Como traçar e alcançar os objetivos de marketing do seu blog?

Compartilhar:

Fortalecer marcas, construir uma imagem institucional e divulgar produtos e serviços são alguns dos objetivos de marketing. Eles são traçados para agregar valor nas relações entre empresa, clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros diversos, governos e o público em geral. Definir metas e traçar estratégias é essencial.


Narramos esse conteúdo para você! Clique no play para ouví-lo!

Nesse aspecto, para se ter um blog de sucesso, é preciso ir além da produção de conteúdo. Claro que, contar com artigos estruturados corretamente, informações relevantes e valiosas e um calendário de publicações bem definido é essencial para o desenvolvimento do seu canal de comunicação.

Porém, para que as pessoas acessem o seu blog, compartilhem seus conteúdos e se relacionem com a sua empresa ou página pessoal, é necessário estabelecer um processo de divulgação e definir um plano e objetivos de marketing.

O plano de marketing

O plano de marketing é usado por empresas e escritores para guiar as ações de divulgação e relacionamento de seus blogs. Nele, está contemplado os objetivos, metas e as estratégias necessárias para que você possa alcançar os resultados esperados com esse planejamento.

Além dos aspectos práticos da sua aplicação, o plano de marketing conta com informações essenciais para o desenvolvimento do canal de comunicação web como, por exemplo, pesquisas de mercado, perfil do público-alvo, definição dos canais de divulgação e, claro, o capital disponível para custeio do trabalho.

Esses dados orientarão as ações que buscam cumprir os objetivos do plano de marketing. Portanto, é importante ter segurança nas suas informações e documentar cada etapa do trabalho, para que possa ir corrigindo e melhorando o sistema de comunicação e divulgação do blog – seja ele corporativo ou pessoal.

Os objetivos de marketing

O plano de marketing traça um caminho a ser seguido e os objetivos de marketing oferecem os resultados que o blog pretende obter. Alcançar os objetivos é sinal de sucesso. Mas, não cumpri-los é sinal de que algo deu errado. Uma avaliação constante dos processos ajuda a corrigir possíveis desvios e erros.

Porém, os objetivos não devem ser pensados sozinhos. Eles tratam de pontos centrais do planejamento e precisam ser desdobrados em metas, para que as pessoas responsáveis pela comunicação possam quantificar o trabalho e medir com mais facilidade os resultados alcançados.

Por exemplo: aumentar o número de acessos diários do blog é o objetivo de marketing. Para alcançá-lo, execute técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para melhor ranquear e crescer, em 15%, o tráfego orgânico a partir de buscadores — aqui temos a meta, uma ação que ajuda a cumprir os objetivos traçados.

A definição dos objetivos de marketing

Mas, quais objetivos de marketing podem ser aplicados em um blog? Confira a seguir e saiba o que pode ser alcançado pelo seu canal de comunicação web!

1. Liderança

Produzir conteúdo é compartilhar conhecimento. Caso você não saiba muito sobre os assuntos que pretende tratar, provavelmente, não satisfará os seus leitores. Nesse caso, há o risco de ver o seu blog e a sua marca como alvo de reclamações.

Por outro lado, se você for uma autoridade nos assuntos tratados, ou estudá-los e acompanhá-los rotineiramente, conseguirá criar uma relação de credibilidade com as pessoas.

Portanto, aposte em conteúdos com os quais possui intimidade e subsídios necessários para poder trabalhá-los. Para os temas que não têm muito domínio, procure parcerias com outras empresas e escritores. Os guest posts são excelentes alternativas para isso.

2. Divulgação gratuita

O Google é uma das principais fontes de informação do mundo. Sempre que pretende encontrar um produto, serviço ou conteúdo, uma pessoa recorre ao buscador da gigante da web.

Publicar com constância e otimizar o seu blog conforme as técnicas de SEO faz com que você consiga ocupar melhores lugares nas páginas dos buscadores. E isso aumenta as chances de as pessoas se relacionarem com o seu blog e consumirem os seus conteúdos.

Afinal, quantas vezes você avançou mais do que duas páginas em busca do Google? Para ser relevante é importante que apareça logo na primeira página da busca. Esse processo gera visibilidade e divulgação gratuita para o seu blog. Trabalhe isso!

3. Vendas

Um blog pode ser usado como uma ferramenta importante em seus processos de venda. Ele pode ser uma ferramenta de atração, conversão e convencimento de possíveis clientes, além, é claro, de um mecanismo de relacionamento com as pessoas.

Se o cliente não está no estágio ideal de compra, a sua página web pode ser usada para atraí-lo e dar início a uma série de contatos que o preparará para fechar negócio com a sua marca.

Por outro lado, se ele já possui interesse em seu produto ou serviço, o conteúdo do seu blog pode ser usado como ferramenta de convencimento para que ele negocie com a sua marca.

Dessa forma, é importante produzir diferentes tipos de conteúdos voltados para os diferentes estágios de compra que um cliente em potencial possa estar.

4. Visibilidade

Você pode ter o melhor conteúdo da internet ou contar com os produtos ou serviços de maior qualidade, porém, nada disso adianta se ninguém souber dessas informações.

Com um blog é possível construir uma presença permanente na web e manter um canal que gere visibilidade constante para o seu trabalho. Para isso, estabeleça um calendário regular de publicações e invista na qualidade do conteúdo produzido.

Postagens regulares incentivam as pessoas a retornarem ao seu blog periodicamente — além de contribuir para o ranqueamento no Google — e a qualidade de conteúdo atua na fidelização dessas pessoas e aumenta a taxa de compartilhamento. Isso tudo gera visibilidade para o seu canal.

5. Aprendizado contínuo

A internet está mudando e evoluindo sempre. Manter um blog é um constante desafio: atualizar conteúdo, ficar ligado nas novidades, desenvolver o marketing etc. Isso, sem contar o domínio da escrita. Portanto, é um trabalho que contribui sempre para o desenvolvimento profissional e corporativo.

Tenha isso em mente e use a própria internet para melhorar seu conhecimento e oferecer novidades aos leitores. Estude produção de conteúdo web, observe e conheça as tendências para blogs e fique atento às novidades sobre o marketing digital, pois elas podem ajudar no desenvolvimento do seu canal de comunicação.

Gostou deste artigo sobre o plano e os objetivos de marketing para um blog? Então assine nossa newsletter e receba novos conteúdos relevantes! Fazemos no máximo um envio por semana ;-).

COO e cofundador do Vooozer, Mateus é o engenheiro mais de humanas que ele conhece. Apaixonado por mochilões e tecnologia, torce para que tenha wi-fi no hostel. Viaja para se encontrar, se perder, descobrir, inventar e vice-versa.

Deixe uma resposta