Assuntos para blogs: conheça as principais tendências!

Ilustração de uma tela de navegador de internet com imagens de assuntos para blogs
Compartilhar:

Os blogs se tornaram uma ótima fonte de informação. As pessoas acompanham diariamente as postagens em busca de conhecimento e novidades, mantendo-se sempre atualizadas. Porém, seja um blog empresarial ou pessoal, o redator deve estar atento às principais tendências de assuntos para blogs, usando as informações que estão em alta para manter um bom engajamento do público.

Sabe o que é mais prático do que ler? Ouvir! Aperte o play acima e experimente escutar este artigo ao invés de ler. Eu, o próprio autor, fiz a narração para lhe oferecer essa comodidade.

No post de hoje vamos mostrar as principais tendências de temas. Confira!

Como descobrir as tendências de assuntos para blogs?

Pode ser um blog pessoal ou empresarial. Mesmo que ele não seja voltado aos assuntos mais tratados na atualidade, saiba que há como aplicar esses temas no seu blog. Você deve analisar como seus seguidores podem se interessar pelos assuntos.

Mas, antes disso, é preciso conhecer quais são os assuntos em alta. Para isso, uma boa dica é utilizar o Google Trends. Essa ferramenta usa as buscas no Google para criar um ranqueamento de pesquisas. Assim, ela mostra os temas mais procurados em tempo real.

Quais são as principais tendências de assuntos?

Agora, vamos mostrar os principais temas a serem ser abordados nos blogs.

1. Realidade virtual

Com o avanço da tecnologia e o lançamento de dispositivos que simulam o universo 3D, a realidade virtual já chegou.

Os óculos VR — Virtual Reality — já são acessíveis no mercado e permitem experimentar um universo de sensações. Com eles, é possível “visitar” Veneza, Paris, Londres ou onde quiser. É possível sentir os arrepios de andar em uma montanha-russa, mesmo estando no conforto do sofá.

O ramo de entretenimento está tratando essa tecnologia com muito carinho e a promessa é que muitas novidades estão por vir.

Você pode falar de como a realidade virtual pode se relacionar aos temas e assuntos que você costuma cobrir. Por exemplo, se você escreve sobre turismo, aproveite para falar como os óculos VR podem impactar essa indústria.

2. A invasão dos chatbots

O SAC 2.0 já não é novidade. Atender os clientes onde eles estão passou a ser obrigação de quem busca se consolidar no mercado.

Hoje, uma nova experiência está nascendo: os chatbots. Essa tecnologia consiste em robôs com o intuito de tirar as dúvidas das pessoas. Mas não pense que é mais um daqueles atendimentos engessados.

Os robôs em questão possuem inteligência artificial e prometem nos ajudar bastante. Ainda há muito para descobrir sobre essa tecnologia. Mas para se destacar, você pode ir além: experimentar opções desse serviço e contar aos seus leitores sobre as suas impressões.

3. A internet das coisas

Esse é outro tema de tecnologia. Os eletrodomésticos estão ganhando cada vez mais funções e interatividade. O acesso da internet tem se tornado mais fácil e, aplicando aos equipamentos, eles poderão se comunicar entre si, desempenhando funções complexas.

Geladeiras, óculos, elevadores e carros são exemplos que já recebem o acesso à internet e abrem suas possibilidades de aplicação. Ao tratar desse tema, é possível fazer paralelos com praticamente qualquer assunto que você costume abordar em seu blog, pois a internet das coisas instiga a imaginação.

4. Faça você mesmo – DIY

A sigla DIY — Do It Yourself — ou, faça você mesmo, representa uma grande tendência. As pessoas estão buscando soluções sozinhas. A tecnologia de impressão 3D, que vem crescendo no mundo todo, é um belo exemplo.

Por meio dela, pode-se imprimir peças decorativas, objetos de utilização doméstica ou até itens de reposição. A ideia central é evidenciar a capacidade individual de desenvolver soluções. Nesse sentido, pense no tema principal do seu blog e como seus seguidores podem solucionar problemas. Indicando as possibilidades, você gerará mais tráfego no seu blog.

Com a facilidade de acesso a vídeos tutorais na internet, é cada vez mais comum e fácil aprendermos a construir ou consertar coisas do conforto de casa. Eu mesmo troquei a bateria de um iPhone sozinho com a ajuda de um tutorial completo que achei na internet.

5. Vida saudável

Uma grande preocupação das pessoas tem sido com a qualidade de vida. O público busca alimentação saudável, práticas de exercícios regulares, tudo isso para viver bem consigo mesmo e com o ambiente.

Esse é um tema que está sendo muito abordado pelos blogs, mostrando hábitos interessantes, e você não pode deixar esse assunto de lado.

Para se destacar e gerar apelo ao seu público, busque abordar o assunto com uma linguagem e exemplos com os quais seus leitores se conectem. Práticas que você imagina que eles realmente podem adotar em suas rotinas.

Insira as principais tendências no seu blog

A criação de um blog é muito importante. Um blog pessoal pode orientar, mostrar novidades e entreter o público, criando até um influenciador digital. Já um blog empresarial é ótimo para a estratégia de marketing digital, passando conhecimento aos clientes, que buscam mais conhecimentos a cada dia.

Para ter sucesso, é recomendado estar atento às tendências de assuntos para blogs e aplicá-los ao seu conteúdo. Mesmo que o foco do trabalho seja diferente, tente alinhar, de forma natural, os temas que estão em alta. Utilize a ferramenta que indicamos para descobrir quais serão os tópicos mais buscados.

Agora que já leu sobre as tendências de assuntos para blogs, conheça as vantagens para a leitura em plataformas de áudio.

CEO e cofundador do Vooozer, é apaixonado por ideias, tecnologia, games, cervejas e pela Tuti. Sonha acordado e dormindo com essas coisas e vira e mexe tira algo do papel, esse texto é um exemplo.

Deixe uma resposta