fbpx

O que é Google AMP: 8 coisas que você precisa saber

o-que-e-google-amp

A chegada do algoritmo do mecanismo de busca do Google para dispositivos móveis sacudiu a comunidade de SEO que ficou bastante entusiasmada com a novidade na época.

Quer saber o que é Google AMP e seus impactos na sua estratégia, mas está sem tempo para ler? Aperte o play e ouça o artigo na íntegra!

Agora quem está causando burburinho no mundo do SEO são as Accelerated Mobile Pages (AMP) do Google. Mas o que é Google AMP exatamente? Quem precisa implementá-lo e por quê? Quais são as possíveis armadilhas? E qual o papel do departamento de TI?

Vamos responder todas essas dúvidas a seguir. Continue lendo!

1. O que é a Google AMP?

A Google AMP (Accelerated Mobile Pages – Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis) é um projeto de código aberto feito para ajudar os editores da Web a criar conteúdo otimizado para dispositivos móveis que é carregado instantaneamente em todos os dispositivos.

“Queremos páginas da Web com tipos de conteúdos ricos, como vídeo, animações e gráficos, para trabalhar junto com anúncios inteligentes e para carregar instantaneamente”, escreveu o Google em uma postagem do seu blog.

“Também queremos que o mesmo código funcione em várias plataformas e dispositivos para que o conteúdo possa aparecer em qualquer lugar rapidamente, independente do tipo de telefone, tablet ou dispositivo móvel que você esteja usando.”

O objetivo do Google com a AMP é oferecer a melhor experiência mobile possível a seus usuários.

Rudy Galfi, gerente de produtos da AMP do Google, disse em uma recente conferência de marketing que o tempo médio de carregamento para o conteúdo codificado por AMP é de 0,7 segundos, de acordo com o SearchEngineLand.

Em comparação, o tempo médio de carregamento de páginas que não são AMP é de 22 segundos, ou “o tempo que você leva para deixar o site e nunca mais voltar”, disse Galfi.

Em 23 de fevereiro de 2016, o Google integrou oficialmente as páginas da Web com a tecnologia AMP aos seus resultados de pesquisa para dispositivos móveis.

As páginas codificadas por AMP aparecem em um “carrossel” de resultados de pesquisa para dispositivos móveis e apresentam um ícone que se parece com um raio, bem como o acrônimo “AMP”.

exemplo-amp-google

2. Como a Google AMP funciona?

A estrutura aberta de um site AMP em HTML pega carona nas tecnologias existentes na web, mas também permite que os proprietários de sites criem páginas “leves”, de acordo com o Google.

“AMP-HTML é simplesmente HTML5 com um conjunto de especificações (requisitos e restrições)”, disse Galfi ao SearchEngineLand.com. “A otimização é alimentada por JavaScript, o estilo pode ser personalizado via CSS3 e as páginas são armazenadas em cache.” O armazenamento em cache é fundamental para as AMPs.

Galfi explicou que o cache da Google AMP funciona de maneira semelhante a uma rede de distribuição de conteúdo (CDN), que é gratuito para qualquer um e que funciona no modelo ‘stale-while-revalidate’.

Esse modelo ajuda a garantir que o conteúdo seja sempre atualizado no cache. O processo pelo qual ele funciona é bastante simples: quando uma solicitação é feita, o cliente recebe a versão em cache enquanto o documento é solicitado novamente a partir de seu servidor original para ser atualizado no cache.

As AMPs são completamente separadas de um site mobile típico. Supondo que seu site tenha uma versão para desktop, uma versão para celular e uma versão para AMP, a versão para desktop será a versão preferencial e as versões para celular e AMP serão anotadas separadamente como alternativas.

Os editores de sites podem veicular seus próprios anúncios por meio das AMP, embora haja restrições quanto a tamanhos e veiculações. A maioria dos principais editores veicula anúncios por meio do DoubleClick for Publishers (DFP) ou OpenX, ambos compatíveis com AMP.

Leia também: O que é teste de performance de site? 7 ferramentas práticas.

3. Que tipos de sites devem usar AMP?

Inicialmente, a Google AMP é focado na área de notícias vindas dos sites de veículos de mídia.

No entanto, o AMP também é relevante para outros tipos de empresas, como as empresas de e-commerce, para as quais o carrossel de resultados do AMP e outros componentes são bem adequados.

A capacidade de desenvolver páginas de produtos baseadas em AMP deve criar um enorme incentivo comercial para que os sites adotem o padrão.

A Google AMP é uma parte extremamente importante de uma estratégia de marketing equilibrada, devido aos laços estreitos do projeto com os resultados dos mecanismos de pesquisa e as taxas de impressão de publicidade.

A adoção tem sido forte, dada a batalha pelos reais em anúncios para dispositivos móveis e o fato de o Google priorizar AMPs nos resultados das pesquisas. Isso significa que o Google está interessado em manter as pessoas em sua rede de anúncios. Por isso, é interessante ver se os anúncios são mais bem-sucedidos na Web para dispositivos móveis ou em aplicativos.

Como acontece com qualquer mudança evolutiva nos motores de busca, as empresas precisam prestar atenção às AMPs e ajustar-se. Com o tempo, isso se tornará um fator influente.

Assim como o Google recomenda sites responsivos para dispositivos móveis, esse é mais um passo nessa direção.

4. Por que o Google criou a AMP?

Os internautas querem resultados rápidos de busca. Isso significa que o Google quer dar aos usuários velocidade, porque eles têm uma concorrência séria no mundo de hoje.

E se eles podem oferecer velocidade superior para o conteúdo acessado por meio dos resultados de busca, eles manterão ou ganharão participação de mercado.

Além disso, o Google quer atrair e manter as pessoas na web móvel. A empresa tem cinco dos nove aplicativos mais instalados.

5. O que significa AMP para SEO?

A AMP não é diretamente um fator de classificação do mecanismo de busca e sites que adotam AMP para SEO não “obterão um grande aumento no ranking de buscas”, segundo Richard Gingras, diretor sênior de produtos sociais e de notícias do Google.

“Todos os outros sinais (ranking do mecanismo de busca) precisam ser satisfeitos também”, completa Gingras.

Se existirem dois artigos que, do ponto de vista da sinalização, tivessem a mesma pontuação em todas as outras características, mas não em termos de velocidade, então sim, a ênfase será para aquele com velocidade, porque é isso que os usuários acham conveniente.

As AMPs também podem influenciar indiretamente onde o Google coloca páginas nos resultados de pesquisa.

Se uma AMP receber mais cliques e menos rejeições porque é mais rápida ao carregar, o Google determina que a página é valiosa para os usuários. E é provável que ela obtenha um posicionamento mais alto nos resultados de pesquisa.

Sabemos que o Google está constantemente mudando as regras do que funciona melhor nas buscas.

O seu site é compatível com dispositivos móveis e é aprovado no teste de velocidade? Se não, seu negócio pode ser prejudicado pelos resultados da página do mecanismo de pesquisa.

Com o celular se tornando cada vez mais predominante em praticamente todos os aspectos da vida das pessoas e como a maioria delas usam o Google para encontrar praticamente tudo, a AMP será uma ferramenta essencial agora e garantirá bons rankings e descobertas na web.

O Google vai “punir” o conteúdo da web de carregamento lento em seus rankings. Então, mesmo que você faça tudo o que puder para melhorar o SEO, sem a AMP, você estará potencialmente apenas girando suas rodas sem sair do lugar.

Uma pesquisa da SEO Powersuite com 385 profissionais de SEO descobriu que 50% dos entrevistados esperam que a AMP “afete significativamente” seus rankings de resultados de pesquisa móvel.

Leia também: Qual a taxa de rejeição aceitável para um site? 70%? 50%?

6. Quais são as potenciais armadilhas da Google AMP?

Como qualquer mudança tecnológica significativa, a Google AMP vai levar algum tempo para se consolidar.

É mais difícil de implementar no começo, mas ferramentas, plug-ins e add-ons evoluem para torná-la quase automática.

Pense em onde o SEO estava há alguns anos. A codificação manual de metatags e outros elementos era normal. Agora, os plug-ins de SEO levam os usuários exatamente ao que devem fazer para melhorar o ranking, sem precisar conhecer a fundo SEO.

E um plug-in AMP para WordPress faz um ótimo trabalho e está evoluindo para tornar-se mais simples para todos.

A principal armadilha é entender as limitações da plataforma AMP. Um dos grandes motivos pelos quais a Google AMP é mais rápida é que ela restringe a forma como você pode codificar suas páginas de maneiras significativas.

Por exemplo, você tem que usar uma biblioteca JavaScript fornecida por AMP (se você usa JavaScript), o que é muito limitado no que ela pode fazer. Atualmente, você não pode implementar formulários a menos que você use iframes, e mesmo assim, eles devem estar abaixo da dobra.

É um pouco como voltar aos primórdios dos sites em HTML. Por isso, não permite que o seu design de marca mais sofisticado se adapte e nem fornece todas as funcionalidades que você está acostumado a ter em suas páginas.

Efetivamente, você está iniciando o design do seu site novamente, mas desta vez você torna a velocidade dele um dos dois ou três principais requisitos.

Outra desvantagem é que quando os leitores compartilham links para o conteúdo de AMP que clicaram em uma pesquisa do Google, os links apontam para as URLs do Google.com e não para os sites dos desenvolvedores de conteúdo, conforme aponta o artigo da Wired.com.

Essa mudança pode impactar negativamente o tráfego do site dos desenvolvedores de conteúdo. A AMP cria um desafio potencial no lado analítico, já que é impossível ter 100% de certeza de onde o conteúdo de um editor será carregado, bem como complicações na identificação de visitantes devido a restrições rígidas de cookies.

7. Qual papel o TI desempenha nas AMPs?

Código HTML e programação estão envolvidos em iniciativas de AMP, então o departamento de TI está diretamente envolvido.

A TI precisa trabalhar com outras pessoas para a criação e o planejamento de conteúdo, mas a implementação e a manutenção reais precisam ser feitas pela TI, seja dentro da empresa ou por uma empresa terceirizada contratada para fazer o trabalho.

A TI provavelmente desempenha um papel importante na adoção do padrão AMP porque há alguns pré-requisitos de bastidores em que eles precisarão ajudar.

Por exemplo, dependendo da configuração escolhida, um administrador do servidor pode precisar configurar subdomínios adicionais ou instalar certificados seguros.

Provavelmente haverá alguma coordenação com qualquer fornecedor de CDN. A maior parte do trabalho pode ser gerenciada por desenvolvedores de lá, mas definitivamente há um pouco de trabalho técnico envolvido.

8. A AMP é realmente o futuro da web para dispositivos móveis?

A AMP potencialmente tem grandes implicações para a web móvel, mas tudo depende se ela se tornará amplamente adotada como padrão.

A AMP pode ​​ter uma chance melhor de se tornar um padrão amplamente adotado, já que é menos proprietária do que alternativas, como o Facebook Instant Articles ou o Apple News.

Como resultado, os editores podem estar mais dispostos a desenvolver AMPs. Isso, combinado com os recursos que o Google investiu para promover as AMP como um novo padrão de dispositivos móveis, significa que ele deve ter uma evolução séria.

Acompanhando essa evolução da tecnologia mobile, o player do VOOOZER é compatível com AMP. Os profissionais de marketing que buscam inovar ao utilizar as novas tecnologias com o melhor ganho, podem contar com uma ferramenta de áudio 100% pronta para funcionar em sites AMP.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER