Como criar um calendário de conteúdo para o blog?

Calendário de conteúdo. Lápis marcando uma data aleatória em calendário.

Está sem tempo para ler? Que tal ouvir este artigo? Basta apertar o play acima!

Sem dúvidas, criar um conteúdo de qualidade é essencial para ter sucesso com seu blog, mas isso não é o suficiente. É preciso escrever para a persona certa, no momento ideal e, sobretudo, com consistência. Isso significa que é muito importante que a produção de materiais seja contínua. Por isso, vários blogs e sites optam pela formulação de um calendário de conteúdo para o blog.

Afinal, o calendário funciona como um cronograma das suas estratégias de publicação, seja em marketing de conteúdo ou qualquer outra. Com certeza ter essa organização proporciona resultados incríveis na sua rotina e no ambiente online.

Quais são as principais vantagens em ter um calendário de conteúdo bem definido?

Regularidade de publicações para impactar positivamente no SEO

Um dos principais benefícios em ter uma periodicidade na postagem de materiais é a influência no tráfego orgânico. Essa é uma forma de “agendar um horário” com o Google, ou seja, avisar que em determinada data seu blog será atualizado. Com isso, os robôs do mecanismo verificarão sua página em busca de novos conteúdos regularmente.

Essa frequência é muito bem-vista pelo Google, pois ele tende a dar mais importância aos sites que possuem novidades contínuas. Desse modo, quando uma publicação tem mais relevância perante o mecanismo, ela tem mais chances de conquistar um posicionamento melhor nas páginas de resultados.

Mais organização e planejamento

Com um calendário bem organizado é mais fácil acompanhar o status de cada tarefa e verificar se está tudo sendo feito. Isso facilita o cumprimento de prazos e evita que alguns temas sejam esquecidos.

Sem falar que as atribuições ficam bem definidas quando vistas em um documento estruturado. Assim, cada membro da equipe consegue identificar claramente os materiais de sua responsabilidade. Consequentemente, os ruídos na comunicação entre o time diminuem bastante.

Além disso, uma vez que você possui um planejamento, você pode definir metas mais claras e acompanhar a evolução do seu ritmo de publicações.

Maior alinhamento com sua estratégia de conteúdo com um calendário de conteúdo

O calendário ajuda não somente na criação de conteúdo, mas na análise do que já foi produzido. Com isso, você evita repetir os mesmos assuntos e palavras-chave já utilizadas. Sem falar que averiguar os formatos mais aplicados pode fornecer insights poderosos na diversificação desses modelos.

Outro ponto, é que ao avaliar o que já foi publicado é possível visualizar a quantidade de materiais desenvolvidos para cada persona e cada etapa da jornada de compra ou engajamento. Dessa forma, no caso de blogs corporativos, a empresa pode aprimorar sua estratégia com o objetivo de equilibrar a proporção de conteúdos.

Se o seu blog for pessoal, ou simplesmente não for corporativo, esse alinhamento de estratégia de conteúdo também é válido. Afinal, nesses casos também é interessante não repetir sempre os mesmos formatos de conteúdo e acompanhar o desempenho de cada um.

Fonte de ideias para novos conteúdos

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o calendário também é uma excelente fonte para criar coisas novas. Ou seja, alguns textos antigos podem ser melhorados e reaproveitados no seu blog. Você pode inclusive transformar alguns materiais em conteúdos menores.

Um exemplo disso é o ebook, que pode ser adaptado em uma série de posts para seu blog. Ou então você pode transformar artigos maiores em materiais mais completos, como infográficos e templates. Assim, o calendário de conteúdo te ajuda a ser ainda mais criativo na sua estratégia de marketing de conteúdo.

A seguir, vamos compartilhar os 4 passos essenciais para a construção de um calendário de conteúdo eficiente.

1. Selecione a melhor ferramenta

Existem algumas opções disponíveis para se elaborar e compartilhar seu calendário com a equipe. Uma delas é o Excel, que pode ser adicionado no Dropbox ou Google Drive para que todos tenham acesso.

Uma alternativa é usar o Google Calendar pois, por meio dele, você pode criar eventos para cada uma das postagens e convidar membros do time. Além disso, ele emite alertas para ajudar a lembrar das tarefas. Com certeza isso diminui a chance de possíveis esquecimentos tanto seus como da sua equipe.

2. Defina uma periodicidade de publicação

Antes de começar a produção dos conteúdos de fato é importante identificar qual a frequência ideal para seus objetivos. Afinal de contas, essa decisão influencia toda a estratégia que será planejada a seguir.

Sabemos que postar com uma periodicidade alta é muito bom para seu blog, porém é fundamental entender qual situação é mais confortável para você. Ou seja, estabeleça a regularidade de materiais que é possível se comprometer no momento.

Quando uma frequência de postagens estipulada não é seguida, o engajamento no blog fica seriamente prejudicado. Portanto, analise calmamente qual a melhor quantidade de conteúdos que você consegue gerar sem abrir mão da qualidade. A resposta deve ser definida como a periodicidade oficial dos materiais a serem publicados.

3. Encontre os melhores temas de conteúdos

Uma das estratégias mais utilizadas para encontrar assuntos relevantes para produção de conteúdo é o benchmarking. Com esse método você avalia os materiais lançados pela concorrência com objetivo de buscar referências. Mas lembre-se: não se trata de copiar e sim de encontrar alguns indicadores para a criação de algo ainda melhor.

Outra técnica muito interessante para localizar novos temas é pesquisar as palavras-chave mais pesquisadas. O Google Trends apresenta as tendências de busca de cada termo. Outra ferramenta eficaz é o planejador de palavras-chave disponibilizado gratuitamente pelo Adwords. Com esses dois recursos você será capaz de retirar inspiração suficiente para elaborar materiais memoráveis.

4. Crie o planejamento da sua estratégia de conteúdo

É fundamental que seu calendário tenha informações sobre a palavra-chave foco que orienta a produção de determinado material. Ele também deve conter informações sobre quem é a persona, a fase da jornada de compra ou engajamento em que ela se encontra, o formato do conteúdo, quem será responsável pela concepção e revisão, além de datas e horários de publicação.

Não se esqueça de deixar espaço para observações sobre o status de cada material. Ou seja, é importante que todos os profissionais envolvidos consigam visualizar o processo de desenvolvimento dos conteúdos.

Acrescente também dados sobre os canais gratuitos e pagos que serão usados para a divulgação de cada material. Desse modo, coloque se redes sociais, email marketing ou anúncios no Adwords servirão como veículos na promoção do seu conteúdo.

Afinal, não adianta fabricar os melhores materiais se sua persona ainda não descobriu como chegar até eles. Invista em uma promoção pesada para ampliar o alcance das suas postagens mais rapidamente.

Gostou do nosso artigo sobre como fazer um calendário de conteúdo? Então assine nossa newsletter e continue recebendo os melhores insights para seu blog!

CEO e cofundador do Vooozer, é apaixonado por ideias, tecnologia, games, cervejas e pela Tuti. Sonha acordado e dormindo com essas coisas e vira e mexe tira algo do papel, esse texto é um exemplo.

Deixe uma resposta