Como se aproximar do seu público: conteúdo em áudio!

Ilustração de um fone de ouvido.

Que tal OUVIR esse texto ao invés ler? É só apertar o play acima e aproveitar essa comodidade.

Saber quem é o seu público é um dos princípios básicos para toda estratégia de produção de conteúdo para blogs. É por meio dessa definição que você vai ter noção dos interesses, problemas e dúvidas da sua audiência, fazendo o melhor para se aproximar dela com a criação de materiais personalizados. Mas você já pensou em utilizar conteúdo em áudio para conseguir essa aproximação?

No post de hoje, vamos ver os motivos pelos quais esse tipo de conteúdo pode fortalecer a conexão com os seus seguidores e aumentar o engajamento deles com seu blog. Acompanhe!

1. Traz para perto os leitores mais atarefados

Hoje em dia, com a disponibilidade e acesso rápido à Internet, somos bombardeados por informações o tempo todo. Esse excesso de informação, aliado à falta de tempo, são os principais fatores que dificultam o consumo de conteúdo da maneira que as pessoas desejam ter.

Segundo a nossa pesquisa, 88% das pessoas acessam conteúdos em texto uma vez ao dia ou mais na internet. Enquanto isso, 72% dizem não conseguir ler tudo que gostariam. E é justamente para esse público que o conteúdo em áudio pode interessar mais.

Como até mesmo grandes blogs possuem público atarefado que deixa de ler artigos do seu interesse, já podemos encontrar textos em áudio em blogs que são referência de mercado. Veja aqui um exemplo no blog da Resultados Digitais e outro no da Rock Content.

Enquanto um texto exige que o leitor olhe para a tela e se concentre na leitura, um material no formato de áudio pode ser ouvido enquanto a pessoa dirige, faz exercício, cozinha, etc.

2. Humaniza o seu conteúdo

É claro que os textos são uma ótima maneira de transmitir informações, mas eles têm a desvantagem de não incluir a emoção que uma voz é capaz de emitir. Um narrador consegue se comunicar com um tom de voz e interpretação apropriados aos objetivos e contexto do conteúdo.

Por exemplo, quando ouvimos uma gravação com apenas uma voz, temos a impressão que a pessoa está falando diretamente conosco. É o tipo de intimidade que pode superar até mesmo a proximidade que os conteúdos em vídeo conseguem passar.

Toda essa sensação de estar em uma conversa humaniza o processo de consumo de conteúdo e estabelece uma confiança das pessoas com o autor do blog ou a empresa responsável. Além disso, é uma forma acessível de comunicação, estreitando o seu relacionamento também com pessoas com limitações visuais.

3. Facilita a compreensão e memorização do seu público

Com todas essas vantagens, o conteúdo em áudio acaba criando o envolvimento ideal para proporcionar uma fácil compreensão das informações. Compare, por exemplo, a diferença entre acompanhar uma linha de pensamento escrita e uma falada. Ouvir uma explicação sobre um raciocínio exige muito menos esforço.

Sem contar que um material narrado tem o potencial de se tornar marcante, ficando na memória do ouvinte.

Se o seu blog tem informações de qualidade e você quer mais engajamento com o público, que tal criar conteúdo em áudio com base no que você já publicou? Afinal, o texto você já tem e para narrar 500-1.000 palavras você não deve demorar nem 10 minutos. Com todos os benefícios que vimos aqui, você será capaz de atingir ótimos resultados!

Curtiu saber mais sobre o poder que o conteúdo em áudio tem de aproximar o público do seu blog? Então, assine a nossa newsletter para receber mais artigos como esse no seu e-mail.

COO e cofundador do Vooozer, Mateus é o engenheiro mais de humanas que ele conhece. Apaixonado por mochilões e tecnologia, torce para que tenha wi-fi no hostel. Viaja para se encontrar, se perder, descobrir, inventar e vice-versa.

Deixe uma resposta