fbpx

O que é storytelling no marketing: tendências e como utilizar essa técnica no seu blog

o-que-e-storytelling-marketing

Que tal escutar o artigo na íntegra ao invés de ler? É só apertar o play abaixo:

Ter uma boa estratégia de comunicação e marketing é tão importante quanto ter um produto de qualidade.

A democratização e fácil acesso à internet permite que todas as pessoas e empresas desenvolvam estratégias de marketing online.

Isso significa que nem sempre os melhores profissionais, produtos e soluções são os que têm mais sucesso e sim aqueles que vendem melhor o seu peixe.

Existem diversas técnicas disponíveis nessa área para garantir a melhor eficácia na entrega da mensagem da empresa e, neste artigo, falaremos sobre storytelling. Você sabe o que é storytelling no marketing?

Contar histórias é uma das técnicas de marketing mais eficientes, prática conhecida como fazer storytelling. 

Selecionamos algumas informações importantes sobre o que é storytelling no marketing, tendências atuais usadas por empresas e como você pode usar essa técnica no seu plano de marketing digital.

Veja só!

O que é storytelling no marketing?

Assim como outras metodologias de comunicação e marketing, o storytelling foi batizado com um termo em inglês.

E o que significa storytelling no marketing então?

Storytelling significa contar histórias ou desenvolver uma narrativa. Portanto, podemos afirmar que a técnica de storytelling consiste na arte de comunicar uma ideia, um evento ou uma mensagem ao contar uma história.

Isso pode ser feito através de palavras, imagens, sons ou qualquer outro recurso de comunicação compreendido pelo seu público.

A intenção com a história é que o emissor — ou seja, a empresa — crie uma conexão mais direta, forte e eficiente com sua audiência.

Por que ele é importante para o marketing digital?

É possível que neste momento você esteja pensando: “Ok, contar histórias pode até fazer sentido em uma estratégia de marketing, mas por que eu devo fazer isso na minha empresa?”.

A resposta é simples: porque as pessoas têm uma tendência maior de memorizar histórias em vez de números!

O cérebro humano armazena melhor histórias do que dados. Pense bem: quando foi a última vez que você guardou uma mensagem transmitida em uma palestra, por exemplo?

Muito provavelmente não foi uma informação baseada em números ou dados, mas uma história contada pelo palestrante para ilustrar o conteúdo que estava sendo transmitido.

A arte de contar histórias ativa as áreas do cérebro associadas à visão, ao gosto, ao som e ao movimento. As técnicas de storytelling são, portanto, eficientes para uma estratégia de marketing.

Isso acontece porque são essas as áreas do cérebro que têm o poder de influenciar a tomada de decisão do consumidor por um produto em detrimento de outro. Mesmo que os dois tenham a capacidade de solucionar o problema.

Exemplo prático do que é storytelling no marketing

Por exemplo: se você tem problemas para educar um cão ou gato recém-adotado, é fato que você vai buscar uma solução na internet.

Nesse contexto, há uma probabilidade muito maior de você se identificar mais com a história de alguém que tenha o mesmo problema do que com uma penca de números e dados sobre o tema.

Essa diferença se explica pela abordagem das duas formas de comunicar a mesma coisa. 

Pensando em uma campanha de marketing, enquanto de um lado os números chamam sua atenção para o contexto da empresa, é a história que humaniza aquele produto ou serviço, aproximando muito mais a marca do consumidor.

Tendências de storytelling no marketing digital

Os consumidores de hoje e tomadores de decisões de negócios estão se tornando cada vez menos suscetíveis à promessas de vendas e banners publicitários. 

Agora, mais do que nunca, as pessoas se esforçam para investir na narrativa ou na história de uma marca. 

De fato, um estudo recente sugere que, ao contar sua história de marca, as empresas têm o poder de aumentar o valor de um produto ou serviço em mais de 20 vezes.

Para conseguir isso, as empresas precisam de liderança clara com uma visão inovadora e intuitiva.

As necessidades dos clientes mudam o tempo todo e seus comportamentos também, o que significa que os líderes e suas equipes precisam estar cientes do mercado, adaptáveis ​​e ágeis em sua abordagem do marketing da sua marca para os consumidores.

Vídeo, realidade virtual, mídia social e outros recursos –  há uma série de meios pelos quais uma marca pode contar sua história e muitas maneiras de fazê-lo. 

Vamos explorar a seguir como os líderes de marketing podem ajudar a garantir que suas equipes estejam contando uma história de marca atraente que ajuda a envolver e influenciar os clientes.

Storytelling baseado em dados

Até o fim de 2020, 1,7 megabytes de dados serão criados a cada segundo, para cada pessoa na Terra. Aproveitar a quantidade colossal de dados digitais disponíveis para criar histórias altamente visuais, envolventes e direcionadas vai ser incrivelmente eficiente para marcas e empresas neste ano e nos próximos.

O cérebro humano processa imagens até 60.000 vezes mais rapidamente do que o texto e, ao usar dados para criar histórias visualmente impressionantes, as marcas poderão chamar a atenção, fornecer soluções detalhadas para os problemas e eliminar a quantidade de ruído online. 

Um exemplo de storytelling no marketing de uma narrativa com base em dados visualmente impressionante vem do Google Trends.

Durante a campanha de Lookback, o Google Trends reuniu seus dados de pesquisa mais valiosos do ano anterior e usou-o para criar um vídeo como uma camada adicional à narrativa. 

Como resultado dessa abordagem analítica, a marca cumpriu sua promessa de oferecer aos profissionais de marketing um meio de entender como aproveitar o espírito da época para lançar campanhas publicitárias mais eficazes.

Com 115.174.693 visualizações e contando, o Google Trends chamou a atenção de um grande grupo demográfico e contou uma história que envolveu os consumidores em escala global.

Os dados são fundamentais para desenvolver um bom conteúdo e, finalmente, contar uma história que ressoa. 

Nem sempre é necessário contar as palavras para contar uma história e os líderes que podem ajudar a direcionar suas equipes para obter insights dos dados podem ajudar a contar uma história única à medida que a demanda por conteúdo interativo ganha terreno.

Storytelling com mini-anúncios

Com a publicidade tradicional lutando no cenário digital atual, as empresas precisam considerar formas novas e criativas de se conectar com os consumidores e transmitir sua mensagem como parte de sua estratégia digital.

Como um meio visual que produz ótimos resultados, o vídeo continua a crescer entre as equipes de marketing como uma maneira de incluir o storytelling no marketing de uma marca ou produto. 

Tanto é assim que as empresas que usam ativamente o vídeo se beneficiam de 41% mais tráfego na web do que as que não usam.

O vídeo, um meio visual que produz ótimos resultados,  continua a crescer entre as equipes de marketing como uma maneira de contar a história de uma marca ou produto. 

No entanto, à medida que as pessoas se tornam cansadas, os períodos de atenção ficam cada vez mais curtos. Tendo entendido essa nova onda de comportamento, o Facebook anunciou sua intenção de lançar anúncios de seis segundos que permitirão que marcas e empresas contem uma história condensada para seu público-alvo – o Mini-anúncio

Saltando nesta tendência, o YouTube lançou o seu ‘Six-Second Story Challenge’, uma iniciativa que gerou uma série de resultados incrivelmente inventivos:

Esses novos anúncios de seis segundos não só têm o poder de dar vida a uma história da marca, como também atingirão um público sobrecarregado de conteúdo, impulsionando o engajamento.

Gestores de marketing devem conhecer as tendências mais recentes e encorajar a experimentação da sua equipe para avaliar novos formatos de storytelling no marketing que podem ser adicionados à estratégia da empresa. 

É muito importante lembrar que nem todas as tendências têm relevância para seu público, então escolha com sabedoria e capacite sua equipe para tomar decisões com base em conhecimento e pesquisa.

Storytelling liderado pelo cliente

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, os consumidores têm muitas plataformas para compartilhar seus pensamentos e opiniões. 

Com 92% das pessoas admitindo confiar mais em seus colegas do que em um anúncio tradicional, gestores de marketing precisam garantir que sua marca forneça aos clientes ou aos clientes de um cliente a oportunidade de dividir suas histórias.

Essa narrativa gerada por usuários ajudará a aumentar o engajamento, aumentar a confiança e expandir enormemente seu alcance. 

Isso pode ser feito de forma simples com a equipe fazendo um takeover day nas mídias sociais da marca, com divulgação de influenciadores de mercado ou convidando clientes influentes a escrever guest posts e depoimentos em seu blog ou site.

Um exemplo do que é storytelling no marketing com este tipo de narrativa centrada no cliente é da Airbnb.

Como uma empresa totalmente voltada para o cliente, em vez de contar sua versão, a empresa aproveita o poder da narrativa conduzida pelo cliente para dar às pessoas uma chance de criar suas próprias narrativas. 

A plataforma é chamada de ‘Histórias da Comunidade do Airbnb‘ e é altamente envolvente com uma mistura de várias histórias incríveis publicadas regularmente.

comunidade-airbnb-storytelling

O público da Airbnb é altamente envolvido por contar e conhecer novas histórias e lugares. Então, abrir um canal onde os clientes podem dividir suas experiências, só reforça ainda mais o encanto das pessoas por viajar e conhecer novos lugares. 

O que é um prato cheio para a empresa que hospeda pessoas nos quatro cantos do mundo!

Por isso, é fundamental entender bem seu público-alvo e se conectar com suas necessidades. 

A escuta social torna-se fundamental nessa conexão, pois não basta simplesmente ter onde falar, a marca precisa ter alguém para ouvir/ler essas necessidades que o público demonstra.

Storytelling filantrópico

O mundo tem se encantado mais por marcas que valorizam uma postura ética, que se preocupem com os seus funcionários, clientes, meio ambiente, consumo sustentável, ações humanitárias etc. 

E entendendo o que os consumidores de hoje estão procurando, você poderá criar sua mensagem de acordo com isso. 

Se esse é o seu caso, é fundamental deixar bastante claro e à mostra porque isso vai fazer as pessoas gostarem mais da sua marca.

De acordo com a Adobe e a Goldsmiths, 75% dos líderes de marketing não estão conseguindo entender o comportamento do consumidor, levando a um impacto significativo no desempenho dos negócios. 

Um exemplo primoroso de narrativa ética de marca, o tipo que conversa com uma geração mais jovem, mais aventureira e cada vez com mais consciência ambiental é a Patagonia

Esclarecendo a declaração de missão, “Construa o melhor produto, não cause danos desnecessários, use os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental”, a marca de atividades ao ar livre e aventura concentra-se em mostrar seus esforços por meio de campanhas de marketing.

Através de sua iniciativa “Worn Wear”, contratou 45 costureiros em tempo integral para consertar roupas da Patagonia que precisam de algum ajuste. 

Juntamente com o poder de trabalho, a campanha de vídeo “The Stories We Wear” destaca o fato de que as pessoas que usam a marca demonstram a resistência do produto que produzem, bem como o apego que têm a essas roupas.

Essa abordagem inteligente e eficaz não apenas é incrivelmente relevante, mas também pode ser usada para ajudar a orientar suas campanhas de storytelling no marketing digital na direção certa.

É fundamental que o departamento de marketing esteja por dentro de tudo o que a empresa está fazendo, desde novos desenvolvimentos até possíveis parcerias e ações de caridade para conseguir comunicar isso ao seu o público e gerar uma percepção positiva.

Ao pesquisar fatos importantes da empresa e manter-se informado, você poderá fornecer insights e detalhes que podem oferecer transparência durante as campanhas. Alguns desses novos desenvolvimentos e melhorias éticas podem se tornar a peça central.

Storytelling imersivo

Os especialistas sugerem que mais de 200 milhões de headsets de realidade virtual serão vendidos até 2020. 

Com a realidade aumentada se tornando uma opção cada vez mais viável para as empresas se conectarem com seu público, ela está se tornando uma ferramenta interessante para as marcas transmitirem suas mensagens, manter as pessoas envolvidas e encantá-las.

Seguindo o inquestionável sucesso do Pokemon Go (um aplicativo de realidade aumentada baixado por mais de 11 milhões de usuários só na Google Play do Brasil), a IBM lançou um aplicativo de realidade virtual em conjunto com o The New York Times. 

Este aplicativo de realidade aumentada é inspirado no filme temático da NASA, produzido pela Fox, ‘Estrelas Além do Tempo’ e permitirá aos usuários mergulhar em um museu virtual e descobrir pessoas menos conhecidas da história – um desenvolvimento que irá inspirar, engajar e educar em um novo nível.

app-ibm-storytelling

Atrair uma pessoa e imergi-la em uma experiência sensorial que forma o centro da história da sua marca, pode criar uma conexão significativa com seu público como nunca antes.

Contar histórias conecta as pessoas a uma realidade conveniente para as marcas através da identificação e espelhamento.

Utilizar recursos que envolvem o cliente resulta em campanhas mais criativas, traz reconhecimento para a marca à medida que ela inova sempre na comunicação e eleva o nível do relacionamento com o cliente, que consegue se identificar com as histórias contadas.

À medida que essa forma de storytelling se desenvolve no marketing digital, surgem uma série de inovações focadas no estímulo da relação com o cliente, através das experiências que o atraem cada vez mais para a marca.

Como utilizar o storytelling no seu blog?

Entender o que é storytelling no marketing é muito importante para uma estratégia eficiente de comunicação, pois essa é uma metodologia que pode ser aplicada em diversas áreas.

No contexto do marketing digital, é na produção de conteúdo que ela mais se mostra como uma boa alternativa.

Se estamos falando de produção de conteúdo, é evidente que nosso foco central será na manutenção do blog da sua empresa. Mesmo porque, será ele o responsável pela aquisição de uma parte do tráfego oriundo das cerca de 700 mil buscas que ocorrem a cada minuto no Google.

Para auxiliar você nessa jornada, separamos abaixo cinco dicas de eficácia comprovada da aplicação de técnicas de storytelling no marketing de conteúdo. 

1. Crie títulos atraentes

Nenhuma história será conhecida se você não conseguir prender a atenção da pessoa ao longo do texto. Em textos, podemos comparar o título à uma embalagem de um produto.

O primeiro passo para atingir esse objetivo é se esforçar para criar títulos criativos que chamem mais atenção do usuário e, claro, que estejam realmente conectados com o conteúdo do texto – ou seja, não use iscas falsas em seus títulos.

Assim, há uma chance maior dele acessar a sua história e se manter engajado por mais tempo com o conteúdo.

2. Seja único e autêntico

Não há melhor forma de fortalecer uma marca na internet que não seja criando conteúdo. 

No entanto, é importante lembrar que, para ser eficaz nesse objetivo, o conteúdo precisa ter valor e ser único.

É isso que vai garantir ao consumidor que você não está tentando enganá-lo com aquela história.

Muita gente sabe o que é storytelling no marketing, mas não tem os cuidados necessários ao aplicá-lo. É preciso ser autêntico na sua estratégia de storytelling.

Uma história contada de forma honesta sob o ponto de vista de quem a viveu tem uma percepção muito melhor pelo leitor. Quando são fornecidas informações falsas, a experiência do usuário fica comprometida e não há geração de valor, conexão e empatia.

3. Use dados para embasar seu storytelling

É fato: o cérebro humano tem uma facilidade muito maior de reter histórias em detrimento de dados. Mas isso não quer dizer, entretanto, que você não pode unir os dois para tornar sua narrativa ainda mais convincente.

Acredite ou não, técnicas de storytelling com dados também funciona, afinal, histórias baseadas em números têm maior capacidade de gerar confiança no consumidor porque aumentam a veracidade do que está sendo contado

4. Tenha um objetivo mensurável

Por fim, é importante mencionar uma dica que vale para qualquer estratégia de marketing digital: toda ação precisa de uma meta clara que pretende ser atingida. Se ela não puder ser mensurada, não faz sentido que seja considerada como meta.

Quando pensar no objetivo que deseja atingir com as ações baseadas nas técnicas de storytelling, tenha em mente que é preciso definir as métricas que serão usadas para mensurar a eficácia da iniciativa.

Assim você será capaz de entender se as histórias publicadas estão auxiliando na geração de leads e em melhores resultados para o negócio.

infografico-storytelling-marketing

A comunicação é uma área em constante evolução. Para ter sucesso com as ações de marketing é fundamental compreender cada nova metodologia ou cada nova aplicação de métodos já existentes.

Somos todos contadores de histórias, e você, junto da sua equipe, será capaz de gerar narrativas incríveis e altamente persuasivas seguindo as dicas desse artigo. Entender o que é storytelling no marketing é apenas o primeiro passo dessa jornada.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER