7 razões para ter um site ou blog responsivo

Compartilhar:

Site ou blog responsivo. De acordo com a pesquisa “Google Consumer Barometer”, 62% dos brasileiros usam smartphones. E esse número tende a crescer. Para que um site possa acompanhar essa realidade e garantir boa experiência para os seus visitantes, é necessário contar com um.


Ouça essa matéria! Clique no play acima!

O design responsivo adapta o site ou blog para ser exibido em qualquer formato de tela. Assim, uma pessoa pode acessar uma página web de qualquer dispositivo — computador, notebook, smartphone, tablet, entre outros — sem que haja perda na usabilidade e na experiência do usuário.

As empresas e blogs, para garantir uma presença digital sólida, precisam entender e se adaptar à realidade e às necessidades de seus visitantes, clientes e potenciais consumidores. Para isso, é necessário acompanhar as tendências tecnológicas e hábitos de comportamento das pessoas e atualizar seus canais digitais. Por isso, confira, neste post, as principais razões para ter um site ou um blog responsivo!

Atração de visitantes e captação de clientes

A pesquisa do Google citada no início deste artigo não demonstra apenas uma tendência de mercado. Ela também retrata o perfil do consumidor brasileiro que já assimilou o smartphone como parte da sua rotina e como um instrumento importante para se comunicar e acessar a internet.

Anteriormente, pesquisas e compras online aconteciam basicamente por meio dos desktops. Porém, com a popularização dos novos dispositivos, as pessoas passaram a usar os smartphones e tablets para consultar informações, buscar referências e comprar de qualquer lugar.

Contar com um site ou blog responsivo é fazer com que seu site consiga alcançar seu público onde quer que ele esteja.

Por exemplo, um acordo comercial pode ser frustrado simplesmente porque um consumidor potencial não conseguiu acessar ou consultar informações de um negócio pelo celular.

Dessa forma, o design responsivo é bastante importante para atrair e captar essas pessoas que utilizam seus smartphones e tablets para navegar na internet. E, como mostramos, eles já ultrapassam mais da metade da população brasileira.

Razões para ter site ou blog responsivo

As vantagens de um design responsivo vão além de garantir usabilidade e boa experiência ao usuário. Ele possibilita outros diferenciais estratégicos para quem busca uma presença digital sólida. Confira quais são:

1. Experiência do usuário

O Google Think Insights — mais uma ferramenta de dados da gigante da internet — aponta que, se uma pessoa acessar uma página por dispositivo móvel e não encontrar o que deseja, há 61% de chances de que ela desista e recorra a outro site.

Porém, caso ela tenha uma experiência positiva e consiga encontrar o que procura, há 67% de chances de que ela consuma seu conteúdo. Assim, é muito importante assegurar uma boa experiência para os usuários.

2. Mercado em crescimento

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), em abril de 2017, o Brasil contava com 198 milhões de smartphones em uso — um crescimento de 17% em relação a 2016. A expectativa, conforme o estudo, é de que, até outubro deste ano, o número de smartphones ativos no país chegue a 208 milhões.

E não para por aí! A FGV aponta que, nos próximos dois anos, o Brasil contará com 236 milhões de smartphones: um crescimento de 19% em relação ao cenário atual. Já imaginou o impacto para um site que não consegue se relacionar com esse público?

3. Velocidade de carregamento

Você certamente já desistiu de visitar um site ou blog porque ele demorou a carregar. Quando isso acontece, a tendência é que as pessoas procurem outros endereços em que consigam acessar o conteúdo desejado.

Essa demora no carregamento não é um problema exclusivo da conexão de internet. Um site ou blog desenvolvido apenas para desktop terá uma velocidade de carregamento muito baixa nos dispositivos móveis. A solução para isso é contar com um design responsivo.

Além disso, a velocidade de carregamento também é um dos fatores de ranqueamento do Google. Isso acontece porque o buscador considera que a demora em abrir uma página prejudica a experiência do usuário.

4. Baixa taxa de rejeição

A experiência do usuário é bastante importante para que o site ou blog traga bons resultados.

A taxa de rejeição mostra a quantidade de pessoas que acessaram uma página da internet, mas não tiveram nenhuma interação com ela. E ninguém quer isso para a sua página.

Contar com site ou blog responsivo ajuda a diminuir essa taxa de rejeição e incentivar que os usuários se relacionem com a sua página, o que aumenta as chances de conquistar novos leitores (fãs e clientes) e fechar mais vendas.

5. Aumento da taxa de conversão

As pessoas navegam na internet pelos seus celulares. Portanto, quando produzir materiais para download, é necessário inseri-los em landing pages responsivas. Afinal, elas podem chegar a esses materiais pelo dispositivo móvel e podem não conseguir baixá-los.

As chances de alguém ligar o desktop para fazer o download é extremamente baixa. Então, para não perder leads, é  interessante apostar sempre em páginas responsivas.

6. Aumento das vendas

O relatório Digital, Social & Mobile 2015 registra que 15% dos brasileiros que acessaram a internet por meio de dispositivos móveis fizeram alguma compra nos últimos 30 dias.

Esse número já representa metade da taxa de compra online feitas pelo desktop — que está em 36%. Porém, se pensarmos que o uso de smartphones está crescendo, a sua influência na rotina das pessoas também tende a crescer. Logo, mais pessoas passarão a utilizá-los para fazer suas compras.

Nenhuma empresa quer ficar fora de um mercado em crescimento, sobretudo quando ele pode ter um impacto determinante em seu volume de vendas.

7. Posicionamento no Google

Ao longo desses tópicos, mostramos como a experiência do usuário e o comportamento do site ou blog podem influenciar no posicionamento do Google. Logo, design responsivo contribui de maneira determinante para que a página na internet tenha um ranqueamento melhor.

Poucas pessoas vão além das primeiras páginas da busca no Google. Assim, contar com site ou blog responsivo é um passo para alcançar as colocações iniciais nos resultados de pesquisa.

Gostou desse artigo sobre a importância de se contar com site e blog responsivo? Então confira também este texto sobre como Game of Thrones pode ajudar o seu blog!

COO e cofundador do Vooozer, Mateus é o engenheiro mais de humanas que ele conhece. Apaixonado por mochilões e tecnologia, torce para que tenha wi-fi no hostel. Viaja para se encontrar, se perder, descobrir, inventar e vice-versa.

Deixe uma resposta