Assuntos em alta: como usá-los em seu blog

Ilustração de diversas caixas de texto de diferentes tamanhos com uma régua para referência ao lado. Uma das caixas de texto é muito maior que as demais.

Já falamos aqui no blog sobre assuntos para blogs – as principais tendências para 2017 – e como validar os tópicos do seu conteúdo. Agora vamos falar especificamente sobre como explorar assuntos em alta no seu blog. Essa é uma boa estratégia para atrair tráfego para o seu blog, mas precisa de alguns cuidados específicos para o tiro não ser no pé.

Ouça esse conteúdo ao invés de ler! Clique no play abaixo!

Por isso mesmo selecionamos algumas dicas para te ajudar. A maioria delas nós aprendemos acompanhando o trabalho de blogs de renome como o da Resultados Digitais e o da Rock Content. Sem mais delongas, vamos às dicas!

Você não precisa ser o primeiro para ser relevante

Muita gente pode pensar que é preciso ser o primeiro a falar do assunto para ser relevante, mas isso não é verdade. O leitor que valoriza um bom conteúdo percebe quando um texto é “vazio”, por assim dizer. Sendo assim, ao se abordar assuntos em alta, a qualidade continua sendo algo necessário.

Não se preocupe tanto em ser o primeiro ou um dos primeiros a abordar um assunto, até porque isso é tarefa quase impossível em muitos casos. Isso é válido principalmente quando falamos de lançamentos de grandes empresas que informam os principais veículos digitais com antecedência.

Trabalhe para gerar um conteúdo que seja relevante e informativo para o seu público. Mas claro, atente-se ao pico de alta do assunto em questão. Você pode fazer isso com a ajuda do Google Trends.

“Quem disse” afeta a credibilidade do conteúdo

Credibilidade é algo difícil de se conquistar e, ao mesmo tempo, é algo de grande valor para blogs. Por isso mesmo que “quem disse” irá afetar como o leitor encara o seu conteúdo. Obviamente você precisa citar as fontes do assunto que está abordando e isso se torna ainda mais importante quando você quer melhorar sua credibilidade.

Ou seja, trabalhar com fontes confiáveis e citá-las quando você aborda assuntos em alta terá um duplo efeito positivo: você melhora a percepção de qualidade que o leitor tem sobre o seu conteúdo e ainda aumenta a credibilidade do seu próprio blog.

Isso fica bem claro quando imaginamos um leitor pensando “que legal, o blog X está sempre antenado em novidades do mercado”.

Mas como eu me destaco se está “todo mundo” falando do assunto?

Se você vai abordar assuntos em alta, naturalmente muitos veículos e pessoas já estão falando sobre o tema. Ainda assim, é possível e necessário se diferenciar para gerar valor ao seu leitor. Além de se preocupar com qualidade e credibilidade, temos duas dicas que podem te ajudar a realmente se destacar.

1. Senso crítico, opinião própria e aquela comentada básica

Para gerar mais valor aos seus leitores, você pode usar o seu senso crítico para formar uma opinião sobre o assunto que está abordando ou comentar sobre ele. Isso é mais difícil de se fazer quando você não domina o tema. Mas ainda é possível se você encontrar alguma relação com alguma área que seja do seu domínio.

Ao opinar, fazer comentários ou dar exemplos práticos, você oferece aos seus leitores algo que eles não encontrarão em qualquer lugar. Eles podem valorizar mais sua opinião quando ela é bem embasada, o que irá gerar mais credibilidade ao seu blog.

No caso de exemplos ou comentários, isso pode ajudar seu público a entender melhor o assunto e suas implicações. Principalmente se for um tópico mais complexo.

2. Mas o que muda na vida do seu público?

Pegando um gancho nas implicações do tópico abordado, você pode explorar ideias relacionadas ou discutir aplicações práticas. Por exemplo, digamos que você vá fazer um post sobre uma nova funcionalidade do Facebook Ads.

Explorar ideias relacionadas: pode ser interessante falar sobre ideias de funcionalidades para outras plataforma concorrentes, comparar a novidade com funcionalidades já oferecidas por plataformas concorrentes ou fazer paralelos com outros mercados, como a mídia offline, no caso.

Discutir aplicações práticas: outro caminho que pode gerar valor para o seu leitor é citar como tal funcionalidade vai ajudar, ou quem sabe limitar as ações de quem usa tal plataforma, dar dicas do que pode ser feito com tal novidade ou como você imagina que isso poderá impactar o mercado e projetos de marketing digital.

 

Assuntos em alta ganham e perdem relevância o tempo todo. Alguns têm 15 minutos de fama, enquanto outros apenas 10 ou 5, por assim dizer. Ainda que muita gente esteja falando sobre a mesma coisa, esperamos que tenha ficado claro como relevância do conteúdo, qualidade, credibilidade, opinião própria e exemplos podem te ajudar a se destacar e explorar melhorar essa estratégia.

Para ficar por dentro dessa e outras dicas que aprendemos constantemente, assine nossa newsletter semanal com as novidades do blog!

COO e cofundador do Vooozer, Mateus é o engenheiro mais de humanas que ele conhece. Apaixonado por mochilões e tecnologia, torce para que tenha wi-fi no hostel. Viaja para se encontrar, se perder, descobrir, inventar e vice-versa.

Deixe uma resposta