fbpx

Otimização de sites: SEO focado nos 5 principais fatores de ranqueamento

ferramentas de seo para blog

Muita correria? Preguiça de ler? Aperte o play e ouça o artigo!

A otimização de sites SEO tem um objetivo: melhorar o posicionamento de uma página nos resultados de mecanismos de pesquisa, como o Google.

Esse é um objetivo grandioso, pois é através dessa estratégia que a empresa consegue ampliar o tráfego de usuários para o site e, consequentemente, tem mais chances de conversão.

Entretanto, quais são os fatores que merecem mais atenção dentro da estratégia de otimização de sites SEO?

A segunda edição da pesquisa Ranking Factors SEMrush Study destacou 5 principais fatores de ranqueamento:

  • visitas diretas ao site,
  • tempo de permanência no site,
  • número de páginas por sessão,
  • taxa de rejeição,
  • total de domínios de referência.
Otimização de sites SEO

Fonte: SEMrush

Neste artigo iremos aprofundar o entendimento sobre cada um dos 5 principais fatores de rankeamento que foram listados acima e dedicaremos parte do conteúdo às dicas sobre como fazer a otimização de sites SEO a fim de ampliar seus resultados.

Otimização de sites SEO: como aplicar os TOP 5 fatores de rankeamento?

Como dissemos acima, existem muitos fatores que devem ser considerados na otimização de sites SEO, entretanto, ao se concentrar em criar boas ações para atender aos 5 fatores listados acima, sua empresa já estará alguns passos a frente da maior parcela da concorrência.

1. Visitas diretas ao site

As visitas diretas ocorrem quando um usuário digita o endereço do domínio do seu site na barra de navegação (por exemplo, www.vooozer.com).

O estudo do SEMrush revelou que este é o fator de maior influência para a definição da ordem de rankeamento dos sites nas plataformas de pesquisa.

A razão para isso é que o Google entende que quanto mais pessoas fazem pesquisas diretas para um site, mais autoridade esse canal possui.

Mas o que isso representa para sua estratégia de marketing digital?

Que você deve ir além das ações técnicas para otimizar seu site. Para rankear organicamente em boas posições para pesquisas relevantes é preciso criar ações reconhecimento de sua marca, fazendo com que as pessoas se lembrem do seu nome e façam uma visita ao seu site, espontaneamente.

2. Tempo de permanência no site

O segundo fator mais relevante para o rankeamento de uma página está relacionado ao tempo em que os usuários permanecem no site.

A logica é: quanto mais tempo os usuários gastam no site melhor é sua colocação nos resultados de pesquisa relacionados.

O tempo de permanência diz para  Google que sua página realmente oferece a resposta que estava sendo procurada pelo usuário. E responde de maneira completa e satisfatória, por meio de conteúdo relevante!

Ao considerar a otimização de sites SEO para atender a esse critério, ou seja, para aumentar o tempo de permanência dos usuários no site você algumas ações parecem ser eficazes:

  • realize testes de performance em seu site;
  • otimize o seu desempenho para melhorar os tempos de carregamento;
  • inclua links internos e ctas ao longo da página para que os usuários se mantenham interagindo com seu site e mais.

Você também pode aumentar o tempo de permanência em sua página oferecendo tipos de conteúdo variados, como Posts em Áudio. A Rock Content conseguiu  aumentar em até 43% o tempo médio na página de blog posts por meio da inserção de áudio posts nos conteúdos oferecidos.

Essas são algumas das ações estratégicas para a otimização de sites SEO que afetam de maneira global os principais fatores de rankeamento.

3. Número de Páginas por Sessão

Um usuário tende a navegar por três a três páginas e meia por site, por visita.

Algumas atitudes relacionadas à otimização de sites SEO podem ajudar você a ampliar o número de páginas por sessão de seus usuários:

  • inclua links internos ao longo do conteúdo da página;
  • inclua banners com chamadas para outros conteúdos relacionados, complementares e relevantes;
  • inclua formulários para acesso a outros conteúdos como ebooks e webinars ao longo das páginas;
  • use pop-ups de saída chamando o visitante para outro conteúdo que esteja relacionado ao seu interesse;
  • insira um plug-in de conteúdos relacionados ao fim de cada páginas e mais.

4. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição corresponde ao número de visitantes que deixam o site depois de visualizar apenas uma página.

Quanto menor sua taxa de rejeição maiores são suas chances de estar nas primeiras colocações de resultados de pesquisa.

Uma alta taxa de rejeição pode indicar ao Google que o conteúdo da página é irrelevante. Não há nada pior para uma estratégia de otimização de sites SEO.

Para diminuir a taxa de rejeição de seu site experimente as seguintes técnicas de otimização de sites SEO:

  • torne o tempo de carregamento de página mais curto;
  • use tópicos e sub-títulos ao longo do texto para torná-lo mais interessante (ninguém gosta de blocos grandes de textos);
  • use widgets da barra lateral para estimular novas ações;
  • inclua links internos relevantes ao longo da página;
  • ofereça banners com call to action para materiais ricos;
  • amplie o engajamento digital de seu usuário com sua página;
  • otimize seu site para dispositivos mobile.

5. Total de domínios de referência

Tráfego por referência é o tráfego que chega ao seu site por outra origem fora do seu domínio como, por exemplo, de um site parceiro que usa links para os conteúdos do seu domínio, em uma estratégia de link building.

Conforme confirmado pelo Google, um arsenal de backlinks é crucial para os rankings de sites nos resultados de pesquisa relacionados.

Mesmo que pareça fora de seu alcance ter controle sobre os backlinks de outros sites, você pode criar ações para melhorar os resultados relacionados a essa fator.

Uma forma de fazer isso é ampliar sua estratégia de guest post, na qual você escreve conteúdos para outros sites e também recebe conteúdos de parceiros. 

Nessa caso garanta que os parceiros são confiáveis e oferecem conteúdos relevantes e presam pela boa experiência do cliente.

Se você quiser se aprofundar ainda mais no entendimento sobre otimização de sites SEO, sugerimos que também leia o artigo exclusivo do VOOOZER; “9 ferramentas de SEO para blog que você deve testar”.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER