investimento em marketing

Saiba como realizar uma gestão de investimentos de marketing

A aplicação de recursos financeiros nas empresas é decisiva para seu desenvolvimento e falhas podem comprometê-lo severamente. Neste caso, a gestão de investimentos pode representar maior segurança e prosperidade para as corporações.

Quando há uma gestão eficaz, os investimentos ficam alinhados com os planos e, consequentemente, há maiores chances de lucros e menos chances de prejuízos.

Naturalmente, no instante de direcionar parte do orçamento de uma empresa com o marketing, o cenário apresenta grande diversidade. Afinal, é um setor amplo, que pode apresentar em sua base de investimentos fatores como os seguintes:

  • Recursos para automação;
  • Impressão;
  • Eventos promocionais;
  • Campanhas digitais;
  • Agências ou profissionais freelancers.

Se uma gestão eficaz de qualquer área da empresa é significativa para seu desenvolvimento sustentável, não seria diferente ao se tratar dos recursos financeiros empregados no marketing.

Um dos pontos que reforçam a necessidade de um controle efetivo é a competitividade do mercado, que torna-se cada vez mais evidente. Desta maneira, manter o setor em  constante evolução e equilíbrio é de grande importância.

Como o investimento é definido?

Seja em uma empresa de comunicação visual ou de qualquer outra área, para que os investimentos sejam estabelecidos de uma maneira clara, em muitos casos há necessidade de que previamente as metas sejam traçadas com precisão.

Sem dúvidas, há outros pilares nesse contexto, mas é válido citar que cada tipo de objetivo reúne suas particularidades em relação ao período exigido para o alcance e valores envolvidos.

Desta maneira, é interessante que os planos financeiros sejam elaborados juntamente com os estratégicos. Afinal, o marketing é decisivo para a consolidação das empresas e pelo destaque de seus serviços e produtos.

O alinhamento entre os profissionais responsáveis pelas finanças e os que lidam com as táticas de marketing deve prevalecer para preservar o equilíbrio e precisão das quantias levantadas.

A lucratividade deve ser sempre averiguada neste cenário, mas é preciso que o empreendedor tenha consequência que as projeções devem contar com investimentos e receitas em potencial. Ainda mais que o restante de despesas da corporação também deve ser considerado.

Caso não se trate de uma nova empresa, para definir o tipo de investimento a ser realizado, há possibilidade de utilizar referências para tomar decisões que tenham um melhor direcionamento.

Por exemplo, se uma fábrica de embalagens plásticas já investiu em freelancers e eventos corporativos, existem dados que podem atender uma estimativa mais sólida para as projeções.

Até porque, cálculos entre os investimentos e vendas já realizados são úteis para identificar a aplicação por venda. O retorno também deve ser averiguado para identificar a parte da margem que será direcionada para os investimentos.

Por outro lado, os profissionais responsáveis podem realizar cotações para ter conhecimento sobre a média de valores do mercado. É preciso trabalhar com variações, pois são apenas estimativas.

Qual setor determina o investimento?

É válido citar que a definição do investimento direcionado para o marketing pode partir tanto da diretoria da corporação quanto do próprio setor. Naturalmente, os fatores averiguados são predominantemente distintos nesses casos.

Por exemplo, em uma empresa que oferece consultoria ambiental e a diretoria está a frente de apresentar o tipo de investimento, questões como o histórico de vendas, margem dos produtos, total disponível para a área e imposições de cronograma são levantadas.

Já ao se tratar da definição a partir da equipe de marketing, entre os pontos que exigem atenção, estão os seguintes:

  • Principais metas de marketing para o período;
  • Projetos para alcançar as metas;
  • Diagnóstico da situação atual;
  • Cronograma;
  • Estimativa de despesas.

A escolha depende essencialmente do que é mais compatível com a empresa, afinal, o que funciona para, por exemplo, uma clínica popular Campinas, pode não ter o mesmo efeito em outros negócios. Por essa razão, é interessante observar as particularidades de cada empreendimento.

Dicas para uma gestão de investimentos eficaz

Atuar com uma margem de segurança é uma grande dica ao se tratar de gestão de investimentos em marketing, especialmente ao considerar que, conforme abordado, são estimativas.

Por esse motivo, as margens de segurança podem ser viáveis para evitar transtornos severos. Os números podem variar de acordo com as particularidades de cada corporação, mas uma margem de 15% a 20% da quantia é comumente recomendada.

Há corporações que durante um determinado período atuam com margens de segurança e de lucro por vendas baixas, devido estratégias de longo prazo. Todavia, é importante dar ênfase ao fato de que com uma gestão eficaz deve ser possível amenizar custos de aplicações e elevar as margens.

Ainda mais, garantir que profissionais especializados estejam à frente dos processos é imprescindível. Isso se deve ao fato de que a compreensão de mercado também é crucial para averiguar aplicações favoráveis para a empresa.

Como exemplo, é possível citar uma instituição que oferece curso de energia solar. Nessa situação, entre os aspectos que devem ser averiguados para o controle dos investimentos, estão os tipos de estratégias mais compatíveis com a área da educação, tendências, aplicações rentáveis, prazo para obter retorno e opções escaláveis.

Além dos aspectos apresentados, existem indicadores que podem ser aplicados para o monitoramento da verba e que podem contribuir significativamente com a gestão, tais como:

1) Objetivo X Resultado efetivo

Neste primeiro caso, a cada ação realizada, o resultado efetivo é averiguado e dessa forma, os ajustes são constantes para viabilizar a obtenção dos resultados globais estabelecidos pela empresa.

2) Montante orçado X Aplicado

Observar a relação do investimento aplicado e o que de fato foi orçado, permite que o gestor tenha conhecimento se o orçamento está sendo respeitado.

É um recurso significativo ao considerar a importância de evitar que os investimentos estejam totalmente desalinhados em relação aos prazos e limites impostos.

3) Lucro líquido X Investimento

Esse tipo de indicador apresenta o ROI (Retorno Sobre Investimento) e sua relação com as ações implementadas. É uma maneira de observar as práticas mais favoráveis e realizar ajustes no orçamento.

Assim como as opções anteriores, esse tipo de indicador é versátil. Por exemplo, se uma empresa de paisagismo busca informações ainda mais sólidas para estipular o investimento, é possível aplicá-lo em relação às práticas de marketing anteriores.

Procedimentos que as pequenas empresas podem adotar

Dependendo do tipo de empresa é possível que exista uma flexibilidade notória ao se tratar dos recursos de marketing. Todavia, em meio a um mercado diverso, é comum a limitação de investimentos, especialmente ao abordar corporações de pequeno porte.

De qualquer forma, para lidar com a restrição, é interessante redobrar a atenção no valor que realmente pode ser direcionado para a área de marketing e a partir da quantia, organizá-la de acordo com os gastos projetados.

Acordos para tornar os valores mais viáveis podem ser necessários, assim como a priorização de táticas que possuem um maior potencial de retorno e impacto positivo na empresa como um todo.

Para as empresas que já possuem uma margem de lucro considerável em relação a alguns produtos, como vasos para jardim vertical, é possível focar inicialmente nesses itens.

A partir dessa tática será possível trabalhar a percepção da empresa e analisar as formas ou até mesmo custos envolvidos na captação de clientes novos.

Um ponto interessante a ser citado neste contexto é que há certa recomendação de um investimento superior por parte de novas empresas. É uma questão que pode ser compreendida de uma forma mais clara ao considerar empresas que já estão consolidadas no mercado.

Neste ponto existe uma maior necessidade de trabalhar o posicionamento no mercado, o que só reforça a importância de traçar com clareza os objetivos e sua relação com os investimentos.

Conheça os erros mais comuns

Um desafio comum entre as empresas é estipular o que será investido e administrar essa verba no decorrer do plano de ação. Um dos pontos constantemente esquecidos é que ao longo do tempo é normal que novos recursos sejam aplicados por causa de ajustes nas estratégias.

Por essa razão, ter uma margem de segurança e um planejamento preciso desde o início é decisivo, assim como identificar as estratégias mais compatíveis com os objetivos da corporação.

Independente dos responsáveis por determinar o investimento de marketing, é interessante citar que muitas vezes na análise de cortes das empresas, a verba dessa área é um dos primeiros focos. Todavia, devido a sua importância para o fortalecimento e visibilidade da marca, é primordial que a visão seja mais ampla.

Essa questão só reforça a necessidade de alinhar o planejamento financeiro com o estratégico, caso contrário, a gestão de investimentos pode apresentar desequilíbrio e ter grandes prejuízos.

Além dos aspectos abordados, a gestão também está relacionada com o acompanhamento regular dos resultados. Após investir é crucial que os profissionais avaliem se as ações empregadas de fato estão gerando retorno.

Acompanhar de forma inadequada os resultados também é uma falha muito presente no mercado, mas conforme apresentado, há diferentes formas de fazer isso.

Sendo assim, seja em uma empresa que produz seixos para jardim, cosméticos, roupas ou de qualquer outra área, empregar práticas de monitoramento é crucial para o progresso.

Ao considerar as oscilações de mercado, nota-se que a necessidade de investimentos das corporações em melhorias são constantes. Desta maneira, para cada área é interessante direcionar e acompanhar os investimentos sem que um setor prejudique o outro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde novos empreendedores que desejam entender um pouco mais a respeito do mundo dos negócios podem encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale conosco pelo WhatsApp