O que são posts em áudio e por que fazem sucesso?

Ilustração de um microfone de narração com confetes em volta.
Compartilhar:

Posts em áudio estão se tornando cada vez mais comuns, mas nem todo mundo conhece esse formato de conteúdo. Por isso, resolvemos fazer um post em áudio para explicar o que são posts em áudio e porque fazem sucesso.

Caso você esteja lendo este texto, recomendamos que você aperte o play aí em cima.

O próprio termo “post em áudio” deixa claro que se trata de um post no formato de áudio, mas existem alguns detalhes sobre esse formato de conteúdo que o diferenciam de outros, como, por exemplo, o podcast.

Além disso, para entender este tipo de conteúdo e porque ele faz sucesso, é preciso compreender o contexto tecnológico e comportamental que o cerca. Dessa forma, você conseguirá avaliar quando e como melhor usar este formato no seu blog ou site.

Sem mais delongas, a seguir detalhamos um pouco mais as características de posts em áudio e porque eles fazem sucesso. Vamos lá!

O que são posts em áudio

Na internet encontramos diversos formatos de conteúdos. Desde os mais óbvios como texto e imagens, até outros que se tornaram realmente populares mais recentemente, como vídeos, infográficos e podcasts.

O post em áudio é uma versão de um certo conteúdo no formato de áudio e é disponibilizado na internet principalmente por streaming. Ou seja, o visitante não faz o download do áudio ou instala algum aplicativo para consumí-lo. O conteúdo é distribuído através de um player e é preciso estar conectado à internet para ouví-lo.

Pelo seu ótimo custo-benefício, o post em áudio costuma coexistir com outros formatos, ou seja, é comum encontrar o áudio acompanhado de uma versão em texto do mesmo conteúdo. Falaremos disso mais adiante.

Qual a diferença entre posts em áudio e podcasts?

Muita gente costuma confundir esses dois formatos, pois ambos são conteúdos em áudio. Mas, na realidade, eles são bem diferentes, como vemos a seguir:

Podcasts

  • costumam ter uma duração mais longa, entre 30 e 60 minutos
  • normalmente podem ser baixados de sites ou plataformas de podcasts
  • não possuem estrutura objetiva: no geral, giram em torno de entrevistas, conversas ou bate-papos em torno de uma pauta
  • fazem uso de vinhetas, inserções publicitárias e efeitos sonoros
  • requerem edição

Posts em áudio

  • costumam ter uma duração de até 15 minutos
  • normalmente são oferecidos por streaming diretamente nos sites
  • possuem estrutura objetiva igual ou similar ao texto narrado, que costuma seguir ordens lógicas e com melhores práticas de redação e SEO
  • não fazem uso de vinhetas ou efeitos sonoros e, no geral, não possuem inserções publicitárias (às vezes elas aparecem no início ou no final dos conteúdos)
  • requerem pouca ou nenhuma edição

Enquanto um podcast se assemelha mais a um programa de rádio e tem mais de uma pessoa falando, os posts em áudio são uma espécie de texto narrado por uma única pessoa. Como falamos, normalmente os posts em áudio são publicados junto com uma versão do conteúdo em texto.

Por que posts em áudio fazem sucesso?

Agora que você já sabe o que é esse formato e suas diferenças em relação ao podcast, vamos falar sobre o apelo desse conteúdo e entender melhor seu sucesso. Até porque, é importante saber os benefícios e resultados esperados de uma estratégia antes de testá-la ou colocá-la em prática.

Contexto tecnológico

Antes de falarmos sobre como e porque as pessoas consomem posts em áudio, é importante entender a tecnologia que viabiliza esses conteúdos em áudio e seu consumo.

A grosso modo, podemos falar de dois fatores principais: a popularização de dispositivos capazes de reproduzir posts em áudio e a popularização de conexões à internet de média e alta velocidades.

Basicamente, o fato das pessoas terem cada vez mais acesso a computadores de mesa, laptops, smartphones e tablets, significa que mais e mais pessoas estão aptas a reproduzir conteúdos em áudio.

Por outro lado, velocidades de conexão à internet cada vez mais rápidas e mais baratas permitem que as pessoas ouçam posts em áudio diretamente dos seus dispositivos, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar com acesso à internet banda larga ou sinal 3G e 4G.

Contexto comportamental

Para entender este ponto, basta refletir rapidamente sobre duas coisas:

  • a gigantesca quantidade de conteúdo interessante que existe na internet e que cresce exponencialmente o tempo todo
  • a falta de tempo que praticamente todos nós sentimos para fazer tudo que gostamos e queremos fazer

Resumindo: os conteúdos interessantes na internet não param de se multiplicar, mas nossos dias continuam tendo apenas 24 horas.

Em uma pesquisa sobre leitura online, vimos que 73% das pessoas não consegue ler tudo o que gostaria na internet.

Então, como seus visitantes poderiam consumir os conteúdos do seu site se eles não têm tempo para ler?

Ouvindo.

A lógica do sucesso dos posts em áudio é simples

Para ler um texto ou ver um conteúdo (como vídeos, imagens em geral ou infográficos, por exemplo) uma pessoa precisa usar suas mãos e/ou seus olhos, o que limita seu tempo disponível para consumir tais conteúdos.

Enquanto isso, para escutar um post em áudio, a pessoa só precisa apertar play e, então, suas mãos e olhos estão livres para outras atividades. Sendo assim, em atividades onde é impossível ler ou assistir algo, você pode ouvir. Como, por exemplo, no trânsito, ao andar na rua, praticar atividades físicas, arrumar a casa ou passear com o cachorro.

Conclusão

A tecnologia e o comportamento das pessoas apontam para o conteúdo em áudio como uma alternativa para se consumir mais conteúdo. Já o ótimo custo-benefício dos posts em áudio possibilita que qualquer blog ou site aplique essa estratégia. Uma vez que o post em áudio pode coexistir com outros formatos.

Sabe aquele texto de 500 a 700 palavras, que você demorou 2 horas ou mais para produzir? Para narrar esse texto e publicar a narração junto a ele, você demora só mais 10 minutos.

Os 73% de pessoas que não conseguem ler tudo que gostariam, agradecem se houver uma versão em áudio!

Gostou desse conteúdo? Então baixe gratuitamente o Kit Engajamento Online, onde você encontra mais detalhes da pesquisa sobre leitura online e ainda confere dicas de engajamento para esse contexto.

CEO e cofundador do Vooozer, é apaixonado por ideias, tecnologia, games, cervejas e pela Tuti. Sonha acordado e dormindo com essas coisas e vira e mexe tira algo do papel, esse texto é um exemplo.

Deixe uma resposta