fbpx

Como montar uma equipe de Marketing de sucesso na sua empresa

como-montar-equipe-marketing

Enfim é chegado o momento. Sua empresa precisa potencializar os resultados de Marketing e está na hora de organizar uma equipe interna. Mas, por onde começar? Como montar uma equipe de marketing de sucesso? Como encontrar talentos? Ainda mais, como manter esses talentos?

Sem tempo para ler este artigo? Aperta o play acima e escute o conteúdo na íntegra.

São muitos os questionamentos e expectativas nessa fase inicial, mas esta viagem não precisa ser turbulenta. Aperte o cinto e aprenda como montar uma equipe de marketing no seu negócio.

Estruturando o Marketing na empresa

Você pode estar com várias dúvidas na cabeça, mas quem vai começar esse papo com uma pergunta sou eu: você já achou a sua fada madrinha? Ou seja, aquela pessoa que está disposta a te ajudar a montar uma equipe de marketing própria, a.k.a. ‘Minha Equipe, Minha Vida’? Não?

Então, se liga só. A não ser que você mesmo seja o fundador, CEO ou algo do gênero, você vai precisar de um padrinho (ou madrinha) para fazer isso direito. Esta é a verdade nua e crua.

Você vai precisar de alguém com poderes para te ajudar, não tem jeito. Alguém que possa defender este projeto junto ao restante da diretoria e demais gerentes de áreas, e às vezes até investidores (se existirem). E eu te digo o porquê.

Implantar uma nova área requer construir novos fluxos, rever outros já existentes, realizar parcerias externas, mas principalmente entre áreas, contratar ferramentas, enfim.

Decisões super importantes precisarão ser tomadas para o sucesso dessa empreitada, e sem o apoio de alguém “grande” e com a mesma visão que você, essa missão se torna quase impossível. Principalmente aprovar a verba (olha o spoiler aí, gente!).

Portanto, se você ainda não tem a sua fada madrinha, este é o primeiro passo de como montar uma equipe de marketing.

Planejando uma equipe de marketing

Você já tem uma fada madrinha, ótimo. Mas… Não adianta tentar fugir, e você sabe disso: sempre é preciso fazer uma análise e um planejamento antes de começar qualquer coisa.

O próximo passo para montar uma equipe de marketing é olhar para o momento atual da sua empresa e traçar para onde ela deve ir em um futuro próximo. Isso é fundamental.

Você precisa de uma base, certo? É preciso saber se você e sua empresa estão tomando essa decisão pelos motivos corretos. Então, reúna os envolvidos nesta decisão e comecem a dissecar os motivos da criação do departamento.

Algumas perguntas que vocês devem fazer, são:

  • Quanto investimos em Marketing atualmente e quanto estamos dispostos a investir a partir de agora?
  • O que queremos alcançar com este novo time?
  • Quais são as nossas prioridades agora como empresa?
  • Quais são nossas expectativas na equação “nossas prioridades atuais vs. nova área”?
  • Quais são os projetos que precisam ser iniciados agora?
  • Precisamos de alguém para criar e liderar o desenvolvimento da área, ou alguém para executar as estratégias?

É bem provável também que, dependendo do seu negócio, seja necessário incluir (muito) mais perguntas, mas não hesite.

Faça quantas perguntas sejam necessárias, até deixar 100% claro para todos a real necessidade da equipe de marketing e o que esperam alcançar com ela. Não esqueça de documentar tudo.

Junte todo esse material que foi gerado e tome um gole do seu café antes de continuar.

Criando um plano de ação

Você já tem uma visão clara de porque montar uma equipe de marketing e já tem tudo alinhado com os envolvidos. Agora é hora de traçar um plano de ação.

Já sabemos que não dá pra chegar fazendo tudo, então é hora de priorizar. Definir os objetivos a curto, médio e longo prazo da área com base no material que construíram no passo anterior é essencial para ter sucesso.

Isso vai te ajudar a identificar o perfil de vaga que você precisa neste momento, principalmente se não há a possibilidade de trazer várias pessoas. E vou te falar: você não vai querer errar o perfil. Então, tenha atenção!

Outro ponto importante: lembre-se de que os objetivos da área de Marketing devem estar alinhados com os objetivos da empresa. Todos devem ter uma boa dose de realismo e também as expectativas devem estar alinhadas.

É muito fácil cair no conto de que uma área de Marketing vai sanar todos os problemas da empresa, principalmente de vendas! Alerta de cilada.

Como montar uma equipe de Marketing

Deu trabalho, provavelmente deu polêmica, mas agora você vai ver que valeu a pena!

Todo os insumos gerados nas etapas anteriores vão te trazer com uma clareza impressionante o tipo de perfil que você precisa para montar uma equipe de marketing:

Você, agora, tem:

  • os objetivos a curto, médio e longo prazo da empresa e da área;
  • os projetos que gostaria de começar;
  • o quanto irá investir na área;
  • se precisa de alguém para executar ou alguém para planejar (ou até mesmo os dois!).

Agora, é só juntar as peças do quebra-cabeça, e voilà: você terá os requisitos da vaga como, por exemplo: experiência em gestão de mídias sociais, criação de arte, planejamento de pauta para blog, etc.

Eu sei, eu sei. Numa primeira olhada assim você deve estar pensando: “mas precisa de tudo isso para montar uma equipe de Marketing?! Não era mais fácil simplesmente olhar umas vagas por aí e copiar?”.

Ah, seria. Mas será que você iria alcançar os seus objetivos contratando o perfil desenhado para uma vaga de outra empresa com outros objetivos? Fica o questionamento.

Aberta a vaga, escolhidos os entrevistados, hora de contratar. Mas antes, uma pequena pausa dramática para uma dica que pode salvar vidas (ou negócios, no caso).

Recrutamento e seleção: perfil profissional

Montar uma equipe de Marketing com sucesso requer pensar nos mínimos detalhes. Tão importante quanto ter o perfil de vaga certo é ter o perfil comportamental adequado para aquela vaga. Ou seja, saber de certo modo quem vocês precisam contratar.

Deixe-me explicar: imagine que você tenha uma vaga mais operacional, com muitos processos e rotinas que deverão ser seguidos à risca todos os dias, sempre da mesma maneira.

Ao contratar um perfil extremamente visionário e criativo, as chances de esse casamento dar errado são enormes.

Isso porque este perfil comportamental precisa de liberdade para atuar em sua rotina, a fim de dar vazão a tantas ideias, e tem uma tendência a se desmotivar quando executa sempre a mesma tarefa.

O inverso também acontece: um perfil mais focado em rotinas e processos sente mais segurança quando tem uma rotina estabelecida, apresentando grande ansiedade quando as coisas ainda não têm definição ou então onde tudo é muito dinâmico e muda o tempo todo. Normalmente, também acaba não dando muito certo.

Portanto, se você não tem um RH para te auxiliar no processo de contratação (acontece com mais frequência do que você imagina), procure realizar um teste de perfil, como o 16personalities (baseado nos arquétipos de Jung), para conhecer melhor seus candidatos.

Engajamento da equipe

Deu tudo certo, yay! Agora você não só descobriu como montar uma equipe de marketing como realmente conseguiu alcançar este objetivo! Acabou, né?

Mais ou menos. Suponho que você queira reter o talento (ou talentos) que encontrou, certo? Imaginei que sim. Então, segue uma boa dica (testada e aprovada!):

Dar feedbacks é super importante. Muito. Muito mesmo. Procure fazer um acompanhamento constante do seu time, em grupo e também individual.

A falta de resultados tem um motivo que você provavelmente só vai descobrir conversando, assim como o sucesso também! Portanto, converse.

Um líder desenvolve, inspira, e trabalha com os seus liderados. Reconheça as conquistas, discuta as falhas, deixe espaço aberto para colaboração e para o entrosamento.

E lembre-se: a tropa é o espelho do líder. Se a equipe vai mal, o líder vai mal e vice-versa. É por isso que o feedback e o acompanhamento constante são tão importantes, principalmente no momento de solidificar um departamento.

Aproveite os talentos de cada um para juntos alçarem voos mais altos.

E então é isso. Tenha em mente que mesmo seguindo estes passos, ainda vai ter muito espaço para adaptações e mudanças de curso, mesmo com um planejamento feito. E isso é natural nesta fase: muitos insights virão ao montar uma equipe de marketing e isso é realmente ótimo!

Com as pessoas certas, um planejamento bem feito e uma mente aberta para encarar possíveis ajustes, você e seu time estarão prontos para conquistar o mundo.

VOOOZER