fbpx

Embed: você sabe o que é isso? Descubra agora mesmo

Que tal escutar este artigo em vez de ler? Enquanto escuta, você pode caminhar, dirigir ou arrumar seu quarto. Experimente, aperte o play acima.

Você se preocupa em diversificar o tipo de conteúdo publicado no seu blog? Seus posts combinam conteúdo próprio com o conteúdo de outros sites, como redes sociais? Então, continue lendo este artigo para descobrir o que é embed.

Neste post, vamos explicar como essa funcionalidade pode deixar suas publicações bem mais interessantes e veremos como você pode incluir postagens do Facebook, Instagram, YouTube e outros no seu blog. Acompanhe!

O que é embed?

A palavra “embed” vem do inglês e significa “incorporar”. É exatamente isso que a funcionalidade faz. Por meio de um código HTML, é possível incorporar conteúdo de terceiros no seu próprio blog ou site. Eles podem ser posts de redes sociais, vídeos, infográficos, podcasts, narrações de textos, etc.

Quando falamos de código, pode parecer complicado, mas não é! Ele é fornecido pelo site do conteúdo de origem e você só precisa copiá-lo e depois colá-lo no seu blog.

Imagine, por exemplo, uma empresa que é referência no seu mercado. Ela publicou um texto no Facebook listando as principais tendências que ela vê para o seu mercado de atuação. Então, você decide fazer um post no seu blog sobre o tema e, para valorizar a publicação, opta também por incluir as ideias da empresa na postagem.

Em vez de adicionar o texto da empresa entre aspas e lhe dar os créditos, é muito mais interessante incorporar o post do Facebook em que o texto foi publicado. Os leitores repararão imediatamente qual é a origem daquele conteúdo e poderão interagir com ele como se estivessem no próprio Facebook — desde que tenham uma conta e estejam conectados.

Quais são as vantagens do embed?

Apesar de ser uma funcionalidade extremamente simples, o embed traz várias vantagens para quem o utiliza. A primeira delas é uma divulgação bem natural dos perfis em redes sociais.

Divulgando as redes sociais

Incorpore um tweet, vídeo do YouTube ou post do Facebook em seu texto, por exemplo! Você acaba divulgando aquele perfil para os leitores, aumentando o engajamento.

Ver o perfil da rede incorporado ao post do blog acaba atiçando a curiosidade dos visitantes. Dessa maneira, eles sentem vontade de clicar no perfil para dar uma breve espiada.

Isso pode ajudar você ou algum parceiro a aumentar o número de seguidores ou, pelo menos, o alcance de uma publicação específica.

Fazer isso com o perfil ou página do seu negócio também é uma boa forma de reutilizar conteúdos diversos que já haviam sido publicados. Além disso, você pode promover algo que acabou de ser postado.

Alternar entre esse tipo de abordagem e as chamadas para a ação pode ser uma forma eficaz de incentivar as pessoas a darem aquela conferida em suas redes sociais.

Proporcionando praticidade 

Logo no início deste texto, há um pequeno aviso de que ele também pode ser escutado, caso assim o visitante prefira.

Trabalhar com o embed é a forma mais fácil de oferecer essa opção prática para o seu público. Ele pode consumir o seu conteúdo por meio de áudio enquanto descansa a vista, corre pelo parque ou até mesmo lava a louça.

Aumentando a relevância e credibilidade dos conteúdos

Outro ponto positivo do embed é a oportunidade que a funcionalidade lhe dá para trabalhar com curadoria de conteúdo.

O curador de uma galeria de arte tem esse nome justamente porque ele é o responsável por selecionar quais itens farão parte do catálogo daquele evento.

Curadoria

A curadoria de conteúdo segue o mesmo estilo. Todos nós a fazemos constantemente no meio online quando indicamos um texto ou um vídeo para nossos visitantes.

Essa prática é bem importante por conta de alguns motivos. Ao compartilhar conteúdos com a sua audiência você mostra que está de olho no mercado, ou seja, que está atualizado e pronto para dar informações relevantes para o público.

