Quais são as 5 principais métricas do Google Analytics para blog?

Métricas do Google Analytics. Ilustração de um monitor de computador e vários ícones saindo da tela.

O autor desse conteúdo narrou esse texto. ESCUTE a versão em áudio!

Como você sabe que rumo o seu blog está tomando? Acompanhar as métricas do Google Analytics é essencial para ter certeza que os seus resultados estão de acordo com o esperado.

O Google Analytics é uma das ferramentas de análise de resultados mais úteis que temos hoje em dia. Ele é capaz de captar vários números referentes ao comportamento da sua audiência e as características dela. Esses dados são altamente valiosos para a estratégia do seu blog sempre se manter eficiente.

Confira a seguir as 5 principais métricas do Google Analytics que você precisa acompanhar!

1. Novos visitantes

Contar com leitores fiéis é sempre positivo para qualquer tipo de blog, mas você também precisa contar com visitantes novos regularmente. Essa é uma das métricas do Google Analytics que você deve acompanhar de perto porque mostra a real força de atração do seu conteúdo. Se esse índice está caindo, é necessário implementar um plano de ação o quanto antes.

2. Bounce rate

O que acontece quando uma pessoa acessa um post do seu blog e logo vai embora? Ela entra para a estatística de bounce rate. O seu objetivo deve ser garantir que as pessoas passem cada vez mais tempo no seu site — de preferência visitando várias páginas.

Sendo assim, fique de olho na taxa de bounce para saber se o seu conteúdo está sendo capaz de satisfazer os visitantes e engajá-los em outros posts.

3. Páginas mais populares

Você precisa saber quais posts conquistaram mais acessos. Uma das melhores métricas do Google Analytics para isso é a de páginas mais populares. Esses dados são altamente importantes porque podem ditar os rumos da sua estratégia editorial para o futuro. Saiba se adaptar a partir desses feedbacks para sempre gerar identificação junto ao seu público.

4. Origens de tráfego

Ao saber de onde vêm os seus acessos, você consegue ficar por dentro de quais canais estão contribuindo para o sucesso do seu blog — como sites de buscas, redes sociais, entre outros.

A partir daí, podem surgir parcerias estratégicas ou oportunidades que não podem deixar de ser aproveitadas. Essa é uma das métricas do Google Analytics que oferece um diagnóstico fiel sobre como o seu conteúdo está repercutindo na internet.

5. Páginas por visita

Como já falamos acima, deve ser o seu objetivo contar com visitantes que acessem o máximo de conteúdo possível. Portanto, uma das métricas do Google Analytics que você precisa analisar é a quantidade de páginas que são acessadas por visita. É claro que esse número tem que ser crescente. Além disso, é importante que você ofereça cada vez mais conteúdo para o seu público aproveitar.

Um blog é uma ferramenta bastante poderosa para fortalecer uma marca e a credibilidade de um profissional, mas para proporcionar todos os benefícios possíveis é preciso contar com uma estratégia eficiente. Analisar as melhores métricas do Google Analytics é o jeito ideal de se manter em uma rota direcionada ao sucesso. Sendo assim, faça levantamentos regulares desses números para acompanhar a sua própria evolução ao longo do tempo.

Gostou das dicas sobre as métricas do Google Analytics? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

COO e cofundador do Vooozer, Mateus é o engenheiro mais de humanas que ele conhece. Apaixonado por mochilões e tecnologia, torce para que tenha wi-fi no hostel. Viaja para se encontrar, se perder, descobrir, inventar e vice-versa.

Deixe uma resposta