Como gerar mais tráfego para o seu blog?

Ilustração de uma mesa de trabalho com laptop, celular, caderno, caneta, café, jornal e óculos de leitura.

Aproveite a comodidade do post em áudio. Aperte o play acima e escute esse artigo enquanto está no trânsito, caminhando ou apenas curtindo uma vista.

Quando criamos um blog, tanto pessoal quanto corporativo, temos que ter um objetivo bem definido sobre a sua finalidade. Seja para disseminar conhecimento ou para atrair mais clientes, nenhum site alcança os resultados esperados sem visitas. Por isso, é essencial pensar em estratégias que ajudem a gerar mais tráfego.

Para que você tenha mais sucesso em gerar visitas para o seu blog e se conquistar as primeiras posições no ranking dos grandes sites de busca, acompanhe as 3 dicas que trazemos abaixo. Bom aprendizado!

Crie uma estratégia de conteúdo

A primeira premissa que precisamos ter em mente é que as pessoas só vão se engajar com o seu blog se o seu conteúdo for útil para elas. Por esse motivo, você precisa ter uma noção clara de quem é o seu público-alvo e se os temas que você trata com o seu material são interessantes para ele.

Em seguida, avalie a sua capacidade — ou a da sua equipe — de produzir conteúdo. Com isso, você vai definir uma frequência de publicação e manter a disciplina de postar no blog rotineiramente. A frequência pode ser semanal, quinzenal, mensal ou como for melhor para você. Sua audiência vai notar o seu esforço em mantê-la atualizada com conteúdo relevante. Assim, ela vai passar a fazer visitas periódicas em busca das suas informações de qualidade.

Tenha um conteúdo relevante e completo. Assim, maiores serão as chances de os mecanismos de busca — como Google e Bing — darem um bom posicionamento para o seu blog. Esse posicionamento é fundamental para o seu blog. Quanto melhor, maior será a probabilidade de as pessoas clicarem para visitar o seu site, trazendo ainda mais tráfego.

Utilize diferentes formatos de conteúdo

Dentro da sua estratégia, você pode escolher diversos tipos de conteúdo para publicar no blog. Não se prenda apenas ao texto e a figuras. Crie infográficos, e-books, apresentações… E publique também formatos em outras mídias, como áudio e vídeo.

O vídeo é interessante devido ao seu potencial de cativar os espectadores. Isso porque, além da voz, ele tem o elemento visual, tornando o conteúdo ainda mais humanizado.

conteúdo em áudio, como podcasts e posts narrados, não exige que o leitor pare as suas atividades. Com esse conteúdo, ele tem mais uma maneira para ter acesso ao assunto do blog que mais interessa a ele (como no texto e no vídeo). Assim, em vez de dar atenção apenas a quem tem tempo para ler os seus textos ou assistir aos seus vídeos, você também incentiva aqueles usuários mais atarefados a continuarem visitando o seu site (como neste exemplo no blog da Resultados Digitais).

Use outros canais para gerar mais tráfego

Divulgando o seu conteúdo e/ou a sua marca em outros canais — como redes sociais, plataformas de áudio e plataformas de vídeo — você acaba atraindo o público desses sites para o seu blog.

Disponibilize apenas canais que você garanta que consiga manter. Um perfil em rede social que não é atualizado, por exemplo, demonstra abandono e descuido. Analise se o seu público realmente está presente ali. Criar um perfil no Facebook, por exemplo, apenas porque ele está na moda, dificilmente vai trazer bons resultados.

É interessante notar que é possível incorporar o conteúdo publicado nesses canais ao seu próprio blog usando o recurso embed. Só para se ter uma ideia, com ele você consegue facilmente incluir um player no seu post para reproduzir uma narração ou vídeo originalmente publicados em uma outra plataforma.

Leve o seu blog ou o da sua empresa a sério, com publicações periódicas e um conteúdo diverso e de qualidade. Pode ter certeza que, pouco a pouco, mais pessoas chegarão até você. Mantendo os canais de suporte para o seu blog atualizados, você vai atrair ainda mais público e aumentar o engajamento com os seus fãs.

Se você curtiu as nossas dicas para gerar mais tráfego para o seu blog, não deixe de seguir o Vooozer nas redes sociais para receber as nossas próximas novidades.

CEO e cofundador do Vooozer, é apaixonado por ideias, tecnologia, games, cervejas e pela Tuti. Sonha acordado e dormindo com essas coisas e vira e mexe tira algo do papel, esse texto é um exemplo.

Deixe uma resposta