3 tipos de conteúdos essenciais para o seu blog!

Dicas para o conteúdo do seu blog

Que tal ESCUTAR este conteúdo ao invés de ler? Aperte o play acima e sinta a comodidade.

Seu conteúdo ajudar você a ficar entre os primeiros lugares no ranking de pesquisa dos maiores sites de busca e ter engajamento com seu público são questões importantíssimas, mas isso todos nós já sabemos. Porém, quais as estratégias mais adequadas para alcançar esse resultado? Quais conteúdos são mais buscados pelos seus leitores em potencial?

Para acabar com essas dúvidas, vamos explicar para você como identificar essas necessidades e como alcançar seu público da maneira correta. Confira!

1. Storytelling

Quando éramos crianças, o que nossos pais nos contavam na hora de dormir? Histórias. Elas fazem parte de nossas vidas desde então, seja para entreter, relatar fatos ou até mesmo para vender. Por isso, usar o storytelling em blogs é uma importante estratégia para a atração de leitores.

Por meio dele, é possível contar histórias fascinantes sobre sua história, produtos e serviços, fazer conexões, emocionar e criar uma relação positiva entre a sua mensagem e as pessoas — pense em quantos comerciais de TV você se lembra até hoje.

E embora o vídeo tenha sido o mais usado na hora de criar laços com seu público, não há um formato definitivo que atenderá a todos. É preciso entender qual tipo de conteúdo se comunica melhor com o seu público e aplicar aí o storytelling. E-mail, conteúdos em áudio, textos, revistas, e-books… Todos podem ser adequados com a linguagem certa e as informações que os seus visitantes buscam.

2. Conteúdo de Posts educativos

No caso de empresas, o Inbound Marketing nos ensinou que qualquer informação relevante sobre qualquer tipo de assunto é importante. Como o blog post é um dos formatos mais acessíveis para a maioria delas e, consequentemente, mais consumido por grande parte dos leitores, ele dominou o mercado.

Porém, o que muitas dessas empresas e blogs não sabem é que as pessoas se interessam bastante por conteúdos didáticos, sobre assuntos que são relevantes para elas.

Isso significa que os textos educativos sobre os interesses do seu público não podem ficar de fora do seu calendário de publicação. E, claro, construídos de forma que sejam atraentes e fáceis de ler — nada de conteúdos técnicos demais.

Vamos supor que seu blog aborda o tema viagens. Você sabe sobre quais assuntos esses textos educativos devem tratar? Pode-se criar conteúdos sobre curiosidades e cuidados ao viajar, por exemplo. Assim, você conseguirá alcançar o seu público-alvo e educá-los sobre assuntos que envolvem o tema abordado.

Segundo pesquisa realizada pela Moz, o tamanho ideal de um blog post, em 2016, é de 2.500 caracteres. Tente ficar dentro dessa recomendação e você já ganhará um ponto no conceito dos seus leitores. A escrita adequada e conteúdo relevante fortalecerão ainda mais essa relação.

3. E-books

O seu blog já tem conteúdos de storytelling e posts educativos? Então, não deixe passar em branco um dos formatos mais importantes para que ele tenha sucesso: os e-books. Os livros digitais são, normalmente, bem menores do que os impressos e têm a intenção de informar e atrair o visitante com um assunto específico.

No caso de uma empresa fazendo Inbound Marketing, por exemplo, imagine que ela venda filtros de água. Seus clientes, provavelmente, querem saber mais sobre como o processo de retirada de impurezas melhora a qualidade da água que estão consumindo. Por que não produzir e disponibilizar um material sobre isso para chamar a atenção dos potenciais clientes?

Já para um blog sobre comportamento, imagine que o tema central seja saúde. Seus leitores estão em busca de uma vida mais saudável e querem saber como podem construir uma rotina saudável em suas vidas. Que tal produzir e disponibilizar um material com dicas práticas sobre o assunto?

É exatamente este o papel do e-book: atrair leads ou inscritos na sua newsletter e gerar credibilidade para seu blog por meio de conteúdo rico, que também pode ser em áudio — conhecidos como audiobook. Além disso, você pode fazer uma coletânea de melhores posts e que tenham assuntos em comum para criar um e-book com informações relevantes e úteis para o seu público-alvo.

E aí, gostou dos tipos de conteúdo que mostramos no post acima? Já utiliza algum deles? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais dicas e novidades que saem aqui no blog!

COO e cofundador do Vooozer, Mateus é o engenheiro mais de humanas que ele conhece. Apaixonado por mochilões e tecnologia, torce para que tenha wi-fi no hostel. Viaja para se encontrar, se perder, descobrir, inventar e vice-versa.

Deixe uma resposta