Credibilidade

Além disso, conteúdos de terceiros podem servir para reforçar a sua credibilidade. Você e outras pessoas do ramo dizem que algo é uma tendência ou uma boa ideia. Então, seu público acreditará nisso com mais facilidade, visto que diferentes autoridades falaram a mesma coisa ou apontaram para a mesma direção.

Essa também é uma ótima maneira de criar um relacionamento amigável com outros profissionais do ramo. Ou, até mesmo, de fazer parcerias com outros sites para guest posts e ações de marketing.

Sem contar que as pessoas que tiveram seus perfis e conteúdos divulgados por você podem retribuir o favor. Isso pode ser com outro embed ou até mesmo compartilhando uma de suas postagens nas redes sociais.

Vale ressaltar que o simples fato de fazer a pesquisa de conteúdos — sejam eles de terceiros ou de sua autoria — ​é uma ótima forma de estimular a sua criatividade. Assim, você pode ter ideias de pautas para o blog e posts para as redes sociais.

Apostar na curadoria é uma ótima maneira de se aproximar dos seus leitores, visto que o ato de compartilhar informações online faz parte da nossa rotina. Fazer isso com o embed fica ainda mais fácil e natural dentro do seu blog, então por que não aproveitar essa oportunidade?

Como incorporar postagens de outros sites?

Veremos abaixo três exemplos de como incorporar conteúdos de outros sites utilizando embed. Recomenda-se utilizar um navegador web para os passos a seguir. Os aplicativos desses sites não costumam oferecer a opção embed.

Facebook

É possível incorporar posts de páginas ou de perfis pessoais do Facebook, desde que esses posts sejam públicos (posts configurados para aparecer apenas para os amigos não têm opção embed).

  1. Escolha um post que deseja incorporar ao seu blog e clique na seta que está no canto superior direito da publicação. Uma caixa de opções aparecerá. Selecione “Incorporar”;
  2. O Facebook mostrará uma janela com o código HTML. Selecione e copie esse código;
  3. Em seguida, cole o código onde você deseja que a publicação apareça no seu blog, salve as alterações e verifique se o post do Facebook foi incorporado corretamente.

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram só permite incorporar postagens públicas. Se o usuário tiver um perfil privado, não será possível utilizar o embed.

  1. Depois de escolher a imagem ou vídeo que quer incorporar ao seu blog, clique nos três pontinhos que estão no canto inferior direito da publicação. Entre as opções que aparecerão, selecione “Embed”;
  2. O Instagram mostrará o código HTML a ser copiado. Você pode selecionar a caixa “Include Caption” se quiser incluir a legenda do post. Clique em “Copy Embed Code” para copiar o código;
  3. Cole o código no seu blog, salve as alterações e verifique se o post foi incorporado corretamente.

YouTube

  1. Escolha um vídeo que você queira incorporar no seu blog e clique na opção “Compartilhar”, logo abaixo do vídeo;
  2. O YouTube mostrará uma caixa com as opções “Compartilhar”, “Incorporar” e “E-mail”. Clique em “Incorporar”, selecione o código HTML que aparece e copie-o;
  3. Cole o código no seu blog, salve as alterações e verifique se o vídeo foi incorporado corretamente.

Percebeu que, independentemente do site, o processo não é muito diferente?

No caso do áudio, o VOOOZER também pode lhe ajudar com a criação do arquivo, seja adicionando um som ambiente ou até mesmo encontrando um narrador para o seu texto.

Diversos serviços na internet também oferecem a funcionalidade embed para os mais variados tipos de arquivos e, como vimos, utilizá-la é sempre muito simples.

Basta procurar por uma opção “Incorporar”, “Embed” ou similar. Se ela não estiver visível, tente encontrar um menu com mais opções.

Portanto, quando for publicar o próximo post, lembre-se de usar o recurso embed e dê aos visitantes do seu blog uma experiência muito mais agradável.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER