primeira impressão do visitante. Por isso, é importante testar e saber o que ressoa melhor com seus visitantes.

Os títulos são a primeira coisa que seus visitantes lêem quando acessam seu site a partir de SERPs. Você tem apenas 8 segundos para impressioná-los, então não deixe de pensar em um título atraente.

Não há fórmula mágica para isso, mas há algumas diretrizes que você deve seguir.

Considere a famosa regra 50/50 dos títulos: gaste metade do tempo total necessário para escrever conteúdo persuasivo no título.

Pense no que você quer contar aos seus visitantes:

  • O que os visitantes querem ouvir de você?
  • Como você pode convencê-los a ler o resto do seu conteúdo e orientá-los a realizar a ação desejada?
  • O que é tendência no seu setor de negócios atualmente?

A chave é fornecer aos visitantes uma recompensa pela leitura do seu conteúdo. Não basta vender, vender e vender. Você está falando com pessoas, não com máquinas!

A abordagem dos quatro “Us” para escrever títulos atraentes. Cabeçalhos e subtítulos devem:

  • Passar adiante a ideia de que o principal benefício é: Único.
  • Ser Útil para os visitantes.
  • Proporcionar uma sensação de Urgência.
  • Executar todos os itens acima de uma maneira Uber-Específico.

Seus títulos também devem incluir palavras-chave relevantes para o conteúdo do corpo do texto, por isso, inclua-as.

Exemplo: a empresa 37signals aumentou as conversões online e receita do produto ‘Highrise’ em 50% através do título:

“Avaliação gratuita de 30 dias em todas as contas”.

A lição disso é que é essencial ter um título persuasivo com uma proposta de valor exclusiva.

exemplo-conversao-de-sites

Fonte: KISSmetrics / Neil Patel

Antes disso, a empresa tinha como título “Inicie uma conta no Highrise”. Este título não transmite qualquer benefício para os visitantes e não fornece qualquer razão pela qual eles devem se inscrever.

Considere adicionar “avaliação gratuita” ou “Salvar X%” em seu título e inclua o benefício exclusivo que seu produto oferece. O mais importante é testá-lo para ver se funciona para o seu negócio.

4. Reformule e teste os projetos de call to action (CTA)

Os tipos e formatos de CTA têm uma tendência de se tornarem obsoletos, especialmente quando são utilizados de tempos em tempos em diferentes ativos de marketing.

Pense nisso, se você se deparar com o mesmo design de CTA toda vez que visitar um site, provavelmente não irá clicar nele.

Se você estiver utilizando o mesmo design de CTA para suas diversas ofertas, ele poderá se tornar obsoleto rapidamente. Ofertas usadas demais não atraem mais os olhos dos visitantes e não cativam mais seus corações.

Como um visitante que viu repetidamente o mesmo design de CTA, seus olhos acabam passando por cima dele.

Portanto, é extremamente importante atualizar regularmente o design do seu CTA. Da próxima vez que você vir as taxas de cliques gotejando, gaste algum tempo para reformular o criativo dos seus botões de CTA.

Aqui estão alguns exemplos de boas CTAs:

  • Altere “Inscreva-se” por “Obtenha sua conta gratuita” – a primeira pede simplesmente para se inscrever e esta última lhe diz o que você vai aproveitar.
  • Mude “Assista ao vídeo” para “Faça um tour de 2 minutos” – a primeira CTA não fornece nenhuma informação, mas a segunda não apenas informa sobre o que é o vídeo, mas também indica quanto tempo o vídeo tem.
  • Altere “Adicionar ao carrinho de compras” para “Comprar o serviço agora” – a primeira CTA não é tentadora. Ela não fornece nenhum incentivo para clicar nesse botão enquanto a outra enfatiza a ação. Ela diz: “agora você verificou tudo, leu os comentários… vá e pegue”. A segunda seguramente chama mais atenção.

5. Crie formulários fáceis de enviar e curtos

Especialistas em como fazer otimização de sites recomendam manter em seus formulários apenas os os campos essenciais.

Quantas vezes você estava pronto para se inscrever em algo e tinha mais de 25 campos que você precisava  preencher? A maioria de nós abandona na hora esses sites.

É muito importante respeitar o tempo do visitante. Se você persuadiu o visitante a se inscrever, é importante que ele não desista porque seu formulário é muito longo.

Ao otimizar seus formulários online para conversões, considere as seguintes dicas:

  • Adicione apenas um campo se você precisar disso de forma positiva e real. Quanto mais longo for o formulário, menor a probabilidade de um visitante o preencher. Solicite o mínimo, apenas o essencial. Se você não conseguir justificar o porquê precisa de informações específicas, não solicite-as.
  • O formulário deve aparecer no topo da página. Temos visto muitos sites em que os formulários são colocados abaixo da dobra (na parte inferior da página). Isso significa que o visitante nem vê o formulário depois que a página é carregada. O formulário é o ponto em seu site onde a ação é tomada, portanto, coloque-o em lugar de destaque. Você deve garantir que ele esteja visível no momento em que os visitantes chegarem na página.
  • Evite usar o CAPTCHA em seus formulários se as inscrições de SPAM não forem um problema para você e você puder evitá-lo.

Testando o número de campos de formulário

A maioria dos especialistas em conversão recomenda simplificar os formulários e torná-los mais claros. Às vezes, ter mais campos no formulário pode impulsionar sua taxa de conversão.

Normalmente, no entanto, menos campos geram mais conversões – isso depende essencialmente do seu formulário online. O ponto é: não confie em uma regra, teste e verifique você mesmo.

6. Teste e otimize os anúncios do seu site:

Se você depende de publicidade para uma parte de sua receita online, teste e otimize os tipos e formatos de anúncio de seu site.

A mesma lógica pode ser aplicada caso você tenha um blog e costume divulgar materiais ricos nele, como ebooks, ou ofertas em geral.

Se você tem muitos anúncios ou eles são mal projetados, você está definitivamente incomodando seus visitantes.

Em vez de banners, use anúncios de texto

Poucas pessoas hoje se dão ao trabalho de clicar em banners. Em vez disso, teste o uso de anúncios de texto mais contextuais e incorporados ao texto de suas página.

Anúncios em background

Anúncios de background completo estão se tornando altamente populares e comuns. Eles funcionam extremamente bem, se forem criados de forma inovadora. Você pode cobrar um bom valor por eles também.

7. Seja Social

Ignorar mídia social é o mesmo que ignorar o atendimento ao cliente. Muitos negócios online ficam estagnados quando não utilizam efetivamente as mídias sociais.

Você certamente não precisa usar todas. Selecione algumas plataformas que são mais relevantes para o seu público-alvo para dar o pontapé inicial.

O fator mais importante a lembrar é não ser chato. Tente unir sua estratégia de mídia social a duas coisas: sua empresa e o perfil demográfico do seu canal de mídia social.

  • Se os seus produtos ou serviços forem complexos, o vídeo é uma boa abordagem a considerar. O Google+ e o YouTube são os melhores para conteúdo de vídeo.
  • O Pinterest é uma plataforma de imagens, por isso, se você tiver fotos bonitas e atraentes de seus produtos, considere o uso do Pinterest e do Instagram.
  • O Facebook é a rede de mídia social mais poderosa do mundo, então você definitivamente não deve ignorá-la. Você pode usá-lo como seu canal de atendimento ao cliente.

Você precisará adequar sua estratégia do Facebook a sua própria organização, mas deve interagir com seus consumidores pelo menos uma vez por dia.

À medida que a presença social aumenta, muitas empresas também experimentam e aumentam a receita.

Mãos à obra (ou melhor, a otimização!)

É hora de trabalhar!

Comece a implementar algumas dessas 7 ideias de como fazer otimização de sites para melhorar suas vendas online e a geração de leads qualificados.

Depois de implementar as estratégias acima, você definitivamente deve ver um aumento no crescimento do seu negócio.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER