fbpx

4 estratégias de relacionamento com o cliente que realmente funcionam

estrategias-de-relacionamento-com-o-cliente

Tá sem tempo para ler? Vai encarar um trânsito hoje? Aperte o play acima e ouça o artigo na íntegra!

Quando se fala em estratégias de relacionamento com o cliente, um estereótipo costuma vir à cabeça de muitos profissionais: Programas de Fidelidade (tipo milhagem).

Programas de fidelidade são bastante efetivos para certos tipos de negócio, como companhias aéreas e cartões de crédito.

Mas como fazer um programa de fidelidade em uma SaaS (empresas que comercializam softwares como serviços pagos por assinatura), por exemplo?

A verdade é que as estratégias de relacionamento com o cliente são muito mais amplas do que programas de trocas de pontos em função do volume de compras, como esses.

Neste post, vamos apresentar 4 estratégias efetivas de gestão de relacionamento com o cliente.

Se você já usa um programa de fidelidade em sua empresa e ele traz os resultados que espera, ótimo!

Mas veja também outras maneiras de estreitar o relacionamento com seus clientes.

Mas afinal, o que são estratégias de relacionamento com o cliente?

Estratégias de relacionamento com o cliente são todo os esforços de marketing focados em conhecer seus clientes profundamente, para entender suas reais necessidades e desejos e poder atendê-los da melhor forma possível.

Essas estratégias de marketing e vendas vêm de fora para dentro: primeiro entende-se o que o cliente quer e só depois cria-se um produto ou serviço ideal pra ele.

Não o contrário, como fazem muitas empresas: criam produtos ou serviços para depois tentar achar um público interessado neles.

O que, aliás, é uma receita para o fracasso.

4 estratégias de relacionamento com clientes

1. A tecnologia é sua aliada

Hoje existem diversos softwares especializados em ajudar sua empresa a conhecer melhor seus clientes.

Além de auxiliar a gerenciar a força comercial e proporcionar uma visão completa do funil de vendas, eles mantém um banco de dados para que você segmente seus clientes e entenda exatamente o que eles precisam.

Ao descobrir seus desejos e necessidades (suas dores) sua empresa oferecerá o produto ou serviço perfeito, pelo preço ideal, na hora mais adequada para o cliente certo.

Sãs os chamados softwares de CRM e alguns deles são inclusive gratuitos.

2. Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma das mais efetivas estratégias de relacionamento com o cliente.

Trata-se de criar conteúdos em blogs, sites e mídias sociais que sejam do interesse de seus clientes e úteis para eles.

Esses conteúdos são reforçados por técnicas de SEO (uso em seus textos das palavras mais procuradas por seus clientes no Google), o que faz com que eles encontrem o que desejam em conteúdos de sua autoria.

Além de dar respaldo à sua marca, esses conteúdos costumam conter um link para um material ainda mais rico e profundo sobre o assunto.

Para acessá-lo, é preciso que o interessado deixe seu e-mail, por exemplo, iniciando-se assim o envio de mais conteúdos selecionados para o perfil específico desse indivíduo, de uma forma bem estudada e sem exageros.

Assim, é possível conhecer esse cliente cada vez melhor, até que seja possível fazer uma oferta de venda bem certeira, que atenda suas necessidades.

3. Faça pesquisas

Muitos empresários e gestores acreditam que pesquisas são caras e difíceis de serem realizadas.

Na verdade, hoje essa é uma das estratégias de relacionamento com o cliente mais ágeis de serem utilizadas para a coleta de dados sobre seu público-alvo.

Diversas plataformas de pesquisa online, como SurveyMonkey, Typeform e MindMiners permitem entrar em contato com seus cliente e fazer pesquisas rapidamente, com resultados confiáveis e, o melhor de tudo: também existem planos gratuitos para isso!

Pesquisas de satisfação de clientes são fundamentais para montar uma estratégia de relacionamento.

A mais usada em marketing é a NPS, que utiliza uma única pergunta para medir a satisfação e a fidelidade de seus clientes.

4. Customer Success

Outra das mais novas estratégias de relacionamento com o cliente, o Customer Success (CS), ou Sucesso do Cliente, visa se antecipar às suas necessidades e fornecer tudo que for possível para que ele perceba rapidamente as vantagens e o valor da solução que adquiriu.

E que forma melhor de fazer isso do que garantir que a empresa do cliente tenha sucesso ao usar a solução que você vendeu?

Diferente do atendimento ao cliente tradicional, que é reativo, o Customer Success é uma ação para fidelizar clientes pró-ativa, que vai até o cliente antes que ele sinta necessidade de ajuda, prevenindo assim a sua perda.

Então, preparado para acrescentar mais algumas estratégias de relacionamento com o cliente em sua empresa?

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER