fbpx

7 tipos de e-mail marketing diferentes que você deveria enviar

tipos-de-email-marketing

A internet está repleta de dicas, truques e sugestões sobre como criar tipos de e-mail marketing lindos. E, enquanto muitos profissionais de marketing parecem entender o básico – personalizar, fazer fazer um call to action forte, segmentar sua lista, etc – muitos ainda ignoram um componente importante do e-mail marketing eficaz: eles também precisam ter apelo visual.

Que tal ouvir este artigo ao invés de ler? É só apertar o play acima e escutar o conteúdo na íntegra.

Muitas vezes, os profissionais de marketing pensam muito no design de e-mail quando chega a hora de planejar uma campanha. Faz todo sentido: você tem um novo anúncio ou evento incrível e quer começar a campanha com um e-mail de boa aparência.

Mas e o e-mail de acompanhamento? Ou qualquer outro e-mail que possa estar incluído no seu fluxo de e-mail automatizado? É hora de parar de focar apenas no design dos seus maiores envios e passar algum tempo distribuindo todos os outros tipos de e-mail marketing.

Precisa de inspiração? Confira os exemplos de tipos de e-mail marketing abaixo.

7 tipos de e-mail marketing que os profissionais de marketing podem enviar

E-mail informativo

E-mails informativos são um dos muitos tipos de e-mail marketing que você pode enviar para as pessoas para atualizá-las em relação aos seus conteúdos mais recentes, anúncios de produtos e muito mais.

Observação: você só deve enviá-los para pessoas que optaram por receber seus e-mails.

1) E-mail para divulgar novo conteúdo

Este é um tipo de e-mail marketing que você provavelmente já conhece e ama. Ah! Você sabe, aquele em que você anuncia uma novidade como e-book, webinar, cupom, avaliação gratuita… e a lista continua.

Este e-mail é usado para descrever e promover uma oferta de marketing específica – uma única oferta – com uma frase de chamariz vinculada a uma página de destino segmentada para essa oferta específica.

Quando se trata de criar um e-mail para uma oferta específica, o principal componente a ser lembrado é a própria oferta em si. Você quer que seu e-mail seja breve, mas descritivo o suficiente para transmitir o valor da oferta.

Além disso, certifique-se de que o link de call-to-action (CTA) do seu e-mail seja grande, claro e usa linguagem acionável. Você também pode incluir uma imagem/botão de CTA grande por baixo para tornar mais clara a ação que você deseja que os leitores executem.

2) E-mail de atualização de produto

Os tipos de e-mail marketing de produtos são complicados. As pessoas geralmente não querem recebê-los com frequência e, normalmente, não são tão interessantes e envolventes quanto algo como um e-mail de oferta. Dito isso, é importante manter esses e-mails simples e diretos.

Muitas empresas optam por enviar resumos de produtos semanais ou mensais para manter seus clientes ou base de fãs atualizados com os recursos e funcionalidades mais recentes.

E não importa o quanto um cliente gosta do seu negócio, ainda é um trabalho para ele aprender como usar novos recursos ou saber por que um novo produto vale seu investimento.

Em vez de inundar seus contatos com uma série de e-mails sobre cada atualização de produto individual, considere o envio de uma espécie de resumo de novas atualizações ou produtos periodicamente.

Para cada atualização listada, inclua um título grande e claro, uma breve descrição e uma imagem que mostre o produto ou recurso. Também vale a pena linkar para uma página personalizada só com as novidades, para facilitar o aprendizado dos destinatários.

tipo-email-marketing-produto-adobe

3) Revista digital ou Newsletter

Você mantém um blog de negócios para sua empresa? Você é uma revista ou meio de comunicação? Não importa em quais dessas categorias você se enquadra, muitas empresas optam por enviar um resumo de matérias ou artigos publicados semanalmente ou mensalmente.

E se você realmente quer que as pessoas leiam esses resumos, é fundamental que você os compartilhe de uma maneira visualmente atraente.

Dentro desse tipo de e-mail marketing é uma boa ideia usar uma imagem emparelhada com um título, um breve resumo ou introdução e um CTA para os destinatários lerem mais sobre cada conteúdo.

Esse formato simples permite que você use recursos visuais para atrair o leitor para cada artigo, ao mesmo tempo em que oferece a capacidade de apresentar vários artigos, sem enviar um e-mail muito extenso.

4) Convite para evento

Esse tipo de e-mail marketing é um ótimo veículo para promover um evento que você está realizando. Mas se você quiser convidar seus contatos e motivá-los a se inscreverem, é extremamente importante mostrar claramente por que esse evento vale a participação deles.

Uma ótima maneira de fazer isso é através de recursos visuais. Muitos eventos custam dinheiro para participar, e a maioria custa muito.

Portanto, se você deseja atrair participantes, reduza o tamanho do e-mail e mostre aos possíveis inscritos por que o evento será incrível.

tipo-email-marketing-convite-evento

5) Envio dedicado

De vez em quando, você pode querer enviar um e-mail dedicado para um determinado grupo de pessoas.

Por exemplo, se você estiver hospedando uma conferência ou um evento, talvez queira enviar um e-mail dedicado apenas aos participantes do evento para alertá-los sobre novas atualizações de eventos das quais eles devem estar cientes.

Ou se o seu negócio é baseado na comunidade, pode ser uma boa ideia enviar esse tipo de e-mail marketing mensalmente para informar todos os seus novos membros.

6) E-mail de marketing conjunto

O co-marketing é quando duas ou mais empresas que possuem personas com interesses comuns se associam para alguma tarefa, evento ou outra promoção mutuamente benéfica.

A principal intenção do co-marketing é aumentar o alcance de público através da audiência de outra(s) empresa(s), beneficiando a todas as empresas envolvidas na ação.

Às vezes, o relacionamento resulta em um anúncio estratégico; outras vezes é tão simples quanto um webinar conjunto. Vamos usar o segundo caso para um exemplo de como os e-mails de co-marketing funcionam e porque eles são tão benéficos: digamos que você e outra empresa decidam fazer um webinar juntos sobre um assunto específico.

Como resultado, esse webinar provavelmente será promovido (de acordo com o combinado por você e seu parceiro nas listas de e-mail de ambas as empresas. Essa exposição a uma lista que não é sua é um dos principais benefícios das parcerias de marketing conjunto.

Quando se trata do e-mail enviado pela sua empresa, deixe claro que essa oferta ou evento é o resultado de uma parceria com a empresa X, especialmente se o parceiro de co-marketing for particularmente popular ou impressionante.

Para fazer isso, você pode incluir o logotipo da outra empresa junto ao seu no seu e-mail.

Além disso, certifique-se de que esse tipo de e-mail marketing feito por você mencione os dois negócios e crie um gráfico ou imagem personalizada para visualizar a oferta ou o evento.

tipo-email-marketing-comarketing

7) E-mail de nutrição de leads

Dependendo da ação específica de uma persona, talvez você queira inscrevê-los em uma campanha de nutrição de leads. Os e-mails de incentivo de leads consistem em uma série de e-mails fortemente conectados, contendo conteúdo útil e direcionado.

Como o próprio nome sugere, esses e-mails são usados ​​para nutrir leads através do funil de marketing em uma posição de prontidão de vendas.

Por exemplo, digamos que você enviou à sua lista um e-mail de oferta de marketing. Em seguida, você pode configurar um fluxo de nutrição de leads que aciona outro e-mail sobre uma oferta complementar ou uma parte do conteúdo para todos que fizeram a conversão nesta oferta inicial.

A lógica é simples: identificando um determinado grupo de contatos que você já sabe que está interessado ​​em um tópico específico, você pode nutri-los com conteúdo mais relevante e direcionado que os torna mais propensos a continuar o relacionamento com você.

Nos seus tipos de e-mail marketing de nutrição de leads, é importante explicar por que os destinatários estão recebendo o e-mail.

Por exemplo, você pode dizer algo do tipo: “Vimos que você está participando do [tópico x] desde que fez o download do nosso e-book [Topic X] e achamos que você pode querer saber mais sobre [topic x] …”

Depois de abordar os motivos pelos quais os destinatários recebem seus e-mails, você pode formatar seus e-mails de nutrição de leads da mesma forma que configura seus e-mails gerais de oferta de marketing.

Outras considerações muito importantes a serem feitas ao elaborar suas campanhas de nutrição são o planejamento, a configuração, a segmentação e o cronograma de seus e-mails.

No final do dia, seus tipos de e-mail marketing não devem ser apenas visualmente atraentes, mas também devem ser valiosos.

Concentre-se em compartilhar as principais informações no formato mais apropriado, dependendo do tipo de e-mail que você está enviando e do público que vai recebê-lo também.

Afinal de contas, de que adianta usar um e-mail lindo se ele não fornece nenhum valor verdadeiro ao leitor?

VOOOZER