Leitura: descubra como deixar a sua em dia!

Leitura

Que tal ESCUTAR este artigo ao invés de ler para essa leitura já ficar em dia? Enquanto escuta você pode caminhar, dirigir, arrumar seu quarto…experimente, aperte o play acima.

A vida corrida, os compromissos com a família e com o trabalho, as horas perdidas no trânsito. Tudo isso tem nos afastado cada vez mais de hábitos simples e importantes, como a leitura. Mesmo conectados grande parte do dia, aquele artigo interessante que encontramos num site acaba ficando para depois. O livro de cabeceira é vencido pelo sono toda noite. Com uma rotina já tão corrida, como deixar a leitura em dia?

Algumas pequenas mudanças de comportamento podem ajudá-lo a reservar um tempo para a leitura. Afinal, ler, além de ser extremamente prazeroso, é necessário! Confira as dicas que separamos para você.

1. Estabeleça metas

Planejar a rotina e administrar o tempo melhoram nossa qualidade de vida. Quando estabelecemos pequenas metas, ao final, alcançamos grandes objetivos.

Ao começar um livro, por exemplo, coloque uma meta de páginas que serão lidas por dia. Ao final de um ano, você ficará orgulhoso com o resultado.

Procure planejar também os horários dedicados à leitura. Ler antes de dormir continua sendo uma ótima opção. Ajuda a relaxar e a pegar no sono mais rapidamente. Você até levantará mais disposto no dia seguinte. Experimente!

Se você utiliza transporte público, que tal experimentar trocar aquele joguinho no celular por um bom livro? Defina isso como meta também.

2. Organize-se

Com quantos artigos interessantes você se depara por dia na internet? E quantos você lê realmente?

Pesquisa aponta que 72% das pessoas não conseguem ler tudo o que gostariam na internet.

Mas a organização pode ajudá-lo a resolver esse problema. Veja só:

  • Quando encontrar um artigo interessante e não puder ler naquele momento, salve o link ou o texto. Assim você não precisa lembrar qual era o site mais tarde;
  • Salve esses artigos num mesmo lugar. Evite espalhá-los entre e-mail, favoritos e apps de notícias, por exemplo;
  • Experimente utilizar serviços de listas de leitura, como o Pocket e o Instapapper.
  • Com textos separados e organizados, desconecte-se um pouco e leia-os, sem distrações;
  • Depois, não se esqueça de tirar das listas os artigos já lidos.

3. Aprenda a priorizar

Hoje, a quantidade de informação impressiona. Com o avanço da tecnologia, o fluxo de conteúdos foi se tornando cada vez maior. Por isso, priorizar a informação passou a ser uma questão de “sobrevivência” no mundo digital.

Qualidade e relevância do texto, além da confiabilidade do veículo, devem ser levados em consideração.

Mas é muito comum, na busca por uma informação, nos depararmos com um texto sobre outro assunto, que, praticamente, nos “captura”. Assim, sempre que for iniciar uma leitura online, faça a seguinte pergunta: “Esse texto está entre minhas prioridades de leitura para hoje?”.

4. Experimente a leitura em áudio

Os audiobooks proporcionaram uma nova maneira de ler. Enquanto você dirige ou pratica exercícios físicos, pode também se dedicar à leitura de um livro.

Sites e blogs também têm a possibilidade de utilizar plataformas de áudio, que permitem que o leitor realize outras atividades enquanto se informa e consome conteúdo.

Além dessa comodidade, as plataformas de áudio garantem uma leitura com emoção, feita pelo próprio autor ou por narradores. Nada daquela voz robótica de alguns softwares de leitura. Isso humaniza a relação entre o leitor e o site, já que o conteúdo passa a ter vida.

Gostou de nossas dicas? Então compartilhe esse texto nas redes sociais para ajudar seus amigos a também deixar a leitura em dia!

CEO e cofundador do Vooozer, é apaixonado por ideias, tecnologia, games, cervejas e pela Tuti. Sonha acordado e dormindo com essas coisas e vira e mexe tira algo do papel, esse texto é um exemplo.

Deixe uma resposta