fbpx

Como funciona o trabalho home office? É realmente mais produtivo?

Como funciona o trabalho Home Office

Que tal descansar um pouco a vista? Aperte play e ouça o artigo ao invés de ler:

Levantar cedo, se arrumar, enfrentar o trânsito, lidar com a rotina do escritório, bater ponto e, novamente, percorrer as engarrafadas ruas da cidade… esse é o dia a dia de muitos brasileiros que trabalham fora.

É possível, no entanto, ter um modelo de trabalho bem menos extenuante. Você já sabe, por exemplo, como funciona o trabalho home office?

Pensando nisso, no post de hoje vamos apontar algumas das principais vantagens e desafios de quem decide fazer de um cantinho da sua casa o seu escritório.

Claro que também trouxemos dicas de como superar esses desafios. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo.

Como funciona o trabalho home office?

O conceito de home office é aplicado por aqueles que trabalham em suas próprias casas ou em espaços alternativos, como cafés e locais de coworking.

Normalmente, trata-se de um método usado por profissionais freelancers, autônomos ou que atuam em empresas que permitem isso.

Dessa forma, os escritórios caseiros são excelentes alternativas para aquelas pessoas que estão começando seus próprios negócios e buscam por um modelo que fuja da fórmula tradicional utilizada por grande parte das empresas — o que traz uma nova concepção para o setor empresarial e ajuda a estimular a economia.

Além disso, quem sabe como funciona o trabalho home office tira várias vantagens dele, como algumas empresas que podem contar com colaboradores que não precisam estar inseridos no escritório central para desenvolverem suas tarefas.

Isso gera economia para o negócio com a redução do espaço físico (aluguel) e diminuição de outros custos, como contas de energia e água, compra de equipamentos, entre outros fatores.

Vantagens do home office

Trabalhar em casa permite que a pessoa esteja em um ambiente conhecido e no qual ela se sente confortável. Também possibilita maior flexibilidade de horário ao adaptar a jornada de trabalho conforme os compromissos profissionais e a disponibilidade do trabalhador.

E os benefícios não param por aí. Existem outras vantagens que tornam esse modelo bastante atraente:

Como funciona o trabalho home office, vantagens:

  • maior proximidade com a família;
  • independência na execução das tarefas diárias;
  • menos estresse com o trânsito das cidades;
  • melhor controle da alimentação e hábitos mais saudáveis;
  • liberdade profissional;
  • aumento da qualidade de vida;
  • privacidade em sua rotina;
  • definição dos próprios horários de trabalho.

Com tamanhas vantagens, é normal que o home office seja um modelo de trabalho almejado por muitos profissionais.

Essa rotina pode trazer benefícios e comodidade, mas, por outro lado, também se torna um desafio para que as pessoas consigam manter a produtividade sem prejudicar o desenvolvimento de suas carreiras.

Dificuldades do home office

Se por um lado as vantagens são bastante atrativas e prometem uma rotina profissional mais saudável, por outro, o home office possui também o seu lado negativo.

Caso a pessoa não estiver preparada para encarar esse novo estilo de vida, é possível que acumule os seguintes prejuízos à sua carreira:

  • aumento do fluxo de trabalho;
  • tendência ao isolamento social;
  • falta de atualização profissional;
  • redução do networking;
  • ambiente de trabalho confinado e com pouco relacionamento interpessoal;
  • distrações com os assuntos domésticos;
  • baixa produtividade devido às distrações da casa;
  • perda da qualidade de trabalho devido à redução da cobrança e de feedback negativo.

Em prol da produtividade: 4 dicas importantes

Como você pode perceber, o modelo de trabalho que mais parece um sonho para muitos profissionais pode se tornar um grande pesadelo se não houver um planejamento correto e se a pessoa não entender como funciona o trabalho home office.

O maior desafio enfrentado por esses trabalhadores é assegurar um bom ritmo produtivo sem que se perca qualidade.

Para evitar situações ruins ou prejuízo à rotina profissional, é necessário ter organização, disciplina, dedicação e força de vontade, além de prestar atenção nas boas práticas de como fazer home office. Separamos algumas delas a seguir:

1. Vá com calma

Não é porque você trabalha em casa que todo o seu tempo precisa ser dedicado à sua atividade profissional. Ao contrário do que possa parecer, é necessário criar uma rotina e estabelecer o seu horário de trabalho.

Não importa se é durante o dia ou à noite, é importante ter isso bem claro em seu planejamento.

Além disso, evite acordar e ir direto para o trabalho. Antes de se sentar no escritório, procure fazer alguma atividade que não seja profissional: tome um bom café ou faça exercícios físicos.

Isso te ajudará a ficar mais disposto e focado em suas tarefas.

2. Crie o hábito de fazer checklists

Quem já trabalhou em um escritório sabe que é difícil esquecer algum afazer, já que sempre terá alguém te cobrando.

Com o home office, no entanto, existe bem mais liberdade e as cobranças são bem menores — o que exige muita disciplina e proatividade por parte do profissional para manter as tarefas em dia.

A melhor forma de assegurar que isso aconteça é criando o hábito de fazer um checklist. Dessa forma, tenha um bloco ou agenda em que anote tudo o que precisa fazer.

Ao final de cada dia, corte o que foi executado e acrescente novas tarefas. Isso fará com que você possua um bom controle do seu trabalho e menos chances de perder algum prazo.

3. Fuja das tentações

Em um canto da sala tem uma TV pedindo para ser assistida. Em outro, uma estante de livros cheia de novidades.

No computador, o seu jogo preferido e uma fase que precisa ser passada ou, quem sabe, até mesmo o namorado ou namorada no sofá querendo aproveitar a sua flexibilidade e passar um tempo extra junto.

As tentações estão por todos os lados e se render a elas é um sinal de que a sua produtividade vai cair. Sendo assim, procure criar um ambiente específico para trabalhar e deixe as distrações do lado de fora da porta.

Se divide a casa com outras pessoas, informe o horário em que estará trabalhando para não ser incomodado.

4. Conheça seus próprios limites

Trabalhar mais definitivamente não é sinônimo de trabalhar melhor. No final, o que importa é a qualidade do material a ser entregue — e isso está bastante associado à dedicação e foco entregues àquela atividade.

Sendo assim, não deixe tarefas para depois e procure não acumular projetos demais em execução.

Trabalhar 10h ou 12h por dia pode acontecer vez ou outra, mas quando recorrente acaba por gerar estresse e afetar a sua qualidade de vida. Conheça quais são os seus limites e se planeje para não prejudicar a produtividade.

Espero que tenha gostado desse artigo. Até a próxima!

VOOOZER