3 coisas que um blog de sucesso não faz

Ilustração de 3 semáforos lado a lado, todos com a luz vermelha acesa

Sem tempo pra ler? Quer descansar um pouco a vista? Aperte o play e escute este artigo na íntegra!

Para nossa sorte, existem milhares de artigos na internet explicando o que fazer para criar um blog de sucesso. Aqui no blog do Vooozer, a gente cresce muito estudando esses materiais. Ainda assim, sentimos falta de dicas que deixem claro o que um blog não deve fazer para se tornar um blog de sucesso.

Algumas coisas podem parecer óbvias, porém, pela natureza do ser humano, são difíceis de evitar. Até porque, por trás de todo blog existem pessoas imperfeitas trabalhando para atingir melhores resultados a cada dia. Então, nos inspiramos em blogs de sucesso que nós seguimos para criar essa lista.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a evitar erros e garantir o sucesso do seu blog, seja ele corporativo, pessoal ou por puro hobby. Vamos lá?

1. Um blog de sucesso não faz sempre as mesmas coisas

Essa dica permeia todas as demais e você verá como. Muita gente acredita que para um blog ser bem sucedido é necessário descobrir as melhores práticas e então replicá-las exaustivamente. Não podemos esquecer que as melhores práticas do mercado mudam constantemente.

Se a única certeza na vida é a mudança, isso é ainda mais intenso na internet. Portanto, cuidado para não trazer ao seu dia a dia, reuniões e tomadas de decisão um argumento fatal em tantos outros mercados: “mas a gente sempre faz assim”.

Você não precisa nem mudar tudo a todo tempo e nem se acomodar. Experimente fazer as coisas de sempre de maneiras um pouco diferentes. Faça testes A/B, mude designs, varie linguagem, inicie e termine novos projetos, etc.

2. Um blog de sucesso não acredita em tudo que se lê na internet

Extremismos à parte, quem nunca se viu numa situação onde levou a sério demais alguma dica na internet para, depois, perceber que a coisa não era bem assim? É preciso ter cautela com as informações que pegamos e absorvermos na internet. Não apenas pela quantidade de sites e pessoas mal intencionadas na internet, mas também pela quantidade de veículos e pessoas que transmitem e distribuem conteúdos que elas mesmas não validaram ou conferiram sua veracidade.

Para que seu blog tenha sucesso, tome cuidado com o que você absorve na internet e com o que você mesmo publica. Verifique suas fontes, busque referências sólidas para assuntos delicados, teste você mesmo antes de dar uma dica e evite tratar temas e tópicos como verdades absolutas.

3. Um blog de sucesso não está fechado a novas oportunidades

No mundo digital, muita coisa pode ser encarada como oportunidade e, ao mesmo tempo, não ser prioridade para os seus objetivos. Isso torna o trabalho de filtrar oportunidades um tanto mais complexo. No entanto, há uma diferença grande entre estar aberto e filtrar oportunidades, ao invés de não estar aberto ou estar com um pré julgamento ativo constantemente.

Blogs de sucesso costumam inovar com certa frequência e, para fazer isso, é preciso estar aberto a projetos, ideias e testes. Tenha um canal por onde você possa receber propostas, sugestões e novos parceiros. Deixe claro ao mercado e ao seu público que você possui tal abertura e, então, esforce-se para priorizar as oportunidades que surgirem. Com certeza algumas falharão e isso não é um problema, faz parte do processo de encontrar novas oportunidades.

[Bônus] Como não cair nos erros citados

Existem muitas maneiras de se manter na trilha do sucesso sem cair nesses pontos acima. Uma delas é manter uma mentalidade aberta e expansiva, mas, pra falarmos em termos práticos, podemos resumir em uma única dica: escute o que as pessoas têm a lhe dizer.

Pode parecer simples e fácil, mas muitas vezes não é. Por outro lado, existem diversas iniciativas úteis que você pode experimentar sem muito trabalho, como:

  • Escutar o mercado: leia notícias e blogs sobre o mercado que você cobre, converse com pessoas do ramo, fornecedores e parceiros. Expanda seu networking e mantenha contato com pessoas que você considera experts no seu mercado.
  • Escutar seu público: faça testes A/B, experimente diferentes métodos para um mesmo objetivo, faça pesquisas e enquetes. Além disso, converse com seu público por e-mail, pelos comentários ou outro canal e recolha e analise resultados rotineiramente.
  • Escutar a si mesmo: tenha um senso crítico ativo, reflita sobre o que você lê, discute e analisa. Reserve um tempo na rotina para refletir sobre o rumo que seus projetos estão tomando e lembre-se sempre dos seus maiores objetivos.

A essa altura já deu pra perceber que ser um blog de sucesso é um exercício constante. É difícil e trabalhoso chegar lá e, uma vez no topo, é preciso continuar trabalhando para continuar lá.

Porém, é comum se fechar e inovar menos quanto mais experiência e sucesso se alcança. Mas, não se esqueça: a mesma sede por novos conhecimentos e abertura a testes e experimentos que te levarão ao sucesso, te ajudarão a mantê-lo e aumentá-lo.

Nós mesmo estamos nesse caminho e gostamos de compartilhar nossos aprendizados. Então se você gostou desse conteúdo, assine nossa newsletter para receber semanalmente outros conteúdos como este.

CEO e cofundador do Vooozer, é apaixonado por ideias, tecnologia, games, cervejas e pela Tuti. Sonha acordado e dormindo com essas coisas e vira e mexe tira algo do papel, esse texto é um exemplo.

Deixe uma resposta