Acessibilidade digital: entenda a importância e como fazer

Mão clicando play em um tablet conectado a um fone de ouvido. Acessibilidade Digital.

Que tal OUVIR esse texto e já sentir na pele como é fácil aumentar a acessibilidade digital do seu site? Aperte o play acima e experimente.

Acessibilidade é um termo muito utilizado na política para melhorar a forma com que pessoas com alguma deficiência possam utilizar os serviços públicos e se locomover pela cidade.

Você sabe, porém, como esse conceito pode ser empregado na criação de sites e blogs? Nós responderemos, no post de hoje, o que é acessibilidade digital, qual a sua importância e como colocá-la em prática.

Boa leitura!

O que é acessibilidade digital?

Acessibilidade é aquilo que permite que qualquer pessoa possa aproveitar atividades, conteúdos ou produtos oferecidos pela sociedade. Independentemente das limitações físico-motoras, culturais, sociais ou de qualquer outro tipo, uma experiência com o mínimo de interferências deve ser proporcionada.

Entre o grande número de internautas, alguns possuem:

  • dificuldades ou problemas totais na audição ou visão;
  • problemas para utilizar o mouse;
  • acesso apenas a partir de monitores pequenos;
  • internet lenta.

Sendo assim, os idealizadores de um site ou serviço online devem planejar e executar a usabilidade e experiência do acesso de forma a incluir todas as pessoas que tenham alguma necessidade especial.

Além de se basear no direito de que todos possam experimentar uma navegação clara, com possibilidade de comunicação, acesso adequado a formatos que possam auxiliar tais pessoas, há o componente de lucro.

Quem inclui os vários tipos de pessoas — e também suas dificuldades de acesso —, consegue mais visitas e, consequentemente, seguidores. As empresas aumentarão as vendas e melhorarão a imagem que o público tem delas.

Qual é a sua importância?

Assim que pensamos em dificuldades para acesso, lembramos daqueles que possuem problemas visuais. Programas como Jaws auxiliam essas pessoas com a leitura da página, demonstrando até mesmo qual é a descrição de uma imagem e o que ela significa.

Entretanto, para que o sistema funcione adequadamente, os sites devem seguir as boas normas de acessibilidade.

Além disso, outros tipos de problemas visuais, como o daltonismo, por exemplo, precisam ser levados em consideração. A utilização demasiada de verde e vermelho pode criar uma dificuldade para esses visitantes.

Nesse caso, a existência de links em vermelho pode não ser notada pelos usuários, prejudicando sua acessibilidade ao conteúdo. Consequentemente, mais barreiras para interagir com o site.

Há casos em que é difícil, mesmo para visitantes sem limitação, identificar quais são os botões que confirmam ou cancelam uma compra, por exemplo. Os principais indicadores das ações estão confinados à cor.

Como podemos resolver esses tipos de problema que dificultam o acesso à informação dos sites? É isso que responderemos agora!

Como resolver esses problemas de acessibilidade digital?

1 – Usar descrição nas imagens

Para auxiliar aqueles que não podem enxergar, descreva todas as suas imagens e insira o texto alternativo. Lembre-se, porém, de descrever a imagem, e não seu produto ou site.

Assim, os programas especializados poderão dar a eles a real dimensão daquilo que aparece no monitor.

2 – Utilização de textos e marcações, além das cores

É certo que as cores nos transmitem emoções que auxiliam as ações. Entretanto, mais indicativos devem ser fornecidos para que todas as pessoas tenham acesso aos menus. Você pode utilizar imagens que sejam autorrepresentativas, como um ‘x’ para cancelar ou setas para voltar ou avançar.

Além dos daltônicos, aqueles que possuem baixa visão precisam encontrar contrastes de cores entre o plano de fundo e as fontes utilizadas.

3 – Textos disponíveis em áudio

Disponibilizar uma versão do seu texto em áudio auxiliará as pessoas que possuem dificuldade de leitura.

Além disso, essa ferramenta é útil para pessoas que não possuem muito tempo para ler seu conteúdo. Assim, podem apreciá-lo no trânsito, em casa ou enquanto caminham, por exemplo.

Diversos blogs e sites já oferecem textos em áudio, como podemos ver nesses exemplos no blog da Resultados Digitais, no da Rock Content e no Papo de Homem.

 

É preciso melhorar a forma como as pessoas com alguma dificuldade utilizam todos os serviços. Além de ser lei, é uma forma de aumentar o seu público e, para empresas, suas vendas.

Você quer nos ajudar a construir um mundo melhor? Compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe a ideia da acessibilidade digital!

COO e cofundador do Vooozer, Mateus é o engenheiro mais de humanas que ele conhece. Apaixonado por mochilões e tecnologia, torce para que tenha wi-fi no hostel. Viaja para se encontrar, se perder, descobrir, inventar e vice-versa.

Deixe uma resposta