fbpx

5 exemplos de copywriting irresistíveis

exemplos-de-copywriting

Alguns profissionais de marketing conseguem vender terras na Lua, enquanto outros têm dificuldade em comercializar papel higiênico, um dos produtos mais comuns e essenciais que você poderia encontrar nas prateleiras dos supermercados.

Está curioso pelos exemplos de copywriting mas está sem tempo para ler? Aperte o play e ouça o artigo na íntegra!

Neste caso, a receita não tão secreta para o sucesso envolve um elemento muito importante: textos irresistíveis que podem transformar o produto mais insípido em algo quente, tão rápido quanto você pode dizer “compre-me, você precisa de mim”.

E esses textos usam uma técnica chamada de copywriting.

Como copywriting inteligente pode fazer a diferença

Você precisa contar com um excelente copywriting para levar seus produtos ou serviços para o próximo nível, independentemente de seus objetivos, do tamanho do seu negócio ou do seu campo de atividade.

Independentemente de você estar vendendo cosméticos ou tentando promover sua empresa de encanamento de pequena escala, um copywriting de primeira classe pode levá-lo aonde você quer chegar na hora certa e com orçamento limitado, ajudando você a criar uma conexão duradoura com seu público.

Para trazer tudo o que você está vendendo para o centro das atenções você tem que ser espirituoso, bravamente honesto, intrigante ou direto. De qualquer forma, você tem que ser chocantemente diferente do resto.

Uma abordagem correta ajudará você a diferenciar seus negócios dos demais, criar um nome para a marca (sua ou de um cliente) e permanecer no jogo com o mínimo de esforço.

Você não se torna o mestre de palavras da noite para o dia, mas certamente pode melhorar suas próprias habilidades de escrita e aumentar seu poder de persuasão aprendendo com os melhores.

Vamos encarar: alguns profissionais mais antigos apenas escrevem e vendem melhor e mais rápido do que qualquer outro. Outros criam lendas.

Aqui estão 5 estratégias de exemplos de copywriting imponentes incorporadas em calls to action, janelas modal, diferentes seções de sites e várias outras estruturas que abalaram nosso mundo, fazendo-nos acreditar que temos que comprar produtos que podemos ou não precisar em nossas vidas.

Leia também: 10 livros sobre copywriting: os clássicos e best-sellers.

5 exemplos de copywriting que deram certo

1. Cracked mostrou como reforçar nosso widget de compartilhamento social.

Um fato: não é muito fácil convencer as pessoas a compartilhar ou curtir sua página. Para simplificar sua missão, você tem que se aproximar de seu público e liberar a fera criativa que ainda está adormecida dentro de você.

Seja corajoso, ousado e divertido.

A Cracked adotou essa abordagem e alcançou a excelente marca de 3 milhões de likes. A mensagem promovida pela Cracked é bastante simples:

“Escolher dar “Like” na Cracked não tem efeitos colaterais, então qual é o pior que poderia acontecer?”

De fato, um pequeno impulso dado aos seus leitores como a sua página não representa nenhum efeito indesejado nunca soou tão bem.

craked-exemplo-copywriting


A Cracked é uma extinta revista de humor americana que transformou-se em site | Fonte: Reprodução.

2. Apple não é amadora para criar anúncios sedutores.

De acordo com o KISSmetrics, a Apple sempre jogou com as cartas corretamente, principalmente quando o copywriting está envolvido nos objetivos.

Os redatores da Apple dão a você a chance de justificar sua compra e convencer o chefe de família da sua família de que você não é capaz de viver o resto da sua vida sem um iPhone no seu bolso.

Até agora, a Apple nos ensinou algumas coisas básicas que nos mostram como aperfeiçoar nossos próprios esforços na web, fazendo com que nossa voz seja ouvida e vendendo muito enquanto aproveitamos ao máximo as palavras inteligentemente selecionadas.

A Apple nos deu 3 lições valiosas com exemplos de copywriting de suas campanhas:

  • Devemos sempre usar frases curtas e concisas com um impacto poderoso para promover a legibilidade. Exemplo: é o nosso display de exibição mais fino de todos os tempos e também é o primeiro do tipo.
  • Devemos aumentar nossa credibilidade adicionando detalhes técnicos essenciais. Exemplo: a parte de trás do iPhone é feita de alumínio anodizado da série 6000 – o mesmo material usado nos notebooks da Apple.
  • Devemos impulsionar o envolvimento do cliente contando uma história fascinante e convincente. Exemplo: a Apple diz ao mundo inteiro como os Apple EarPods foram criados e testados. Durante a fase de testes, os voluntários tiveram que correr em uma esteira e realizar diferentes tipos de exercícios de cardio, sendo expostos a temperaturas extremas. Como resultado, os Apple EarPods garantem o mais alto nível de proteção contra água e suor, portanto representam um investimento inteligente. Essa história fofa não faz com que você queira colocar as mãos nos Apple EarPods que foram testados por 600 pessoas que precisaram suportar frio extremo e calor excessivo?

3. Mozilla prova que você pode vender muito com menos palavras.

Você não precisa escrever um livro inteiro para convencer seu público-alvo de que você é a melhor opção de seu setor. Você apenas tem que aprender como entrar em ressonância com o seu público e chegar a uma mensagem convincente.

A Mozilla sabe que, em termos de exemplos de copywriting, menos às vezes é realmente mais.

As mentes criativas por trás do seu marketing digital são capazes de dizer muito sem realmente usar toneladas de palavras. Somos a Mozilla. Fazer o bem faz parte do nosso código (We are Mozilla. Doing good is part of our code.)

mozilla-exemplo-copywriting

Diga-nos, como você ignora essa marca poderosa que consegue entregar sua proposta de valor em poucas palavras?

4. Groupon ganha pontos por seu e-mails engraçados.

Vamos lhe contar um pequeno segredo: os compradores amam marcas que não se levam muito a sério. Então, por que não fazer seus clientes rirem um pouco, aproveitando ao máximo seus e-mails marketing com sacadas divertidas e voltadas para o leitor?

Esta é a estratégia adotada pelo Groupon (quem lembra?). O criador desta frase de assunto definitivamente vai colocar um sorriso em seu rosto: “Beat the Heat Deals: Half Off Being Less Sweaty”.

Na tradução literal para o português, a frase ficaria sem sentido. Mas a ideia é incentivar as pessoas aproveitarem as ofertas que estão com ótimos descontos e que você não fará  nenhum esforço para fechar.

Esta linha de assunto responde às necessidades prementes dos destinatários do Groupon que buscam por boas ofertas e estimula sua curiosidade e sua ânsia por grandes promoções e descontos.

5. Petco sabe como manter seus preços na coleira (e se gaba disso).

Ok, vamos encarar: palavras inteligentes que oferecem a promessa de um desconto substancial são quase impossíveis de ignorar.

A Petco está plenamente ciente desse fato. Esta é provavelmente a principal razão pela qual criou o slogan que ficou super conhecido e amado nos EUA: “Down, Prices, Down!” – a palavra ‘down’ em inglês é um comando para o cachorro deitar –  para as suas lojas de animais.

É curto, conciso, engraçado e atraente. Isso definitivamente ajuda a marca a criar uma conexão sólida com os donos de animais que estão constantemente à procura de suprimentos para animais de qualidade e preços razoáveis.

Ao todo, estes 5 exemplos de copywriting nos mostram que a paixão, as habilidades de escrita matadoras, a pesquisa em profundidade e uma compreensão perfeita do comportamento de compra de seus compradores representam a chave para criar conteúdo de qualidade que realmente vende.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER