fbpx

Links patrocinados: conheça as 5 melhores práticas

Ilustração de uma página da internet com 3 setas apontando para ela e na outra ponta das setas a palavra "link"

Sem tempo para ler? Que tal ouvir este artigo? Aperte o play e descanse sua vista!

O Google processa aproximadamente 40 mil buscas por segundo. Isso acumula um volume de 3,5 bilhões por dia. Trata-se da página mais visitada do mundo e também do principal portal de entrada para boa parte dos sites da atualidade.

Você pode fazer toda essa exposição do Google trabalhar a favor da sua marca com a implementação de uma boa estratégia de links patrocinados. Através do AdWords, a plataforma de anúncios do buscador, você consegue emplacar sua publicidade para determinados tipos de buscas.

No entanto, uma campanha de links patrocinados só é eficiente se você implementar uma abordagem adequada. Esse é um mecanismo que se baseia completamente em impactar o público exato a partir de quais termos ele está buscando no Google. Qualquer erro no planejamento pode comprometer todos os seus resultados.

Veja a seguir as 5 melhores práticas para obter excelentes resultados com links patrocinados:

1. Pesquise os hábitos do seu público

Entender de que forma a sua audiência usa a internet para buscar o que está precisando é essencial para uma boa estratégia de links patrocinados. Procure saber o máximo que puder sobre o perfil dessas pessoas, faixa etária, gênero predominante, profissão e o que mais for relevante. Esses dados servirão para um planejamento mais eficiente e também trarão benefícios para outras etapas da sua campanha.

2. Pesquise as palavras-chave certas

Depois de conhecer bem o perfil do seu público-alvo, chega a hora de escolher as palavras-chave adequadas para a sua campanha. Afinal, uma estratégia de links patrocinados é quase que exclusivamente baseada nelas.

O próprio Google AdWords conta com um sistema que traz sugestões de combinações de termos que podem ser eficientes para os seus objetivos, então faça uso dela.

3. Otimize o conteúdo para mobile

Os dispositivos móveis já são maioria no acesso à internet em todo o mundo — no Brasil não é diferente. Portanto, faz todo sentido contar com anúncios direcionados a esse público que sejam devidamente otimizados.

Crie campanhas de links patrocinados direcionadas ao mobile, de preferência apontando para landing pages que também sejam responsivas para funcionarem corretamente em todo tipo de aparelho.

4. Aponte para uma landing page relevante

É bastante prejudicial à sua campanha de links patrocinados quando você direciona o seu público para uma página em que não há próximo passo claro. A sua landing page precisa ser completamente relevante ao tema para que possa gerar os resultados que você deseja. Isso significa criar páginas específicas para cada tipo de anúncio em vez de jogar sua persona em um mesmo lugar.

5. Não se esqueça das palavras-chave negativas

Um recurso bastante estratégico do Google AdWords permite que você segmente os seus links patrocinados por termos que não quer impactar. Isso facilita muito o processo de atingir exatamente o público que você está procurando. Por exemplo, uma empresa que vende objetos de alto padrão poderia incluir “barato” como uma palavra-chave negativa.

Uma boa campanha de links patrocinados pode trazer resultados inovadores à sua marca, basta implementar as dicas destacadas acima. Além disso, a sua estratégia precisa estar em plena renovação, já que um planejamento estagnado logo para de gerar bons resultados. A melhor forma de fazer isso é acompanhar de perto as transformações do seu público-alvo e do seu mercado.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER