fbpx

Game of Blogs: dicas para blog baseadas em Game of Thrones

Ilustração de uma paródia do trono de ferro do seriado Game of Thrones, onde o trono é feito por CPUs, cabos USB, teclados e envelopes.

Sem tempo de ler? Quer descansar a vista? Aperta o play e ouça o artigo na íntegra!

Lost, Breaking Bad, Prison Break e House of Cards são apenas alguns seriados que já atraíram multidões de fãs. Outro sucesso é a série Game of Thrones, da HBO, cuja história e personagens engajam pessoas há alguns anos. Como um seriado é um tipo de conteúdo e Game of Thrones possui sucesso mundial, é até natural que possamos aprender valiosas dicas para blog com a saga.

Seja você um fã de GoT (Game of Thrones para os mais íntimos), ou não, certamente essas lições de sucesso para blogs serão do seu interesse. Além disso, analisar diferentes pontos de vista e analogias pode ser bom tanto para fortalecer conceitos, como para explorar novas ideias.

Vamos às dicas para blog que tudo ficará mais claro. E não precisa temer, o artigo não possui spoilers e mesmo quem nunca assistiu o seriado irá entender. Vamos lá?

Tenha um cronograma e calendário de publicações

O seriado deixa escancarado o efeito positivo em se possuir um cronograma claro de lançamentos e um calendário de publicações. Vemos isso tanto no lançamento de temporadas quanto de episódios. Por isso que essa é uma das dicas para blog mais importante que extraímos do seriado.

Por anunciar as datas da próxima temporada e manter uma constância no lançamento de episódios, as pessoas sabem exatamente quando poderão assistir o próximo episódio e podem se programar de acordo.

A mesma coisa vale para um blog que publica seus posts rotineiramente. Seu público passa a saber quando deve acessar seu blog novamente para encontrar novidades. Além disso, a própria equipe do blog consegue se organizar melhor e cumprir prazos com maior facilidade.

Planeje muito bem o seu enredo

Outra coisa que chama muita atenção em Game of Thrones e é muito valorizada pelo público é o enredo bem trabalhado. A história do seriado praticamente não possui furos, tudo possui uma explicação e um racional por trás. Isso transparece a qualidade do conteúdo e envolve as pessoas.

O mesmo vale para um blog que preza pela qualidade e contextualização do seu conteúdo. Um bom post pode ser bom na sua esfera como post, mas pode ser melhor ainda se conversar com outros posts do seu blog. Ou seja, se for complementar a outras postagens, seguindo uma linha lógica dos assuntos abordados no blog.

Faça coisas inesperadas – mas embasadas

De todas as dicas para blog deste post, essa aqui é como se fosse um tempero especial.

GoT nos mostrou como ser original é algo valioso. Afinal de contas, quem disse que o mocinho ou o personagem principal não podem morrer? Quem diria que tudo o que aconteceu com os Starks realmente aconteceria? Matanças e reviravoltas à parte, podemos aprender sobre como inovar e arriscar podem trazer bons frutos.

É difícil dizer o quanto o autor estava seguro das suas inovações e passagens surpreendentes da história, mas certamente elas se pagaram. Um dos motivos desse sucesso é aliar a surpresa a um planejamento lógico. Até porque, se você planeja matar o personagem principal, precisa ter um outro engatilhado na história.

Em um blog, podemos fazer isso ao testar formatos de conteúdos novos (sem medo de que ele não seja aceito por todos), publicar uma opinião própria de forma embasada ou até abordar assuntos que você nunca abordou antes. Como fazer analogias com seriados.

Acredite no longo prazo

Game of Thrones nasceu alinhando objetivos de curto, médio e longo prazo. Era impossível prever o exato sucesso da saga antes de lançar a primeira temporada. Mas isso não impediu que ela fosse lançada. Indo um pouco além, podemos falar do próprio formato de lançamento em temporadas.

Não se produz e se lança um episódio por vez. Uma temporada inteira é planejada e executada. O mesmo vale para blogs. O pensamento de longo prazo permite identificar oportunidades, criar planejamentos e correr atrás de objetivos maiores – além de manter as coisas em perspectiva.

Afinal, um blog não conquista sucesso da noite pro dia, ou de um post para o outro. É um trabalho de longo prazo mas com inúmeras conquistas de curto e médio prazo que guiam seu caminho.

Esteja preparado para o esperado

Muita coisa é inesperada no mercado de blogs, Marketing de Conteúdo e conteúdo online como um todo. Podem ser novas práticas de SEO, um critério novo no mecanismo de busca do Google, entre outros. Mas muita coisa é esperada.

Assim como os personagens de Game of Thrones se preparam para o inevitável inverno, um blog ou site que já possui certo histórico deve antever secas e farturas. E se preparar de acordo.

Na prática, isso significa atentar-se aos dias da semana que você recebe mais visitas, horários em que os conteúdos são mais compartilhados ou até meses de pico ou queda de tráfego. Datas comemorativas também não devem ser deixadas de lado, já que muitas vezes é efetivo que seu blog entre no clima de férias, de dia das mães, dos pais, etc.

No caso deste próprio post, por exemplo, não é à toa que ele foi publicado logo após o fim da temporada mais recente de GoT.

Deu pra perceber que, para uma mente atenta, Game of Thrones é um prato cheio de insights, lições e melhoras práticas para se obter sucesso engajando pessoas com conteúdo planejado e de qualidade. Espero que essas dicas para blog ajudem você a alcançar melhores resultados na internet!

Conhece alguém que adora Game of Thrones ou Marketing de Conteúdo? Então compartilhe essas dicas!

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER