Diversificação de Conteúdo: como adequar o formato dos seus posts?

Ilustração de megafones coloridos.

Como se não bastasse o assunto ser diversificação de conteúdo, você pode escutar este artigo ao invés de ler. Basta apertar o play acima.

Diversificação de conteúdo. Ao pesquisar sobre algum assunto online, é comum começar a consumir conteúdos em um tipo de formato e terminar em outro. Quem nunca jogou uma palavra-chave no Google esperando receber uma informação escrita, mas acabou encontrando as respostas desejadas em um podcast ou vídeo no YouTube?

Essa diversificação de conteúdo é muito boa. Não só para apresentar formas mais dinâmicas de visualização de dados, mas também para economizar tempo e atender quem mais interessa: o internauta.

Neste post, você vai entender melhor como isso acontece. Também ensinaremos a adequar o formato de suas publicações para aumentar o tráfego e nível de engajamento da sua página. Confira!

Aposte nos infográficos de diversificação de conteúdo

Imagine-se prestes a comer uma refeição que não contenha nada além de arroz no prato. Apesar de a quantidade ser suficiente para matar sua fome, não parece muito satisfatório para seu almoço. Certo?

A mesma coisa acontece com a produção de conteúdo online. Ainda que sua escrita seja correta, relevante e útil para o cliente, muitas vezes o texto não se sustenta sozinho. Para engajar o seu leitor de verdade, é preciso oferecer um pouco mais de dinamismo.

Infográficos bem-feitos são a ferramenta perfeita para ajudar seu público a entender temas difíceis. Não apenas por serem visualmente atraentes, mas também porque são estimulantes para o cérebro. Não é à toa que um estudo elaborado pela MDG conseguiu mostrar que este tipo de conteúdo visual é capaz de gerar até 94% mais visualizações do que os blocos de texto desacompanhados.

Por serem apresentados de forma mais limpa e impactante, o conteúdo dos infográficos também tende a ser compartilhado com mais naturalidade. Ele se distancia daquela ideia do “textão”, que muita gente não tem tempo ou disposição para ler.

Apesar de tantas vantagens, o uso de infográficos deve sempre ser feito com um propósito específico em mente. Se você pode explicar seu assunto melhor apenas com palavras, dificilmente precisará desse recurso. Guarde-o para os momentos em que dispuser de dados numéricos ou cronogramas no seu conteúdo.

Complemente suas informações com vídeos

Você conhece alguém que gostaria de aprender inglês? Essa pessoa poderia ser um familiar. Um colega de trabalho. Até mesmo alguém como você, que busca uma maior valorização profissional. Para tornar a explicação mais fácil, vamos chamá-lo de Henrique.

Henrique gostaria muito de aprender uma nova língua mas não tem tempo nem dinheiro para isso. Ao fazer esse desabafo no Facebook, ele recebe várias sugestões de seus amigos para resolver esse problema: Duolingo, Babbel, Livemocha, cursos, blogs… Tudo de graça.

Ao se aventurar explorando tantas opções, Henrique acaba descobrindo que existem várias formas de conseguir acesso ao conteúdo que deseja. No meio do caminho, encontrou um canal de vídeos no YouTube que é muito mais relevante para ele. Esse canal possui uma abordagem mais atrativa.

Essa história não é nada incomum na vida de muitas pessoas. Afinal, o sucesso do YouTube está aí para quem quiser ver. Por isso, diversas empresas, blogs e sites não enxergam esse canal apenas como uma fonte de entretenimento. Esse canal também é uma ferramenta capaz de alavancar o próprio negócio.

Isso porque os vídeos online são capazes de humanizar uma marca e criar uma conexão mais forte com o público. Além disso, por que não, interagir com eles. Não há veículo mais poderoso para o storytelling, graças à sua combinação de áudio, movimentos e efeitos visuais.

Mostre sua autoridade no assunto com e-books e webinars

Ao abusar da diversificação de conteúdo para aumentar a atratividade dos seus posts, é importante não deixar de lado aqueles materiais mais técnicos. Eles tiram as dúvidas de seus visitantes e mostram que você realmente domina o assunto sobre o qual está disposto a falar.

Se você tem muitas informações específicas e detalhadas para compartilhar com seus seguidores, é uma boa ideia reuni-las em formatos diferentes. Você pode usar e-books, ou se for um assunto digno de debate, por que não organizar um webinar ou transmissão ao vivo?

Os resultados serão, com certeza, enriquecedores tanto para você, que conhecerá melhor o perfil e interesses das pessoas que interagem com seu site ou blog, quanto para o público, que será ouvido e verá que suas solicitações estão sendo atendidas.

Esses tipos de conteúdo educativos são uma ótima maneira de compartilhar sua experiência e se comunicar com seus visitantes. Por se tratar de materiais mais independentes, você também pode atingir uma audiência maior e mais diversa com eles. Isso depende do assunto a ser tratado.

Foque nas respostas

Planejar a sua diversificação de conteúdo não é uma tarefa simples de fazer a partir de um assunto vago. Lembre-se de que quando um internauta busca uma informação, ele está interessado em uma resposta, uma solução fixa para seu problema ou dúvida.

Por isso, é possível afirmar que um conteúdo de qualidade não é necessariamente aquele que está em forma de texto, podcast, vídeo ou imagem. Esse é o conteúdo que é capaz de ajudar a sua persona, mesmo que ela não esteja buscando nada além de entretenimento.

Já que o bom conteúdo é aquele que apresenta soluções para sua persona no exato momento em que ela precisa, o importante mesmo é se preocupar em passar a sua mensagem. Escolha a plataforma ideal depois. Isso porque se o seu conteúdo não for relevante, certamente será desvalorizado pelo visitante por mais que seu formato seja atraente.

Por fim, tenha consciência de que, à medida que o apetite pela informação de seu público cresce, novas formas de conteúdo tendem a surgir e ganhar popularidade na internet. Como se destacar diante desse excesso de informações? Você pode ter que se adaptar às tendências da área e conhecer a fundo as preferências de sua persona.

A diversificação de conteúdo não só mantém seus seguidores atuais interessados no que você tem a oferecer. Ela também o ajuda a atrair uma nova audiência.

Gostou desse post? Interessou-se pelo assunto? Então aproveite para conhecer mais formatos de conteúdo para blog. Comece agora mesmo a implantá-los na sua estratégia de marketing!

 

CEO e cofundador do Vooozer, é apaixonado por ideias, tecnologia, games, cervejas e pela Tuti. Sonha acordado e dormindo com essas coisas e vira e mexe tira algo do papel, esse texto é um exemplo.

Deixe uma resposta