fbpx

Aprenda como melhorar um blog: organização e metas

Como melhorar meu blog

Ouça essas dicas e aproveite para descansar a vista. Aperte o play e aproveite!

Como melhorar meu blog? Você tem se perguntado isso?

A receita de como melhora um blog é um exercício constante. Você, que possui ou está montando um, já deve saber disso. Um blog nunca fica realmente “pronto”, por assim dizer.

Sempre há novidades e experimentos a serem testados, desde layouts, assuntos a serem abordados ou diferentes formatos de conteúdo.

A lista ainda vai longe. Podemos falar de como criar conteúdo para blog, de navegabilidade, velocidade de carregamento, widgets, design e mais.

Mas, reparem que todas esses tópicos possíveis de como melhorar um blog requerem que você mexa nele.

Por outro lado, muita coisa pode mudar para melhor, para que você atinja melhores e maiores resultados com o seu blog, sem que você precise mexer nele.

Confira como!

Como melhorar um blog sem mexer nele

Um blog é um projeto e, como praticamente qualquer projeto, quanto melhor sua gestão, melhores serão seus resultados. A gestão de um blog pode envolver muitas coisas, dependendo do tamanho do blog, da equipe, seus objetivos e tantos outros fatores.

Qualquer blog que queira crescer e melhorar deve estar atento à sua gestão, ou seja, como ele é gerenciado. Mas não pense que irei falar de questões super técnicas que, na prática, são confusas ou não fazem sentido.

1- Cachorro com dois donos morre de fome

É importante que seu blog tenha um líder, alguém explicitamente responsável por ele e seus resultados. Não há como melhorar um blog sem um líder.

Caso seja um blog corporativo, por exemplo, é necessário definir quem da empresa, ou da área de marketing, é responsável por ele.

Isso evita aquelas situações onde uma pessoa joga a responsabilidade para outra, além de evitar que alguém ache que outra pessoa era quem deveria ter se preocupado com a meta de leads do mês.

Aliás, estipular metas e indicadores de desempenho é uma ótima maneira de melhorar seu blog sem mexer nele. Metas podem proporcionar direcionamento e inspiração para a equipe.

Tendo um líder responsável pelo blog, todos no projeto passam a saber com quem devem falar em caso de dúvidas, sugestões ou qualquer outro assunto relacionado ao blog.

O líder não precisará resolver tudo, ele poderá simplesmente delegar funções e tarefas aos demais envolvidos.

2- “Coloquei um post-it com a meta do mês na sua mesa”

Longe de mim falar que post-it não é uma boa ferramenta de comunicação, mas na minha opinião, algo tão importante como a meta do mês deveria estar escancarada em um mural, ter sido enviada por e-mail e registrada em um dashboard de acompanhamento de resultados.

Ou seja, o ponto aqui é a comunicação entre a equipe. E não importa se a equipe é composta apenas por você. A comunicação continua sendo um ponto chave para você melhorar seu blog.

Defina meios de comunicação padrão e o que deve ser comunicado por qual meio. Por exemplo, atas de reunião devem ser enviadas por e-mail logo após cada reunião. Ou então, as metas do mês devem estar expostas em um mural ou planilha compartilhada.

Organizar o que deve ser comunicado por que canais irá facilitar a comunicação entre sua equipe e envolver mais cada uma das pessoas.

Se levarmos em conta a dica anterior, o líder do blog poderá definir as melhores práticas de comunicação e ainda servir como catalisador das sugestões da equipe de como melhorar essa comunicação.

Uma equipe alinhada e que se comunica com eficiência e eficácia certamente terá mais chances de alcançar seus objetivos.

3- Demore mais para planejar e demore menos para executar

Este ponto é bem direto e claro: se você planejar melhor irá executar melhor. Isso porque o exercício de planejar uma ação ou experiência ajuda a prever recursos necessários, prazos, possíveis contratempos, avaliação de resultados, entre outros.

Antes de mexer no seu blog, por exemplo, avalie se investir tempo em um planejamento te trará benefícios.

Em alguns casos, talvez não seja necessário, em outros talvez seja preciso um planejamento bem simples. Enquanto também existe a opção de incluir outras pessoas para fazer um planejamento melhor.

Mas, não se engane: a necessidade de planejamento não está tão ligada à complexidade da ação.

Por exemplo, digamos que você quer melhorar a conversão de uma landing page e sua captação de leads, para isso, vai experimentar uma cor ou posicionamento diferente para o botão de CTA (call to action).

Por mais simples que seja fazer a alteração, para tirar conclusões boas é preciso registrar que dia será feita a mudança, se será feito um teste A/B ou outro método, definir por quanto tempo será feito o teste e quem deverá fazer o levantamento dos resultados.

Espero que você tenha gostado dessas dicas sobre como melhorar um blog e percebido como o sucesso de um blog vai muito além do site em si. Aqui mesmo, no Blog do Vooozer, nós implementamos essas dicas e já estamos colhendo resultados.

E você? O que faz para melhorar os resultados do seu blog sem mexer nele? Conte pra gente nos comentários!

Já pensou em incluir conteúdo em áudio em suas publicações?

Pessoas sem tempo para ler seu blog, optam por ouvir seus posts em áudio, o que torna o conteúdo ainda mais emocionante, com o uso da narração adequada.

Veja como essa tática trouxe resultados concretos no Caso da RD Station: 21% de aumento na geração de leads mensal do blog.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER