Aprenda o que é Storytelling e como utilizar essa técnica no seu blog

Ilustração de uma pessoa sentada no chão e escrevendo em uma máquina de escrever
Compartilhar:

Ter uma boa estratégia de comunicação e marketing é tão importante quanto ter um produto de qualidade. Existem diversas técnicas disponíveis nessa área para garantir a melhor eficácia na entrega da mensagem da empresa.

Que tal escutar o artigo na íntegra ao invés de ler? É só apertar o play abaixo:

Contar histórias é uma das mais eficientes, prática conhecida como storytelling. Selecionamos algumas informações importantes sobre o que é storytelling e como você pode usar essa técnica no seu plano de marketing digital. Veja só!

O que é storytelling?

Assim como outras metodologias da comunicação e do marketing, o storytelling foi batizado por um termo em inglês, que significa contar histórias ou desenvolver uma narrativa. Portanto, podemos afirmar que a metodologia consiste na arte de comunicar uma ideia, um evento ou uma mensagem ao contar uma história.

Isso pode ser feito através de palavras, imagens, sons ou qualquer outro recurso de comunicação compreendido pelo receptor da mensagem. A intenção com a história é que o emissor — ou seja, a empresa — possa se conectar de uma forma mais direta e eficiente com sua audiência.

Por que ele é importante para o marketing digital?

É possível que neste momento você esteja pensando: “Ok, contar histórias pode até fazer sentido em uma estratégia de marketing, mas por que eu devo fazer isso na minha empresa?”. A resposta é simples: porque as pessoas têm uma tendência maior de memorizar histórias em vez de números!

O cérebro humano armazena melhor histórias do que dados. Pense bem: quando foi a última vez que você guardou uma mensagem transmitida em uma palestra, por exemplo? Muito provavelmente não foi uma informação baseada em números ou dados, mas uma história contada pelo palestrante para ilustrar o conteúdo que estava sendo transmitido.

A arte de contar histórias ativa as áreas do cérebro associadas à visão, ao gosto, ao som e ao movimento. O storytelling é, portanto, eficiente para uma estratégia de marketing, pois são essas as áreas que têm o poder de influenciar a decisão do consumidor por um produto em detrimento de outro. Mesmo que os dois tenham a capacidade de solucionar o problema.

Por exemplo: se você tem problemas para educar um cão ou gato recém-adotado, é fato que você vai buscar uma solução na internet. Nesse contexto, há uma probabilidade muito maior de você se identificar mais com a história de alguém que tenha o mesmo problema do que com uma penca de números e dados sobre o tema.

Essa diferença se explica pela abordagem das duas formas de comunicar a mesma coisa. Pensando em uma campanha de marketing, enquanto de um lado os números chamam sua atenção para o contexto da empresa, é a história que humaniza aquele produto ou serviço, aproximando muito mais a marca do consumidor.

Como utilizar a técnica no seu blog?

Entender o que é storytelling é muito importante para uma estratégia eficiente de comunicação, pois essa é uma metodologia que pode ser aplicada em diversas áreas. No contexto do marketing digital, é na produção de conteúdo que ela mais se mostra como uma boa alternativa.

Se estamos falando de produção de conteúdo, é evidente que nosso foco central será na manutenção do blog da sua empresa. Mesmo porque, será ele o responsável pela aquisição de uma parte do tráfego oriundo das cerca de 700 mil buscas que ocorrem a cada minuto no Google. Para auxiliar você nessa jornada, separamos abaixo 5 dicas de eficácia comprovada. Confira!

1. Conheça sua audiência

Com certeza você já ouviu falar sobre isso em outros artigos que dão dicas de marketing digital. Esse é um fato quase óbvio. Afinal de contas, como você vai conseguir gerar uma mensagem eficiente sem conhecer a audiência para quem ela se destina?

Conhecer o público-alvo, no entanto, vai além das informações básicas, como gênero, idade, cidade, entre outros. É preciso também entender os hábitos de consumo, os gostos e as preferências das pessoas.

Inclua nessa história também a compreensão dos problemas enfrentados por essas pessoas e como sua empresa pode ser útil para elas. Apenas com esse entendimento será possível que você crie histórias que estejam alinhadas com os interesses dessas pessoas.

2. Crie títulos atraentes

Nenhuma história será conhecida se você não conseguir prender a atenção da pessoa ao longo do texto. O primeiro passo para atingir esse objetivo é se esforçar para criar títulos criativos que chamem mais atenção do usuário. Assim, há uma chance maior dele acessar a sua história e se manter engajado por mais tempo com o conteúdo.

3. Seja único e autêntico

Não há melhor forma de fortalecer uma marca na internet que não seja criando conteúdo. No entanto, é importante lembrar que, para ser eficaz nesse objetivo, o conteúdo precisa ter valor e ser único. É isso que vai garantir ao consumidor que você não está tentando enganá-lo com aquela história.

Muita gente sabe o que é storytelling mas não têm os cuidados necessários ao aplicá-lo. É preciso ser autêntico na sua estratégia de storytelling. Uma história contada de forma honesta sob o ponto de vista de quem a viveu tem uma percepção muito melhor pelo leitor. Quando são fornecidas informações falsas, a experiência do usuário fica comprometida e não há geração de valor, conexão e empatia.

4. Use dados para embasar a história

É fato: o cérebro humano tem uma facilidade muito maior de reter histórias em detrimento de dados. Mas isso não quer dizer, entretanto, que você não pode unir os dois para tornar sua narrativa ainda mais convincente. Acredite ou não, histórias baseadas em números têm maior capacidade de gerar confiança no consumidor.

5. Tenha um objetivo mensurável

Por fim, é importante mencionar uma dica que vale para qualquer estratégia de marketing digital: toda ação precisa de uma meta clara que pretende ser atingida. Se ela não puder ser mensurada, não faz sentido que seja considerada como meta.

Quando pensar no objetivo que deseja atingir com as ações baseadas no storytelling, tenha em mente que é preciso definir as métricas que serão usadas para mensurar a eficácia da iniciativa. Assim você será capaz de entender se as histórias publicadas estão auxiliando na geração de leads e em melhores resultados para o negócio.

A comunicação é uma área em constante evolução. Para ter sucesso com as ações de marketing é fundamental compreender cada nova metodologia ou cada nova aplicação de métodos já existentes. Somos todos contadores de histórias, e você, junto da sua equipe, será capaz de gerar narrativas incríveis e altamente persuasivas. Entender o que é storytelling é apenas o primeiro passo dessa jornada.

Para ficar por dentro de mais conteúdos relevantes como este e aprender mais sobre o poder das boas histórias, curta a nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta