7 dicas básicas para gerar leads com Marketing de Conteúdo

Compartilhar:

A internet mudou o comportamento do consumidor. Com amplo acesso à informação, as pessoas pesquisam na web sobre produtos e serviços antes de decidir suas compras. Dessa forma, é possível gerar leads com Marketing de Conteúdo e, com isso, fortalecer a marca e aumentar as vendas.

Sem tempo ou disposição pra ler? Aperte o play e ouça o artigo na íntegra:

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que utiliza a produção de conteúdo relevante e valioso para atrair o público-alvo de uma empresa. Todo o material produzido tem como objetivo conduzir o lead pelo funil de vendas — atrair o cliente em potencial, apresentar as soluções geradas pelo produto ou serviço e fechar novos negócios.

Assim, essa estratégia de marketing busca informar as pessoas para que elas respeitem e entendam a sua marca como referência de mercado, além, é claro, de as transformarem em clientes. Apesar de ser um modelo de divulgação relativamente novo, já consegue gerar excelentes resultados para as empresas.

Quer saber como gerar leads com Marketing de Conteúdo? Então confira nos próximos parágrafos as dicas que preparamos!

1. Tenha um blog

O primeiro passo para adotar uma estratégia de Marketing de Conteúdo é criar um blog; é nesse espaço que você fará as suas publicações. Além disso, quando uma pessoa fizer uma busca no Google, por exemplo, será o seu blog que aparecerá nos resultados. Portanto, faça um bom planejamento e capriche no layout a ser utilizado.

2. Desenvolva o conteúdo

Como o nome da estratégia deixa entender, o conteúdo é o destaque desse modelo de marketing. Assim, para atrair visitantes e gerar leads, é bastante importante desenvolver conteúdo de qualidade. Saiba o que o seu público-alvo procura na internet, a linguagem que utiliza e alinhe as publicações com seus objetivos comerciais.

3. Invista em conteúdo rico

O blog é uma excelente ferramenta para atrair e educar seus clientes em potencial. Porém, é preciso ir um pouco além para aumentar o número de conversões. Para isso, é interessante investir em materiais ricos — como e-books, audiobooks, infográficos, webinars, entre outros. Esse tipo de conteúdo pode ser trocado por dados de contato, o que favorece as vendas.

4. Capriche nos calls-to-action

Os calls-to-action são mecanismos para incentivar que o seu leitor execute algum tipo de ação, como compartilhar o conteúdo, deixar um comentário, assinar uma newsletter ou até mesmo entrar em contato com a empresa. Portanto, na hora que publicar um artigo, capriche nessas chamadas para ação.

5. Aposte nos áudios

Dentre os modelos de conteúdo que vêm ganhando espaço estão os áudios. Esse tipo de mídia cresceu com os smartphones e internet móvel e podem ser consumidos pelas pessoas com bastante facilidade. Assim, é interessante desenvolver materiais em áudios para aumentar as suas conversões.

6. Elabore um calendário editorial

Para que a sua estratégia de Marketing de Conteúdo seja eficiente é necessário publicar novos conteúdos com regularidade. Para garantir que isso aconteça é interessante desenvolver um calendário editorial que oriente a criação de artigos e materiais ricos e estabeleça datas e metas de publicação.

7. Mensure os resultados

Assim como qualquer ação de marketing digital, avaliar os resultados das ações é essencial para que possa melhorar constantemente as suas estratégias. A mensuração permite saber quantas oportunidades de negócio apareceram, quais canais geram mais leads e qual retorno teve com o trabalho de divulgação.

O que achou deste artigo sobre como gerar leads com Marketing de Conteúdo? Que tal compartilhar esse conhecimento em suas redes sociais?

Deixe uma resposta