Marketing digital: como aplicar as melhores estratégias?

Como aplicar estratégias de marketing digital.

Nunca foi tão fácil aprender sobre marketing digital. Apenas aperte o play acima e escute nosso post ao invés de ler.

Garantir o sucesso de um blog não é tarefa fácil. É preciso investir nas melhores estratégias de marketing digital para atrair a atenção de novos leitores e, assim, aumentar o número de usuários.

Para ajudar você nesta tarefa, nós vamos ensinar neste post o que você pode fazer para aumentar a visibilidade de seu blog. Assim, você irá atrair um número ainda maior de leitores e melhorar sua presença digital. Confira!

Conheça os 8 Ps do marketing digital

O marketing digital é essencial para o sucesso de um blog. E diferentemente do que acontece no marketing tradicional, o marketing digital oferece maior interatividade, com mais conexões entre os leitores e os produtores de conteúdo.

Por isso é muito importante que você vá além dos tradicionais 4Ps — Preço, Praça, Produto e Promoção — e invista nos 8Ps do marketing digital.

1. Pesquisa

Para ter sucesso em uma estratégia de marketing digital é preciso conhecer bem o seu público-alvo. Qual o seu comportamento? Quais são seus interesses pessoais e profissionais?

Assim, você será capaz de produzir conteúdos mais atraentes e que atendem plenamente às necessidades de seu leitor.

2. Planejamento

O planejamento é essencial para ajudar o seu blog a crescer. Com um plano consistente é possível definir quais, quando e como as ações precisam ocorrer, ajudando no controle de toda a sua estratégia.

3. Produção

As melhores estratégias de marketing digital se preocupam com a produção de conteúdo. Isso aumenta a visibilidade da marca e entrega valor para seu público.

Este conteúdo pode ser criado em texto, vídeo, em áudio, em infográficos e em uma gama maior de mídias digitais. Tudo depende de sua estratégia e o objetivo que você deseja alcançar.

4. Publicação

Depois de investir na criação de conteúdo é preciso publicá-lo nos canais mais relevantes, usados no dia a dia de seus leitores. Por isso, além de publicar o conteúdo no seu blog, não deixe de fazer chamadas e publicações em suas redes sociais e em sua newsletter.

5. Promoção

A promoção dos conteúdos criados por você é aconselhável para o ranqueamento do seu blog nos mecanismos de busca.

Esta mídia paga pode ser realizada no Google AdWords, Facebook Ads ou LinkedInd Ads, por exemplo. Escolha a plataforma mais utilizada por seu leitor e invista nela.

6. Propagação

É imprescindível que você crie materiais capazes de atrair a atenção de seu leitor e que os motivem a compartilhá-los espontaneamente. Assim você poderá alcançar um público ainda maior, aumentando o Retorno Sobre o Investimento (ROI) de sua estratégia de marketing.

7. Personalização

Personalizar suas mensagens de acordo com o perfil de seu público, aumentando o interesse dele por seus materiais é um dos diferenciais em relação ao marketing tradicional. Esse processo tem alavancado as vendas e encantado clientes.

8. Precisão

Diferentemente de outras ações promocionais, no marketing digital é possível medir cada detalhe de suas ações promocionais.

Já ouviu falar em Retorno sobre o Investimento (ROI), o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e a Taxa de Conversão (TC)? Essas métricas podem ajudar você a identificar os pontos fortes e os pontos fracos de sua estratégia. Com essas informações você otimiza sua campanha e poderá alcançar resultados ainda melhores em sua campanha.

Invista em ferramentas de automação de marketing

Para garantir o sucesso de suas estratégias de marketing digital é preciso cuidar de vários elementos simultaneamente, o que acaba tomando muito tempo dos responsáveis pelo blog.

Por isso, investir em ferramentas de automação, capazes de otimizar o trabalho e facilitar a execução de suas estratégias , é uma boa prática para otimizar o seu trabalho.

Ferramentas como o RD Station, SEMrush ou SharpSpring permitem que você delegue para o software a realização de algumas tarefas. Envio de campanhas de e-mail marketing, a publicação e o monitoramento de menções nas redes sociais e até mesmo a promoção de seu conteúdo são facilitadas através do uso delas.

Desta forma, sua equipe será capaz de realizar mais tarefas em um tempo menor. Isso aumenta a eficiência de sua estratégia de marketing digital e a audiência de seu blog.

Agora que você já sabe como aplicar as melhores estratégias de marketing digital, curta a nossa página no Facebook e receba mais dicas que vão ajudar você a otimizar o seu blog.

CEO e cofundador do Vooozer, é apaixonado por ideias, tecnologia, games, cervejas e pela Tuti. Sonha acordado e dormindo com essas coisas e vira e mexe tira algo do papel, esse texto é um exemplo.

Deixe uma resposta