fbpx

O que é mobile first indexing: como funciona e afeta o SEO?

como-usar-search-console

Temos ouvido muito sobre o que é mobile first indexing recentemente, como o mais recente desenvolvimento dos esforços contínuos do Google para tornar a web mais otimizada para dispositivos móveis e refletir as tendências de comportamento do usuário.

Não deixe de entender o mobile first indexing por falta de tempo ou disposição! Aperte o play e ouça o artigo na íntegra.

Mas também há muita confusão sobre o que o indexing significa para o proprietário médio de empresa. Você tem que mudar alguma coisa? Tudo? Se o seu site é compatível com dispositivos móveis, isso será bom o suficiente?

Neste post, veremos o básico sobre o que significa “mobile first indexing” e o que você pode precisar fazer a respeito.

Também responderei a algumas perguntas frequentes sobre indexação em dispositivos móveis e o que isso significa para esforços em SEO.

O que é mobile first indexing?

Mobile first indexing é exatamente o que parece. Significa apenas que a versão para celular do seu site se torna o ponto de partida para que o Google o inclua em seu index e a linha de base para como eles determinam as classificações.

Se você monitorar o tráfego do crawlbot em seu site, poderá ver um aumento no tráfego do  Smartphone Googlebot e as versões em cache das páginas geralmente serão a versão para celular.

É chamado de “mobile first” porque não é um índice somente para celular. Por exemplo, se um site não tiver uma versão otimizada para celular, o site para computador ainda poderá ser incluído no index.

No entanto, a falta de uma experiência otimizada para dispositivos móveis pode ter um impacto negativo nos rankings deste site. E um site com uma experiência móvel melhor pode receber um aumento de classificação até mesmo para pesquisas no computador.

Você também pode pensar na frase “mobile-first” como uma referência ao fato de que a versão para celular será considerada a versão principal de seu site.

Portanto, se suas versões para dispositivos móveis e computadores são equivalentes – por exemplo, se você otimizou seu conteúdo para dispositivos móveis e/ou usa design responsivo – essa alteração não deve (em teoria) ter impacto significativo em termos de desempenho do seu site nos resultados de pesquisas.

No entanto, isso representa uma mudança fundamental na maneira como o Google está pensando sobre o conteúdo do seu site e como priorizar o rastreamento e a indexação.

Lembre-se de que, até agora, o site para computador era considerado a versão principal (semelhante a um URL canônico) e o site para dispositivos móveis era tratado como uma versão “alternativa” para um caso de uso específico.

É por isso que o Google incentivou os webmasters com um site para dispositivos móveis separado a implementar tags de painel de controle (que indicavam a existência de uma versão de URL para dispositivos móveis com uma tag rel=alternate especial).

O Google pode nem mesmo fazer o esforço de rastrear e armazenar em cache as versões para dispositivos móveis de todas essas páginas, pois elas poderiam simplesmente exibir essa URL para celular para os usuários de dispositivos móveis.

Essa visão da versão para desktop como a principal significava na prática que o site para desktop seria priorizado por equipes de marketing/SEOs e era tratado como a versão mais abrangente de um site, com conteúdo completo, marcação de dados estruturados, a maioria dos backlinks, etc.

Enquanto a versão móvel podia ter conteúdo mais leve e/ou não incluir o mesmo nível de marcação e estrutura e quase certamente não receber a maior parte dos backlinks e atenção externa.

O que devo fazer sobre mobile first indexing?

A primeira coisa a saber é que não há necessidade de pânico.

Até agora, essa mudança está apenas nos primeiros estágios de teste. E está sendo implementada muito gradualmente apenas em sites que o Google considera “prontos” o suficiente para que essa alteração tenha um impacto mínimo.

De acordo com as orientações mais recentes do Google sobre o tópico, se o seu site ou blog for responsivo ou idêntico em suas versões para computadores e dispositivos móveis, talvez você não precise fazer nada diferente (supondo que esteja satisfeito com sua classificação atual!).

Dito isso, mesmo com um site totalmente responsivo, você deve garantir que:

  • a velocidade e o tempo de carregamento da página para dispositivos móveis sejam priorizados;
  • que as imagens e outros elementos (potencialmente) dinâmicos sejam otimizados corretamente para a experiência móvel.

Observe que, com o mobile first indexing, o conteúdo que é recolhido ou oculto nas guias, devido a limitações de espaço, não será tratado de maneira diferente do conteúdo visível. Pois esse tipo de gerenciamento já é uma prática recomendada para dispositivos móveis.

Se você tiver um site para celular separado, verifique o seguinte:

  • Conteúdo: certifique-se de que sua versão para celular tenha todo o conteúdo valioso e de alta qualidade existente em seu site para computador. Isso pode incluir texto, vídeos e imagens. Verifique se os formatos usados ​​na versão para dispositivos móveis são rastreáveis ​​e indexáveis ​​(incluindo os textos alternativos para imagens).
  • Dados estruturados: você deve incluir a mesma marcação de dados estruturados nas versões para dispositivos móveis e desktop do site. As URLs mostradas em dados estruturados de páginas para celular devem ser a versão para celular da URL. Evite adicionar dados estruturados desnecessários, se não for relevante para o conteúdo específico de uma página.
  • Metadados: garanta que os títulos e meta descrições sejam equivalentes nas duas versões de todas as páginas. Tenha em atenção que a orientação oficial diz “equivalente” em vez de “idêntico”. Você poderá ainda otimizar os seus títulos para celular para obter contagens mais curtas, mas certifique-se de que as mesmas informações e palavras-chave relevantes estão incluídas.
  • Hreflang: se você usar rel=hreflang para internacionalização, as anotações hreflang dos seus URLs para dispositivos móveis devem apontar para a versão para celular de seu país ou variantes de idioma. E as URLs para computadores devem apontar para as versões para computador.
  • Metadados sociais: tags OpenGraph, cartões do Twitter e outros metadados sociais devem ser incluídos na versão para celular e na versão para desktop.
  • XML e Sitemaps de mídia: garanta que todos os links para sitemaps sejam acessíveis a partir da versão móvel do site. Isso também se aplica a diretivas de robôs (robots.txt e tags de meta-robôs na página) e, potencialmente, até mesmo a sinais de confiança, como links para sua página de política de privacidade.
  • Verificação do Search Console: se você tiver verificado apenas o seu site para computador no Google Search Console, não se esqueça de adicionar e verificar a versão para celular.
  • Indexação de aplicativos: se você tiver a indexação de aplicativos configurada para seu site para computador, convém verificar a versão para celular do site em relação aos arquivos de associação de aplicativos, etc.
  • Capacidade do servidor: certifique-se de que seus servidores suportem o aumento da taxa de rastreamento.
    (Isso se aplica apenas a sites com sua versão para celular em um host separado.)
  • Tags do painel de controle: se você tiver tags de painel de comunicações móveis implementadas, não será necessário alterar essa implementação. Estes devem permanecer como estão.

Perguntas comuns sobre mobile first indexing

1) O mobile first indexing está ativo e afeta meu site agora? Se não, quando é que vai estar?

O Google vem experimentando essa abordagem para indexar um pequeno número de sites, que foram selecionados com base na percepção de “prontidão”.

Um lançamento mais amplo provavelmente demorará muito e, em junho de 2017, Gary Illyes afirmou que provavelmente levará alguns anos até que “alcancemos um índice que seja apenas móvel primeiro”.

O Google também afirmou o seguinte no Blog de Webmasters, em um post datado de 18 de dezembro de 2017:

“Avaliamos sites de forma independente sobre sua prontidão para indexação em dispositivos móveis com base nos critérios acima e faremos a transição deles quando estiverem prontos. Esse processo já começou para um punhado de sites e está sendo monitorado de perto pela equipe de pesquisa.

Continuamos sendo cautelosos com o lançamento da primeira indexação móvel. Acreditamos que levar isso lentamente ajudará os webmasters a prepararem seus sites para usuários móveis e, por isso, atualmente não temos uma linha do tempo para quando ela será concluída.”

2) E se eu não tiver uma versão para celular do meu site?

Se você não tiver uma versão para celular do seu site e sua versão para computador não for compatível com dispositivos móveis, seu conteúdo ainda poderá ser indexado.

No entanto, você pode não classificar bem em comparação a sites otimizados para dispositivos móveis.

Isso pode afetar negativamente seus rankings gerais na pesquisa de computadores, bem como os resultados de pesquisa para dispositivos móveis, pois a experiência do usuário será menor do que a de outros sites (pois o rastreador será um rastreador “móvel”).

3) Isso mudará como devo veicular anúncios/conteúdo/etc. no meu site para celular?

Se a sua abordagem atual aos anúncios estiver criando uma experiência de usuário lenta ou ruim, você certamente precisará resolver isso.

Se você atualmente opta por ocultar parte do conteúdo do seu site para dispositivos móveis em guias para economizar espaço, isso não será um problema.

Esse conteúdo será tratado da mesma forma como se estivesse totalmente visível (desde que o conteúdo ainda seja rastreável/acessível).

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER