fbpx

O que é taxa de rejeição no Google Analytics e como reduzi-la

Otimização de sites SEO

Aproveite essa comodidade. Aperte o play e ouça a narração profissional deste artigo.

A taxa de rejeição é a quantidade de usuários, geralmente, expressa em porcentagem, que entram em um site e saem sem continuar para uma segunda nova página.

Em uma estratégia de marketing digital é importante fazer uma análise cuidadosa das métricas para aperfeiçoar constantemente suas ações. E uma das coisas que muita gente ainda tem dificuldade para entender é o que é a taxa de rejeição no Google Analytics de fato e como reduzi-la

Além da taxa de rejeição, existem outras métricas no Google Analytics que ajudam a analisar o desempenho do seu site e de suas landing pages. Por isso, ter essa ferramenta atrelada ao seu site é essencial.

Uma taxa de rejeição alta é um dos grandes dificultadores do aumento da taxa de conversão

Isso porque se muitos usuários estão saindo rápido da página que acessam, você não tem a chance de convertê-los em leads e, futuramente, clientes. 

Continue lendo e entenda o que é a taxa de rejeição no Google Analytics e como você pode diminuí-la.

O que é a taxa de rejeição?

A taxa de rejeição é a quantidade de usuários, geralmente, expressa em porcentagem, que entram em um site e saem sem continuar para uma segunda nova página.

Quando a taxa de rejeição tem um valor elevado quer dizer que o usuário não se sentiu convencido ou apenas não quis no momento responder a sua chamada para ação — seja deixar seu contato, baixar um e-book ou comprar sua oferta do dia. 

O usuário pode deixar um site das seguintes formas:

  • digitando um link para outro site;
  • clicando no botão voltar para a página em que estava anteriormente;
  • fechando a janela em que está;
  • clicando em um link para outro site.

Agora que você sabe o que é taxa de rejeição no Google Analytics, confira algumas dicas de como melhorar essa métrica no seu site.

7 táticas para reduzir a taxa de rejeição

Antes de executar alguma ação para reduzir a taxa de rejeição, é preciso saber a taxa de rejeição atual das principais páginas do site.

Para isso, vamos usar o Google Analytics como meio, já que é a ferramenta mais usada nesta análise.

Para extrair essas informações, clique no menu Comportamento » Conteúdo do site » Páginas de destino.

Na coluna ‘Taxa de rejeição’ (Bounce Rate), clique em cima do nome para organizar a visualização de forma que as páginas com maior rejeição apareçam primeiro.

Dessa forma, você já conhece as páginas que recebem muitas entradas, mas que não conseguem reter o visitante.

Continue lendo e aprenda sete dicas para melhorar o desempenho e reduzir sua taxa de rejeição no Google Analytics.

1. Ofereça uma experiência de navegação positiva

Um site é feito para divulgar o negócio de uma empresa, mas não basta pensar apenas nos objetivos comerciais. A experiência do usuário também é parte importante dessa equação.

Por isso, seu site precisa ser fácil de navegar independentemente do dispositivo — smartphone, tablet ou computador.

O visual do site também deve conversar com a identidade visual da sua marca e ter chamadas e botões de conversão em pontos estratégicos. 

Diminuir a taxa de rejeição vai exigir um empenho constante em melhorar a experiência dos usuários, investindo na estrutura do site. 

2. Estudo o posicionamento dos botões de CTA

Call to action ou CTA são as chamadas para ação das páginas, ou seja, são os convites para o usuário realizar uma ação dentro de um site ou de uma landing page.

Por isso, é importante que o topo da página, primeira parte que o usuário visualiza, seja bem planejado e tenha um CTA atrativo para que o usuário continue navegando pelo site. 

Nessa parte, deve ficar claro o que a empresa vende, acompanhado de um botão para clique

Pense para onde deseja que o usuário vá a partir das páginas mais estratégicas do site e estruture não só o topo, mas outros pontos estratégicos que podem conter chamadas de conversão.

3. Analise a velocidade de carregamento do site

Um dos fatores que aumentam a taxa de rejeição no Google Analytics é quando a página demora para carregar. Acredite: o usuário não espera um segundo sequer.

Para eliminar esse problema e reduzir a taxa de rejeição, analise o desempenho do seu site em ferramentas como o Pingdom e o Google Page Speed.

Um estudo da Strangeloop apontou que um segundo de atraso no carregamento de uma página pode:

  • reduzir as vendas em 7%; 
  • resultar em menos 11% de visualizações de página (pageviews);
  • diminuir em 16% a satisfação do cliente. 

Algumas melhorias possíveis é ter um serviço de hospedagem melhor, otimizar o tamanho das imagens do site, incluir um cache mais eficiente, entre outros. 

4. Faça testes A/B  para landing pages

As landing pages são chamadas de páginas de capturas e são muito usadas nas estratégias de inbound marketing para captação de leads.

Por isso, é importante garantir que elas tenham o melhor desempenho possível e a melhor forma de fazer isso é usando o teste A/B.

De maneira resumida, esse tipo de teste serve para testar layouts e textos de chamada para ação diferentes para ver qual deles tem uma melhor resposta do usuário. 

Imagens, tipo de frase, cores, entre outros fatores podem influenciar no apelo da página. Então, pense em formas diferentes de atrair seu público-alvo e teste para diminuir a taxa de rejeição desse tipo de página. 

5. Invista em recursos audiovisuais

O conteúdo em áudio e vídeo é extremamente atraente e são estratégias eficientes para reduzir a taxa de rejeição de uma página.

Animações, áudio, músicas, narrações são algumas formas de aproveitar esse recurso e chamar a atenção do usuário para o objetivo da página.

Não tem um profissional com experiência em edição? Busque um profissional freelancer para ser parceiro nos projetos estratégicos.

6. Inclua depoimentos de clientes nas páginas

Antes de tomar uma decisão, a maioria dos usuários pesquisa a opinião de outras pessoas com o produto, empresa ou serviço no qual que estão interessados.

Então peça depoimentos para seus clientes atuais e inclua em páginas como a home, a página de serviços, a de orçamentos, entre outras do site.

Use um layout atrativo como o carrossel e adicione fotos para dar cara para as histórias.

Leia mais: Como fazer storytelling: 11 técnicas para uma história de marca incrível.

7. Use áudio post no conteúdo

O áudio é outro recurso que você pode usar para melhorar o engajamento com os conteúdos do seu blog ou site e diminuir a taxa de rejeição. Além de completar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Os áudio posts tornam seu conteúdo mais prático de ser consumido, pois os usuários podem acessá-lo enquanto andam na rua ou estão dirigindo, por exemplo. 

Dessa forma você engaja mais seus visitantes e tem a chance de conduzi-los para outras páginas do site ou convertê-los em leads, colocando ‘chamadas para ação’ estratégicas.

Esperamos que este artigo tenha lhe dado boas dicas para reduzir a taxa de rejeição em seu site e aumentar suas conversões.

O trabalho para melhorar a taxa de rejeição é contínuo e você deve monitorar sempre os dados no Google Analytics. 

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER