Descubra aqui as tendências de marketing digital para 2018!

Ilustração de diversos ícones relacionados a marketing digital em volta do título "marketing digital"
Compartilhar:

As tendências de marketing digital para 2018 começam a ser observadas desde já! Novas estratégias experimentadas têm tudo para serem cada vez mais concretas e eficientes no ano que está próximo. Com o maior envolvimento de recursos tecnológicos, o marketing se atualiza constantemente.

Sem tempo pra ler? Quer saber das tendências para 2018 sem muito esforço? Aperte o play e escute o post:

Conteúdos de áudio, vídeo, uso de redes sociais, ferramentas e mais uma série de recursos já despontam como as prováveis melhores maneiras de se aproximar do público-alvo nos próximos meses. Que tal saber melhor sobre cada uma dessas estratégias?

Este post trará as principais tendências de marketing para 2018. Continue a leitura para se informar e ficar atento quanto ao uso delas!

1. Big data: dados que geram oportunidades

A internet é um ambiente em que são gerados muitos dados, de todas as formas, em altas velocidades, em muito volume e que se transformam constantemente. Mas como isso pode ser útil dentro de uma estratégia de marketing digital?

O conceito de big data visa a análise profunda de dados de consumidores em largas escalas, de modo que seja possível identificar por meio deles uma série de comportamentos que ajudem as empresas a se posicionarem. A maneira como cada um dos usuários da internet age pode servir como base para ações de marketing.

Imagine poder oferecer ao seu público-alvo o que ele realmente quer? Esse é o grande propósito do marketing, de modo que isso gere conversões e engajamento. A estratégia de big data possibilita o acesso a dados que aproximam muito a empresa de informações precisas que norteiam suas ações.

Para aproveitar essa tendência, aposte em ferramentas e ações que gerem dados confiáveis e úteis.

2. Marketing de Conteúdo: mídia que engaja

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem crescido constantemente e promete vir com tudo, cada vez mais forte e estabilizada em 2018. Essas ações visam a oferta de conteúdo útil ao público-alvo, de modo que isso gere tráfego qualificado para as páginas institucionais na empresa, tornando o usuário cada vez mais próximo.

Esse engajamento é feito por meio de blog posts, posts em áudio, vídeos, e-books, audiobooks e qualquer conteúdo multimídia que seja importante, gere interesse no público-alvo e claro, tenha relação direta com o segmento da empresa. Dentro disso também há o uso de técnicas de SEO para fazer com que os conteúdos estejam bem posicionados nas buscas do Google.

Uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é o seu custo, bem mais em conta do que outras estratégias. Os textos, por exemplo, podem ser produzidos dentro do setor de marketing da própria empresa. Há também a opção de terceirizar, contando com o serviço de agências especializadas.

3. Mobile marketing: ações para o mercado móvel

O uso de gadgets móveis como tablets e principalmente smartphones tem crescido consideravelmente. A Fundação Getúlio Vargas apresentou uma pesquisa que conclui que até o final de 2017 haverá 1 smartphone por habitante do país. Se tratamos das tendências de marketing digital para 2018, como não considerar o mobile importante depois desse dado?

É preciso pensar em ações que se adaptem bem aos dispositivos móveis. Textos, vídeos, players de áudio e páginas precisam estar bem adaptados ao conceito responsivo, que é o centro dessa tendência. Tudo precisa estar perfeitamente bem disposto na tela de um celular, sem que haja a perda de informações e da qualidade da experiência de uso.

A dificuldade de acessar conteúdos pelo celular afasta qualquer possibilidade de retorno do público-alvo. Essa adaptabilidade deve acontecer sempre e é justamente isso que o mobile marketing prega: ações direcionadas para esse segmento, de modo que a experiência de consumo do conteúdo seja a melhor possível. Um exemplo de conteúdo que segue essa tendência é o post em áudio, que pode ser consumido em dispositivos móveis durante um deslocamento e gasta menos banda do que um vídeo.

4. Realidade virtual: o público dentro das ações

O conceito é muito simples: oferecer uma possibilidade de experimentar realidades distintas por meio de uma simulação digital. Esse é um movimento que não é recente, mas que ultimamente vem ganhando cada vez mais força e qualidade. Atualmente o que tem acontecido também é a experiência de realizar ações com o uso desse conceito.

Na aplicação prática, a realidade virtual no marketing digital tem proporcionado maneiras de levar o público praticamente para dentro das campanhas, oferecendo uma experiência que simule sua relação com o produto ou serviço comercializado pelas empresas. Tudo isso por meio de vídeos e textos com animações.

Com o mundo cada vez mais envolvido com a realidade virtual, principalmente com a divulgação dos avanços dessa tecnologia, proporcionar ações com base nessas ferramentas tem grande valor no que diz respeito ao engajamento. Oferecer essa experiência é conseguir uma proximidade grande com o público-alvo.

5. Campanhas de vídeo: conteúdo visual tem força

Cada vez mais cresce o número de páginas iniciais com vídeos, assim como os links que redirecionam diretamente para esses conteúdos.

A atração visual é grande e prende a atenção do público-alvo, o que traz grande aumento nas taxas de conversões. Por isso é possível dizer que os investimentos em conteúdo de vídeo serão cada vez maiores. Configurando essa estratégia como uma das mais fortes para 2018.

É importante por isso ter páginas institucionais no YouTube, por exemplo, assim como alimentar as fanpages do Facebook e Instagram com vídeos. Esse tipo de mídia tem grande impacto e é uma ferramenta precisa para gerar mais engajamento. Fique atento!

6. Conteúdo em áudio: textos para quem quer ouvir

Quantas vezes você já quis ler um texto mas não o fez por falta de tempo, preguiça ou cansaço? Isso é um fenômeno muito comum e acaba sendo prejudicial para quem tem apenas esse formato de conteúdo em suas estratégias de marketing digital. Mas e se alguém lesse o texto para você, seria bom? Os conteúdos em áudio levam esse conceito para o público-alvo.

As plataformas que realizam esse serviço têm crescido bastante e prometem ser uma das principais tendências para 2018. Os motivos são simples. Há um grande aumento de engajamento, já que é oferecida uma outra maneira de ter acesso ao mesmo conteúdo, de modo mais prático e que pode ser feito enquanto o usuário realiza outras atividades, como dirigir ou andar na rua.

Além disso, algumas dessas plataformas oferecem serviços de monitoramento de métricas, para que as empresas saibam como andam os resultados de reprodução dos áudios. Outro recurso interessante é a possibilidade de captar leads toda vez que um usuário der play no conteúdo. Atualmente a única plataforma que oferece esse serviço é a do Vooozer.

Estar atento às tendências de marketing digital para 2018 é fundamental no que diz respeito a ter as melhores estratégias à disposição, visando maiores conversões e engajamento.

Para não perder tempo e já se preparar para inovar em 2018, confira o artigo da Resultados Digitais sobre como explorar a estratégia de conteúdos em áudio.

Deixe uma resposta