Como aumentar o engajamento do seu blog em 10 minutos

Girafa alcançando a folhagem de uma árvore. Aumento de alcance de blogs com Vooozer.

Que tal escutar este artigo ao invés de ler? É cômodo, prático e você pode aproveitar para fazer outra coisa enquanto isso, como caminhar, dirigir, arrumar a casa ou passear com o cachorro. Aperte o play acima e experimente!

Você tem um blog, é redator, jornalista, colunista, editor ou algo relacionado a publicações de textos online? Então, muito provavelmente o engajamento dos textos é uma das suas principais preocupações ou ambições – você deseja impactar positivamente o maior número de pessoas dentro de um público-alvo.

Atualmente existem inúmeras estratégias e táticas para se aumentar o engajamento de um conteúdo na internet. Este texto vai ensinar uma estratégia complementar, simples e divertida. Isso tudo leva mais ou menos 10 minutos por texto a ser impulsionado.

Essa estratégia gratuita, além de aumentar o engajamento do seu conteúdo, engaja mais o seu público e tem um efeito melhor quanto mais você a aplica. Além disso, praticamente qualquer pessoa pode colocá-la em prática. Não é preciso entender de marketing digital, marketing de conteúdo, SEO e nem nada disso. Só é preciso saber ler e ter uma voz.

Isso mesmo, estamos falando da Narração de Textos, Post em Áudio, Texto em Áudio ou como você preferir chamar. Antes de mostrar os simples passos para se aplicar esse tipo de conteúdo, vamos abordar a lógica por trás da força deste conceito inovador que está ganhando cada vez mais relevância na internet e no dia a dia dos internautas.

Pesquisa

Dentro do universo de pessoas que possuem smartphone ou acesso à internet, quase 90% lê artigos na internet pelo menos uma vez ao dia. Como sabemos, a quantidade de conteúdo interessante na internet é gigantesca. As pessoas estão envolvidas em rotinas cada vez mais aceleradas. Isso resulta em algo frustrante: mais de 70% dos entrevistados não consegue ler tudo que gostariam na internet. Além disso, quase metade deles não faz nada a respeito. Afinal, salvar um link para ler depois e nunca ler, conta como nada.

FREQUÊNCIA DE LEITURA ONLINE 88% das pessoas acessam conteúdos em texto na internet uma vez ao dia ou mais. NÃO É O SUFICIENTE Mesmo assim, 72% das pessoas dizem não conseguir ler tudo que gostariam. E o que fazem a respeito? NÃO FAZEM NADA Dentre os que não conseguem ler tudo, 48% diz não fazer nada a respeito. Que tal ouvir os artigos? HUMANA VS. ROBÓTICA Ao experimentarem ouvir textos narrados, 74% das pessoas preferem narração humana do que a gerada por software (TTS).

Dados de pesquisa elaborada pelo Vooozer

Escutar um texto acaba sendo muito mais cômodo e prático e nos permite aproveitar momentos da nossa rotina em que é impossível ler. Como por exemplo no trânsito, ao caminhar, correr, cozinhar, limpar a casa, passear com o cachorro, lavar roupa, passar roupa e tantas outras atividades nas quais não podemos ler, mas podemos ouvir: consumir conteúdo, nos entreter e aprender.

Ler vs. Ouvir

Um não é melhor do que o outro. Cada pessoa tem suas preferências e cada conteúdo possui um contexto diferente. Algumas pessoas podem preferir ouvir um texto. Outras, podem preferir ler. Também tem gente que ama ler, mas prefere ouvir textos no trânsito quando está sem tempo de ler o que gostaria. Em casos mais específicos, mas também comuns, às vezes uma pessoa prefere ler textos sobre um certo tema. Por exemplo, economia. Mas, quando se trata de outro assunto, como esportes, ela prefere ouvir.

Tabela comparativa de benefícios do texto em áudio.

É indiscutível que escutar textos é cômodo e prático. Isso pode ser feito em inúmeras situações onde a leitura é impossível. Se você gosta de ler no celular enquanto dirige, por favor pare.

Aumentando o engajamento do seu conteúdo

Como a maioria das pessoas não tem tempo nem para ler tudo o que elas gostariam de ler na internet, fica claro o poder do texto em áudio. Além da questão óbvia de aumentar o engajamento do seu conteúdo, uma vez que uma pessoa que deixaria de ler o seu conteúdo pode escutá-lo, temos o ponto do engajamento. Autor e público podem se conectar ainda mais. Ou você nunca ficou curioso em escutar a voz de um colunista que você adora, sentir a emoção no relato de um autor ou captar a real entonação de uma frase irônica que você leu?

Com certeza se você publicar o texto junto com a versão em áudio, mais pessoas em mais situações poderão consumir seu conteúdo. Mas como não existe milagre, não ache que publicar uma versão narrada dos seus textos irá multiplicar os acessos ao seu blog ou site. Essa é uma estratégia complementar com ótimo custo benefício, como você verá a seguir. Outras estratégias continuam sendo necessárias e interessantes para se implantar paralelamente.

Como aplicar a estratégia de textos em áudio em 10 minutos

Agora vamos colocar a mão na massa e explorar como é simples e rápido o processo de dar voz aos seus textos para aumentar o engajamento do seu conteúdo. Confira!

Escolha uma plataforma de áudio

Nós recomendamos escolher uma plataforma de áudio para guardar e distribuir seu conteúdo. A própria plataforma se encarrega de ter espaço para seus arquivos de áudio e entregá-los através de um serviço estável de streaming ou download.

A plataforma que usamos é a do Vooozer, pois ela é especificamente desenvolvida para blogs e sites de conteúdo. O serviço é 100% gratuito. Você pode acompanhar estatísticas valiosas de quanto seu público está consumindo seu conteúdo e todos os meses surgem funcionalidades novas. Inclusive, existe um marketplace integrado na plataforma. Nele, é possível encomendar narrações amadoras e profissionais.

Solte a voz

Neste ponto não vale ter medo nem vergonha. O ser humano se comunica através da fala há muito mais tempo do que através da escrita. Para te ajudar, no estúdio do Vooozer há um pequeno guia de melhores práticas de narração. Não se preocupe em experimentar narrar o que você colocou entre parênteses, narrar o nome do autor do texto ou não, a data e por aí vai.

Você até pode narrar uma palavra ou outra diferente do que está escrito, para passar mais naturalidade. O importante é ser o mais fiel possível ao texto. Isso para que não existam diferenças de entendimento entre ler ou ouvir o texto.

Para saber se você está apto a narrar posts em áudio, responda ao quiz “Você seria um bom narrador amador?”.

Ilustração de um microfone de narração e diversas ilustrações de retratos de pessoas diferentes ao fundo e os dizeres por cima: quiz, você seria um bom narrador amador?

Publique

Print screen da plataforma Vooozer apresentando um Código Embed usado para o engajamento de blogs

Print screen da plataforma do Vooozer apresentando um Código Embed

No caso do Vooozer, não é preciso instalar nada no seu blog ou site e a publicação das narrações é feita através do código de incorporação: uma única linha de código que você copia e cola no HTML da página do seu texto. Esta própria página em que você está é um exemplo: publicada em WordPress, a única coisa que precisamos fazer é colar o código na edição em “Texto” do post (não na “Visual”).

Alguns cuidados ao se publicar o texto em áudio

Certifique-se de colocar o player no topo do seu texto. Assim, seus visitantes saberão dessa opção logo que carregarem a página. Para gerar mais engajamento, faça uma breve chamada antes ou depois do player. Nela, apresente essa opção cômoda ao seu público. Isso ajuda a evitar que uma pessoa confunda o player com um banner ou propaganda. Muitos blogs têm inserido publicidade entre um parágrafo e outro de seus textos. Esse convite ajuda nesse sentido.

Quer envolver seu público ainda mais e receber feedbacks qualitativos? Peça que eles comentem sobre a experiência de escutar seus conteúdos.

Acompanhe os resultados

Na plataforma do Vooozer, por exemplo, você consegue ver quantas Reproduções e  Reproduções Completas (quando a narração é reproduzida até o fim) cada conteúdo seu teve. Ao cruzar esses dados com dados de sistemas como o Google Analytics, você também consegue descobrir qual porcentagem das visitas únicas a um texto resultaram em um consumo do conteúdo em áudio. O que pode ser um indicativo do quanto o texto em áudio está ganhando relevância com seu público.

Cases de sucesso

Como vimos nos dados da pesquisa, a maioria das pessoas não tem tempo para ler tudo que gostariam na internet e isso afeta também grandes blogs e sites. Justamente por isso que referências no mercado de blog já estão oferecendo textos junto com uma versão em áudio, conforme podemos ver nestes exemplos no blog da Resultados Digitais e no da Rock Content.

Além de blogs, grandes site como o Catraca Livre e o Papo de Homem também já possuem posts em áudio.

Em posts da Resultados Digitais, houve engajamento com a versão em áudio em 15% das visitas e consumo completo da narração em 5% das visitas. No caso da Rock Content, em um único post a versão em áudio engajou 2.000 reproduções em apenas 3 meses. Em outro texto, o Tempo Médio de Permanência na Página aumentou em 16% após ser incluída a versão em áudio no post.

Rotina e conclusão

Da mesma maneira que revisar um texto de acordo com as melhores práticas de SEO já virou rotina na vida de tantos redatores, blogueiros e editores, o texto em áudio está conquistando cada vez mais o seu espaço. Um dos principais motivos disso é o seu custo benefício:

  • Digamos que se demora pelo menos 2 horas para se escrever 500 a 700 palavras
  • Uma vez que o texto está pronto, com um pouco de prática, narra-se 500 a 700 palavras em menos de 10 minutos
  • Depois é só enviar para a plataforma da sua escolha e publicar junto ao seu texto

Não perca tempo e experimente aumentar o engajamento dos seus textos agora mesmo. Cadastre-se e conte-nos sua experiência nos comentários.

As mais de 70% de pessoas que não conseguem ler tudo que gostariam na internet agradecem.

CEO e cofundador do Vooozer, é apaixonado por ideias, tecnologia, games, cervejas e pela Tuti. Sonha acordado e dormindo com essas coisas e vira e mexe tira algo do papel, esse texto é um exemplo.

Deixe uma resposta